duartepedro Escreveu:eu so tenho um pouco de medo e depois de não arranjar emprego na area. pq ca em portugal o campo das artes nao e la mt flexivel.
e como e a vida artistica e cultural em coimbra? ha mts casas de espectaculos de danca e teatro, galerias, concertos, mostras de fotografias e assim? (e q eu tb nao sou de coimbra)
O problema maior que existe é a falta de confiança das pessoas.
É verdade que o campo das artes não é bom em Coimbra e muito menos no país,mas é verdade também que é pouca a confiança das pessoas nas artes de cada cidade. Simplesmente não ligam ao que existe, porque são amadores que estão por trás. Como são amadores,não participam,não contribuem,queixam-se que não há publicidade,mas existe é uma questão de se estar atento.
Há o TAGV (Teatro académico Gil Vicente). Lá existem vários espectáculos de dança,teatro,música,festivais de cinema,exposições de fotografia,etc.
Há o CAV(centro de artes visuais). Lá também se fazem exposições de fotografias.
Há o Teatro Cerca de São Bernardo, ou A Escola da Noite. Lá também pode existir exposições de fotografia e na sua maioria espectáculos de teatro. E aproveito para dizer que A escola da noite é a responsável pela cadeira de Oficina de Artes III,do 3º ano,portanto as nossas aulas de oficina nesse ano são teórico-praticas.
http://www.aescoladanoite.pt/
Há também Centro Cultural Dom Dinis. Nesse centro pode-se fazer de tudo. É um espaço não só nocturno,como também funciona de sala de estudo,espaço para espectáculos,exposições,aulas de música, etc.
Existem também vários colóquios ao longo do ano na área das artes, o curso todos os anos organiza o Manifesto das Artes, que é uma semana dedicada ao curso e às artes, com várias iniciativas.
Há Também o CITAC (Círculo de Inicação Teatral da Academia de Coimbra) em que podemos nos iniciar no teatro e existem inclusive apresentações de teatro. Penso que todos os anos eles fazem cursos para isso.
Há o TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra)
http://www.teuc.pt/
Depois tens tunas que podes entrar,aprender um instrumento e participar dos festivais.
Eu penso que existem várias coisas em Coimbra. Muitas não estão 100% acessíveis, outras as pessoas não ligam, enfim..por aí vai.
Tens aulas abertas de oficina de artes,de música,de cinema, etc.
Há na Associação académica, o CEC(centro de estudos cinematográficos), tens agora a secção de fotografia também...
Como digo...é só uma questão de buscar a informação.