Autocarros
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RuiSantos
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daniel322
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Não acredito que a diferença em 2011 (próximos censos) seja bem menor.. as cidades não crescem a ritmos tão fortes quanto isso..
se tivermos atenção ao crescimento das cidades desde 1900 até hoje Coimbra cresceu o dobro de Viseu.. só nas ultimas duas décadas os ritmos de crescimento se equivaleram.. se isto fosse um jogo de futurologia eu diria que em 2011 Coimbra terá pouco menos de 119 mil habitantes e Viseu perto dos 55 mil..
Não estou a menosprezar Viseu ou qualquer outra cidade mas apenas a contrariar a ideia muito comum que os conimbricenses têm de rebaixar a cidade onde vivem.. esta continua a ser a mais populosa, com maior pib e, pasmem-se, até tem mais empresas que aveiro.. e por mim dou o off-topic por finalizado..
se tivermos atenção ao crescimento das cidades desde 1900 até hoje Coimbra cresceu o dobro de Viseu.. só nas ultimas duas décadas os ritmos de crescimento se equivaleram.. se isto fosse um jogo de futurologia eu diria que em 2011 Coimbra terá pouco menos de 119 mil habitantes e Viseu perto dos 55 mil..
Não estou a menosprezar Viseu ou qualquer outra cidade mas apenas a contrariar a ideia muito comum que os conimbricenses têm de rebaixar a cidade onde vivem.. esta continua a ser a mais populosa, com maior pib e, pasmem-se, até tem mais empresas que aveiro.. e por mim dou o off-topic por finalizado..
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RuiSantos
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DaniFR
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DaniFR
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Boas noticias.SMTUC esperam servir 28 milhões no próximo ano
29-Dez-2008
Os Transportes Urbanos de Coimbra esperam servir, em 2009, mais de 28 milhões de passageiros, mercê de um aumento da procura de 2,1 por cento, disse ao “Campeão” o administrador-delegado dos Serviços Municipalizados.
Segundo Manuel de Oliveira, o número de passageiros transportados em 2008 está estimado em 27,56 milhões.
O esperado aumento da procura deverá traduzir-se num crescimento de 4,7 por cento da receita de bilheteira (passe social incluído). Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos contam arrecadar 8,57 milhões de euros em 2009 (mais 382.000 euros do que a receita de 8,19 milhões alcançada em 2008).
As Grandes Opções do Plano (GOP) dos Serviços Municipalizados reflectem, na perspectiva do gestor, “a premência de afirmação do transporte colectivo como meio preferencial de mobilidade”.
Ao prometerem uma “oferta de transporte público adequada às necessidades das populações”, os SMTUC visam reforçar o seu estatuto de “alternativa credível ao transporte individual privado”.
Mediante proposta do vereador Gouveia Monteiro (CDU), a Câmara de Coimbra decidiu destinar umas das reuniões de 2009 para adoptar medidas capazes de contribuírem para o reforço da procura dos Transportes Urbanos.
A modernização da frota e a informação ao público em tempo real são duas das medidas previstas nas GOP para 2009.
Além de seis novas viaturas a diesel, os Serviços Municipalizados esperam desfrutar de outro troleicarro, cuja compra deverá ser co-financiada pela Administração Central.
Proceder-se-á, por outro lado, à implementação de um sistema de bilhética, igualmente co-financiado pela Administração Central, e realizar-se-ão estudos para aferir a viabilidade da substituição do gasóleo por fontes de energia mais limpas (gás natural e electricidade, entre outras).
É ainda intenção dos SMTUC reestruturar a rede por forma a readaptar a oferta à procura, racionalizando simultaneamente as carreiras nocturnas de determinadas linhas, as dos fins-de-semana e as dos períodos de baixa utilização.
Outro objectivo a aguardar concretização prende-se com a criação de um título combinado de transporte, denominado passe intermunicipal, utilizável na frota de várias empresas.
A Administração dos Serviços Municipalizados promete dar, em 2009, os primeiros passos no sentido de, em 2010, possuírem um simulador para formação e treino dos motoristas.
À luz da busca de fidelização dos clientes, os Transportes Urbanos têm vindo a servir cada vez mais pessoas munidas de passe social, sendo este título utilizado por quase sete em cada 10 utentes. Assiste-se, ao invés, em termos relativos, à quebra de utilização dos bilhetes pré-comprados.
