Crise economica

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Crise economica

Mensagem por Megane »

Eu nao quero vir para aqui discutir politica, nem nada que se pareça, nem sei se este tipo de topicos e valido....
Mas serei eu o unico a pensar assim?Sera que ninguem ve que ao falar na crise, sempre crise, sempre crise, sempre crise em todo o lado so faz com que as pessoas pensem mais e mais na crise?
Nao e por nada mas na decada de 30 do seculo passado a crise, a grande crise começou...quando alguem se lembrou de dizer "eh pa qualquer dia vai haver aí uma crise...".
Antes viviamos numa sociedade consumista e as coisas funcionavam...porque e que em vez de se falar em crise nao se faz um incentivo ao consumo? Dinheiro gera dinheiro, e quanto mais se comprar mais empregos se criam! Estou errado?
Eh pa nao tenho pretensoes de ser um economista...mas acho que isto e de caras....

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Olha sinceramente e falando por mim,eu raramente tenho dinheiro.
Posso dizer que de facto vivo uma crise há anos,poupo moedinhas a todo o custo e faço orçamentos mensais do que ganho e do que gasto,sendo tudo contabilizado...
Mas olhando para a sociedade o que vejo é:

-Pessoas a contrair dividas para comprar coisas que não são úteis (tipo uma TV em cada parte da casa..na minha opinião basta uma TV)
-Pessoas que usam o crédito como fonte de dinheiro e depois não sabem aonde vão arranjar dinheiro
-Pessoas que não são precavidas...é necessário poupar sempre qualquer coisa para uma eventual emergência e as pessoas não fazem isso...
-Pessoas que não precisam de bolsa de estudo,mas para ter já arranjam uma crise na vida

E outras coisas...
Já hoje no autocarro os velhinhos a dizer que o país não ia melhorar em 2009,segundo o presidente da republica e que estavam preocupados,pois não iam ter reformas/pensões, etc etc...
Ora para esses "grandes" não há crise,para quem usa créditos como quem come pastilhas,não há crise,para quem contrai dividas também não há crise.
Se usássemos melhor o nosso dinheiro e fôssemos poupados,as coisas seriam melhores.
Sei bem que os preços tão a aumentar,que o poder de compra diminuiu,etc,mas ainda é possível viver.
Eu acho é uma grande hipocrisia dizer que é crise,quando se vai a ver os centros comerciais continuam cheios,as dívidas aumentam e o créditos continuam a existir.

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

A crise existe...nao e uma ficção, nao existe e para todos, as vendas de uma marca de automoveis premium a um ano ou dois aumentou em 50%. E sim quem devia dar o exemplo nao da....e uma verdade, se as reformas e os ordenados dos deputados fossem menores...ou inexistentes, nao era por ai que vinha mal ao mundo, porque o meu pai trabalha desde os 12 anos e ainda nao ta reformado, e aqueles senhores fazem meia duzia de anos la e ficam com uma reforma superior a muitos ordenados por ai.....
Mas a questao na qual me baseio para as minhas afirmaçoes anteriores, e que se toda a gente cortar nas compras, comprar menos um par de sapatos, determinada fabrica fecha porque nao vende, depois os trabalhadores ficam sem puder de compra e vao deixar de comprar outras cenas, e assim num ciclo vicioso as fabricas fecham....
Outra cena espectacular e a carga fiscal dos combustiveis.....em 20 euros de combustivel 15 sao pa impostos...nao faz sentido...quanto mais caro for menos se gasta...alguem abre a pestana aos governantes?

Mas pronto e este o nosso maravilhoso país....

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

só um aparte já não temos ninguém competente a ganhar o que ganham imaginem se ainda menos ganhassem..
a questão é que ninguém competente em portugal se quer ir chatear para o governo, pois ganham muito melhor cá fora...
assim estamos como estamos.

continuo a dizer que estamos como estamos não é apenas pelos ordenados dos deputados e afins, agora moralmente já muda a conversa.

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

Eu por bem menos que aquilo que eles ganham tambem dormia na assembleia....

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Crise economica :?: Não vejo nada disso, se houvesse crise, as pessoas fazia esta vida casa, trabalho, trabalho, casa. Portugal é um país com 10milhões de habitantes e nas compras de natal gastaram os portugueses 5milhões de euros, onde está a crise :?: Continuam a comprar carros de luxo, fins de anos em locais luxuosos, os restaurantes mais caros estão cheios todos os dias.

Duas coisas que nunca deviam existir cartões de crédito e crédito habitação. As casas na minha opinião deviam ser todas arrendadas.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Realeza Escreveu:Crise economica :?: Não vejo nada disso, se houvesse crise, as pessoas fazia esta vida casa, trabalho, trabalho, casa. Portugal é um país com 10milhões de habitantes e nas compras de natal gastaram os portugueses 5milhões de euros, onde está a crise :?: Continuam a comprar carros de luxo, fins de anos em locais luxuosos, os restaurantes mais caros estão cheios todos os dias.

Duas coisas que nunca deviam existir cartões de crédito e crédito habitação. As casas na minha opinião deviam ser todas arrendadas.
então quem tinha as casas para arrendar apenas os grandes senhores como na época medieval?
não pensas que muito do arrendamento tem por trás um credito que depois é posto a render com um arrendamento, etc?
os cartões de credito devem existir, etc, as pessoas é que têm de se saber orientar, é simples; e claro existirem normas de protecção ao consumidor convenientes.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Realeza Escreveu:Crise economica :?: Não vejo nada disso, se houvesse crise, as pessoas fazia esta vida casa, trabalho, trabalho, casa. Portugal é um país com 10milhões de habitantes e nas compras de natal gastaram os portugueses 5milhões de euros, onde está a crise :?: Continuam a comprar carros de luxo, fins de anos em locais luxuosos, os restaurantes mais caros estão cheios todos os dias.

