E tive hoje a minha estreia com a braçadeira de treinador numa competição oficial. O treinador dos Escolas-B não teve possibilidade de comparecer no jogo devido a outros compromissos e orientei eu a equipa dele (como ocasionalmente a minha equipa faz jogos de treino com os Escolas-B e eu costumo acompanhá-los nos jogos, conheço mais ou menos o plantel deles).
Perdemos 4-1, mas fiquei bastante orgulhoso dos jogadores. O adversário (Tabuense) é a melhor equipa da série, é o actual líder e, como já tinha indicado no post anterior, na semana passada foi ao terreno do Góis ganhar 9-0 (o Góis ganhou 3-1 ao Adémia-B na primeira jornada). O plantel deles é constituído por jogadores na sua maioria com 9 e 10 anos, enquanto a idade média dos meus andava pelos 8, o que causa bastantes diferenças de estatura e físico. Antevia-se uma partida difícil ("menos de 10 é bom resultado", como alguém me disse).
O Adémia-B entrou bem no jogo, a pressionar o adversário, embora alguns jogadores tenham demorado um pouco a acertar os seus lugares (eu fiz umas alterações na estratégia habitual). Após um início equilibrado (e com o árbitro a roubar-nos pelo meio

), conseguimos inaugurar o marcador por volta dos 10/15 minutos. O Tabuense pressionou mais e fomos aguentando, até que eles empataram numa jogada com alguma sorte. Pouco depois, numa desatenção que certamente não deverá voltar a cometer, o nosso guarda-redes agarra a bola com a mão após passe de um defesa. Livre indirecto a 2 metros da linha de golo... e sofremos o 2-1. Logo a seguir, o nosso guarda-redes redimiu-se com uma defesa espectacular. A equipa continuou motivada e por pouco não empatámos antes do intervalo, com o nosso avançado a acertar em cheio na trave num remate após rápida jogada de contra-ataque.
O intervalo chegou com o Tabuense encostado à sua defesa, a tentar aguentar o resultado, e assim continuaram durante a maioria da segunda parte. Tivemos várias oportunidades, mas o guarda-redes deles fez uma exibição fantástica e foi defendendo tudo o que surgia. A minha equipa também esteve muito certa, com o Tabuense a conseguir fazer o primeiro remate desta segunda metade só aos 15 minutos de jogo. Infelizmente, no segundo remate deles, o nosso guarda-redes teve uma falha numa bola alta aparentemente fácil e sofremos o 3-1. A equipa aqui quebrou um pouco (apesar dos meus berros motivacionais

) e acabámos por sofrer o 4-1 já perto do apito final. Para a estatística ficam apenas 3 remates do Tabuense em toda a segunda parte (dois dos quais deram em golo) contra 8 remates nossos (2 para fora e 6 parados pelo guarda-redes adversário).
Considerando o valor do adversário e o facto de os jogadores que orientei estarem no seu ano de estreia (alguns são apenas uns meses mais velhos que os jogadores que oriento nos bambis), foi um jogo fantástico. O resultado é enganador, já que foi uma partida muito equilibrada e merecíamos pelo menos um empate, mas o futebol é assim... em todo o caso, fiquei bastante satisfeito com a minha equipa. Apesar de todas as diferenças, enfrentaram um dos candidatos ao título de igual para igual e fizeram-nos transpirar para obter a vitória. Foi um óptimo jogo para eles e, pessoalmente, uma estreia de que gostei bastante (mesmo tendo sido apenas o "treinador substituto"

).