Contudo, os pré-comprados ainda representam em 2008 mais de metade da receita de bilheteira (50,60 por cento), cabendo ao passe social a fatia de 39,85 por cento. À luz da estrutura de utilização de títulos estimada para 2009, a receita inerente aos pré-comprados ficará abaixo de 49 por cento e a do passe social ascenderá a 41,56 por cento.
Campeão das Províncias
É pena é que o estado continue a esquecer-se de dar algum apoio.
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RuiSantos
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DaniFR
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Pelo menos á parte norte da freguesia já tem autocarros.RuiSantos Escreveu:Só espero que este seja o ano em que a rede SMUTC chega à freguesia de Antanhol...!
Na minha opinião e como situação provisoria, bastava estender a linha 31 até Antanhol. Depois do Iparque concluido colocavam uma nova linha sirva a freguesia e o Iparque.
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corrigam-me se estou errada porque confesso que não percebo muito da coisa. O estado não tem tipo "acções" (nao é este o termo, mas nao encontro um melhor) na STCP ?
Não é por causa disso que financia os transportes de lisboa e do porto? É que caso seja devido a isso, se o estado oferecesse algum tipo de apoio aos SMTUC teria tambem de o fazer em todas as redes de transportes do pais.
Não é por causa disso que financia os transportes de lisboa e do porto? É que caso seja devido a isso, se o estado oferecesse algum tipo de apoio aos SMTUC teria tambem de o fazer em todas as redes de transportes do pais.
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DaniFR
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O que o estado dá á Carris (Lisboa) e STCP (Porto) é apoio á exploração e não tem nada a ver com acções ou qualquer tipo de investimento para gerar dinheiro.
Não é só os SMTUC reclamam o apoio do estado. Cidades como Braga, Aveiro pedem e com razão o mesmo apoio:
Não é só os SMTUC reclamam o apoio do estado. Cidades como Braga, Aveiro pedem e com razão o mesmo apoio:
Se a Carris e a STCP recebem apoio, porque é que as outras empresas de transportes urbanos não têm o mesmo direito?Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) reclamam da Administração Central uma indemnização compensatória anual, que permita sustentar o tarifário especial do serviço de transporte público, a exemplo do que acontece com a Carris, em Lisboa, e os STCP, no Porto. No caso da empresa municipal bracarense - a exemplo de mais outras cinco (Coimbra, Aveiro, Bragança, Barreiro e Portalegre), o apoio directo à exploração dos TUB limita-se à indemnização compensatória atribuída, anualmente, pela Câmara Municipal de Braga, que, este ano, se cifrou em 3,3 milhões de euros.
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RuiSantos
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Deviam era cobrir toda esta estrada que vai desde o cruzamento do Valongo até às rotundas de Antanhol. Creio que era mais importante cobrir essa zona do que a que referiste, desde a Cruz dos Morouços até às rotundas pois aí, passam autocarros de meia em meia hora. Embora aí não sejam dos Smtuc, pelos menos, as pessoas estão servidas de transportes públicos, enquanto que na zona que referi, as pessoas ora vão a pé para o cruzamento ou para as rotundas, o que no meu caso são 10 minutos para um lado (Smtuc - Valongo) ou 20 para o outro (Joalto - Antanhol, rotundas)DaniFR Escreveu:Pelo menos á parte norte da freguesia já tem autocarros.RuiSantos Escreveu:Só espero que este seja o ano em que a rede SMUTC chega à freguesia de Antanhol...!
Na minha opinião e como situação provisória, bastava estender a linha 31 até Antanhol. Depois do Iparque concluído colocavam uma nova linha sirva a freguesia e o Iparque.
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DaniFR
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RuiSantos
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À primeira vista não me parece mal pensado mas esse trabalho fica para os técnicos dos SMTUC, até porque o Iparque não deverá ter só uma linha de autocarros a passar por lá...DaniFR Escreveu:Sugeri a linha 31 apenas como situação provisoria, até estar concluido o IParque. Depois do Iparque concluido poderia haver uma nova linha que no sentido Antanhol - Valongo, fosse por dentro do IParque, e depois no sentido Valongo - Antanhol fosse pela estrada principal da freguesia.
Concordas?
Seja como for, desde que a rede chegue a esta zona com o mínimo de regularidade por dia, já fico mais satisfeito! Eu e mais não sei quantas pessoas que têm de andar 10/15 minutos para cada lado para poder apanhar o 20!
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DaniFR
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RuiSantos
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Lopes
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