Sim é verdade, deve-se adequar toda a rede de tranportes urbanos e criar politicas para que se motive os cidadãos a deixar o carro em casa. Contudo não vejo grande vantagem fazer um investimento deste género apenas para lazer ou deporto, acho que teria que ser para potenciar sobretudo a utilização da bicicleta como um verdadeiro meio de transporte actual e de futuro, basta lermos as recomedações da UE e a proposta do Livro Verde.rodriguescoimbra Escreveu:Não entendi bem a razão deste tópico, pois não sei se a intenção é reduzir a poluição ou se é praticar desporto.
Se a intenção é mesmo andar de bicicleta acho que se devem discutir todas as hipóteses que possam facilitar a vida a quem gosta de o fazer.
Se a ideia era reduzir a poluição, discordo dessa solução. Custa-me imenso a acreditar que as pessoas em geral usem a bicicleta no dia-a-dia para se deslocarem para o seu local de trabalho, mesmo que haja facilidades.
Para reduzir a poluição dentro da cidade julgo que a melhor estratégia é proibir o transito em mais algumas ruas e criar mais faixas exclusivas para transportes públicos.
Não nos podemos esquecer que os autocarros só serão viáveis quando foram rápidos e quando se reduzir o tempo de espera nas paragens.
Tendo em conta que se fizermos uma sondagem por todos os potenciais utilizadores da bicicleta, estudantes e não só, possivelmente grande parte argumenta que Coimbra tem grandes inclinações e a falta de zonas dedicadas (ciclovias) para a não utilizar.
Atenção que vejo cada vez mais gente a utilizar a bicicleta para se deslocar para o trabalho. Isto a meu ver seria apenas mais um aliciante.