À semelhança do ano passado, Portugal voltou a cair no “ranking” mundial de universidades, mas agora as consequências são ainda piores. Fazendo as contas a partir de 2005, nunca o ensino superior português esteve tão mal classificado. Segundo a listagem elaborada pelo “The Times Higher Education Supplement” (THES) e pela Quacquarelli Symonds (QS), naquele que é o mais mediático “ranking” mundial do sector, a universidade portuguesa melhor colocada é a de Coimbra [na foto], que surge na posição 387. Em 2005, a Universidade Nova, que era a melhor de Portugal, ocupava o lugar 340. Os dados foram divulgados ontem e a Universidade de Harvard repete a liderança dos últimos anos.
As instituições portuguesas ficam também bem longe da melhor performance de sempre, conseguida em 2006. Então, a Universidade de Coimbra andava por um honroso 266º lugar, o melhor de sempre conseguido por uma instituição portuguesa. Hoje, Coimbra está 121 posições abaixo desse registo.
Por outro lado, Portugal fica longe de uma outra conquista que já atingiu, mas que viu escapar. Isto é, ter mais do que uma instituição entre as 400 melhores do mundo, algo só conseguido em 2006.
Porto entra na listagem
Na actualização de 2008, e para lá do que já foi dito relativamente a Coimbra, Portugal consegue ter duas universidades entre a posição 401 e a 500 – a Nova e a Católica de Lisboa. Aqui, a QS e o THES não dão um lugar específico a nenhuma das escolas, porque é prática deste “ranking” não fazê-lo a partir deste nível, já que as diferenças entre instituições são consideradas quase “nulas”.
Se para a Católica já não é novidade estar entre este nível do 401-500 (era aqui que estava no ano passado), a Nova tem uma quebra significativa. A Universidade Nova de Lisboa esteve sempre entre as 400 melhores desde 2005, sendo esta a primeira vez que sai da elite maior.
Nota para o facto de haver uma outra aparição portuguesa na listagem. A Universidade do Porto já tinha dito que queria fazer parte deste “ranking” e conseguiu fazê-lo este ano, só que de forma modesta. Além do nível 401-500, no qual ninguém leva com uma posição específica, há um nível final, que é o das instituições que estão para lá do lugar 500. Aqui, também ninguém sabe ao certo o seu lugar e é neste lote que surge o nome da Universidade do Porto.
Nova melhor que a Católica na Europa
Por consequência directa da prestação menos positiva a nível mundial, a performance das escolas portuguesas a nível europeu também é tímida. A Universidade de Coimbra e é 169ª melhor da Europa em 2008, longe do 120º lugar conseguido em 2006. Aqui, a Nova tem lugar a uma posição específica – é a 181ª melhor universidade europeia. A Católica não entra no “top 200” europeu.
O primeiro lugar na Europa pertence à Universidade de Cambridge.
Publicado por Jornal de Negócios • Terça-feira, 14 de Outubro de 2008
Universidade de Coimbra, a melhor do país!!!
-
D@MP
- Experiente

- Mensagens: 265
- Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Universidade de Coimbra, a melhor do país!!!
Universidades portuguesas na pior posição mundial desde 2005 Só uma instituição entre as 400 melhores do mundo!
-
RuiSantos
- Lendário

- Mensagens: 1296
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
gunky
- Veterano

- Mensagens: 712
- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
-
Gil
- Estreante

- Mensagens: 19
- Registado: sábado, 03 novembro 2007 14:53
-
Maia
- Lendário

- Mensagens: 1442
- Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
-
Twikhor
- Novato

- Mensagens: 27
- Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08
Também gostava de saber quais os critérios para esse ranking.
No entanto, quanto à faculdade de medicina de coimbra (que é a que conheço) a relação trabalho e estudo/notas atribuídas deixa muito a desejar, sem contar com o facto de haver, por parte de alguns "Sr. Dr. Prof." uma falta de respeito enorme pelos alunos. A nível nacional há escolas médicas bem superiores à escola médica de coimbra que ainda se agarra ao passado e como tal, ficou para trás...
No entanto, quanto à faculdade de medicina de coimbra (que é a que conheço) a relação trabalho e estudo/notas atribuídas deixa muito a desejar, sem contar com o facto de haver, por parte de alguns "Sr. Dr. Prof." uma falta de respeito enorme pelos alunos. A nível nacional há escolas médicas bem superiores à escola médica de coimbra que ainda se agarra ao passado e como tal, ficou para trás...
-
banjix
- Lendário

- Mensagens: 1635
- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Acho que isso é comum a mais faculdades para além da Faculdade de Medicina. Mas também acho que há uns anos atrás era pior! Agora, pelo menos a FCTUC, já não é tanto assim e já há algum trabalho para inverter essa situação.Twikhor Escreveu:(...) escola médica de coimbra que ainda se agarra ao passado e como tal, ficou para trás...