Quem tem dinheiro tem sempre, haja crise ou não, essas pessoas têm sempre dinheiro para gastar.
Quanto aos cartões, há que saber utilizá-los ou então nem o ter!

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Apesar da crise ás vezes parece que estamos num país rico.
Os portugueses continuam a gastar imenso dinheiro e gastam, muitas vezes, acima das suas posses, usando e abusando do cartão de crédito. Basta ver que na passagem de ano grande parte dos hoteis da Serra da Estrela e Funchal ficaram completamente lotados e não foi só com turistas internacionais. Os portugueses cada vez viajam mais para o estrangeiro. Continuam a fazer férias de verão no Algarve e cada vez mais no Brasil. E muitas outras coisas.

É caso para dizer: "Crise? Qual crise?

Fuzzy
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

O problema é que a crise existe, mas não é para todos. Os bancos apresentam milhoes de lucro e ainda dizem que estão em crise. Não paguem milhoes aos seus directores. A Sonae está em crise? O Amorim está em crise? E por ai fora. Quem se lixa somos sempre nós. O que mais lixa td é q agora todos estes grandes têm uma justificação para despedir a vontade. Epa é a crise, o director fica a receber 3000 mil euros mas o gajo que trabalha mesmo vai para rua, temos de cortar nas despesas, e um ordenado de 450 euros pode por em causa a instituição. Dão-se milhoes aos bancos mas o gajo que tem a loja na baixa abre falencia porque nao tem apoio. A vergonha é que sem os pequenos esses chulos nao eram nada mas são só os pequenos que se estao a lixar.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

A crise existe, e o que existe também é um fosso maior entre ricos e pobres, basicamente estamos a ficar sem classe média, mais uns anitos assim e ficamos como o Brasil à uns anos atrás.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

O problema é que as pessoas se habituaram a viver acima das suas possibilidades, comprando coisas de que não precisam só porque estão na moda, ou "toda a gente tem".
Se observarmos a realidade da vida das pessoas há 20-30 anos atrás, era muito pior do que agora. Na generalidade as pessoas agora vivem muito melhor do que nessa altura, simplesmente em muitos caos não sabem organizar a sua própria vida e estabelecer prioridades.
Claro que existem muitos casos complicados em que as pessoas ficam sem emprego e numa situação dificil, mas a maioria das pessoas que andam para aí a lamentar-se, deviam era olhar primeiro para si próprias e avaliar se de facto fizeram ou fazem a melhor gestão dos seus recursos. Sei de caso de pessoas que quase passam fome, mas estão sempre vestidas com o último "grito da moda". A culpa não é dos cartões de crédito, é de quem não tem cabeça para os usar.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Fuzzy Escreveu: Dão-se milhoes aos bancos mas o gajo que tem a loja na baixa abre falencia porque nao tem apoio.
Esse é que é o problema.
O estado fez o favor de salvar o BPP, que diga-se de passagem é um banco gestor de fortunas.
Porque é que esse banco não seguiu o mesmo caminho do banco Lehman Brothers, nos EUA, que deixaram falir?
O estado dá dinheiro aos bancos por causa da crise, mas deixa falir empresas que põem centenas de pessoas no desemprego.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

http://www.zeitgeistmovie.com/

vejam o fikme. pode ser que ercebam certas coisas :)

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Como tudo na vida mesmo os tempos de crise que se vivem hoje em dia sao vistos como oportunidades de negocio. Nunca se esqueçam que mesmo que mesmo nas grandes miserias existe sempre alguem que ve negocio. Dou uns exemplos.

Gripe das aves----> Fabricaçao de vacinas, aproveitamento das farmaceuticas para venda de produtos de desinfecçao, etc.

11 de Setembro---> Aumento da venda de todos os sistemas de segurança, alarmes, Portas blindadas, etc.

Sera que e dificil de perceber que existirao empresas, pessoas que irao-se aproveitar disto? Muitas empresas encontram agora justificações para despedir trabalhadores, sacar mais dinheiro ao estado, etc.

Não entendo porque e que as pessoas veem o facto de verem as pessoas gastarem dinheiro em compras, casa e ferias. É a vida delas, voces provavelmente nunca irao saber se essa pessoa tem dinheiro pras coisas ou não... Mais uma vez reparo que aqui muita gente continua a interpretar as coisas tal e como ouvem na tv. Neste momento a palavra "crise" tornou-se 1 directiva jornalistica. Quer isto dizer que a equipa de redacçao ao fazer 1 texto em que esteja a aplicar palavras do tipo, mau, decrescimo, pior, falta de dinheiro substituem automaticamente por crise. Dá mais impacto e na actualidade vai ser mais facilmente assimilada pelo publico.

Ja agora nao sei porque e que voces se preocupam com as grandes empresas. Acham que elas querem alguma coisa de voces para alem do vosso capital???

O que nao concordo e com as injecçoes de capital e de fundos por parte do estado nos bancos. Um banco agora pode-se sentir quase impossivel d ir a falencia. Isto e muito mau. Ainda mais devido ao facto de grande parte da culpa e devida ao sistema bancario. Um mundo capitalista sem falencias é a mesma coisa que o ceu sem inferno. Venham negocios chineses prai venha o que vier mas acho errado dar a papinha a tudo o que e empresas e bancos. Tb nao confio no primeiro ministro e na sua equipa para criarem 1 solução. Um primeiro ministro que nao sabe o que é short-selling e acaba por dizer a mesma que e contra isso revela os conhecimentos e a atitude do homem perante estes assuntos.

resta-me a esperança que vira um lento e demorado pacote de soluções vindos do exterior associado juntamente ao aumento de confiança das pessoas.