E na prática é igual... o problema é que a geração "morangos com açucar" não consegue dizer que não porque só ligam às aparências, não têm personalidade propria e firme.RuiSantos Escreveu:Isso é muito bonito na teórica...!dif88 Escreveu:Cada um é responsável pelos seus actos e não pelos actos dos outros. Um caloiro se não pode ou não quer beber, ou bebe e depois quer parar, está no seu direito e é a sua opção. Agindo bem ou mal, é responsável pelos seus actos, porque ninguém lhe enfia a bebida pela goela abaixo!
A riqueza nao-material da vida academica de Coimbra
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Não. Eu acho que se "dramatiza" o espirito praxistico. O pessoal vai para universidade já com medo de praxes e com macaquinhos na cabeça do "diz que disse". Há movimentos anti-praxe com fartura, fala-se muito que obrigam a beber e afins. E eu só pergunto, nesta questão da bebida, se os meninos do secundário que vão sair ao sábado e chegam a casa podres de bebados também são obrigados a beber nas discotecas. Ah pois. Moralismos são muito bonitos, mas não passam disso.
Vivam a vida académica. Aproveitem, gozem, brinquem, riam-se. Sejam também livres para dizer que não, façam valer as vossas vontades e os vossos limites. Mas não dramatizem
Vivam a vida académica. Aproveitem, gozem, brinquem, riam-se. Sejam também livres para dizer que não, façam valer as vossas vontades e os vossos limites. Mas não dramatizem
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Claro e a geração "Riscos" utiliza esta desculpa para tudo!duffy Escreveu:E na prática é igual... o problema é que a geração "morangos com açucar" não consegue dizer que não porque só ligam às aparências, não têm personalidade própria e firme.RuiSantos Escreveu:Isso é muito bonito na teórica...!dif88 Escreveu:Cada um é responsável pelos seus actos e não pelos actos dos outros. Um caloiro se não pode ou não quer beber, ou bebe e depois quer parar, está no seu direito e é a sua opção. Agindo bem ou mal, é responsável pelos seus actos, porque ninguém lhe enfia a bebida pela goela abaixo!
Esta discussão não vai dar a lado nenhum, mais vale ficar por aqui.
-
dif88
- Lendário

Rui, quem vai para a faculdade já não tem 12 anos. Tem no minimo 17. Acho que já têm idade para pensar pela sua cabeça e fazer valer as suas ideias. E também para terem um minimo de responsabilidade. Não percebo porque é que hoje em dia se tenta desculpar os meninos que vêm do secundário e se culpam as praxes e os doutores que embebedam os coitadinhos dos caloiros, quando não é nada assim. Se calhar alguns desses meninos que se queixam, são aqueles que fumam os seus charros (já para não falar noutras drogas mais pesadas) e chegam a casa bebados todas as semanas, se não for com mais frequência.
-
supra291
- Iniciado

- Registado: domingo, 27 janeiro 2008 19:35
Não sei para quê tanta discussao xD é obvio que cada um é responsável por si próprio e nao são as praxes que vão mudar isso e tal como tenho visto nas queimas a que fui, a maior parte do pessoal que sai de lá (ou então que já nem sai)de rastos é sempre o pessoal mais novo do secundário.

é só istodif88 Escreveu: Vivam a vida académica. Aproveitem, gozem, brinquem, riam-se. Sejam também livres para dizer que não, façam valer as vossas vontades e os vossos limites.
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
dif88 Escreveu:Rui, quem vai para a faculdade já não tem 12 anos. Tem no minimo 17. Acho que já têm idade para pensar pela sua cabeça e fazer valer as suas ideias. E também para terem um minimo de responsabilidade.
Concordo plenamente e é por isso que sou apologista da ideia que nós caloiros não nos devemos sujeitar a tudo o que nos vão querer impingir. Pessoalmente tenho a certeza que vou recusar alguma coisa, mas também gosto de ver o outro lado, o dos caloiros que não têm coragem de dizer "não", seja porque motivos for. Nesses casos, penso que no sentido da integração (afinal é esse o principal objectivo da praxe) os mais velhos deviam ter um pouco mais de preocupação. Afinal, é a impingir bebidas e cenas para fumar que se integra um caloiro?
dif88 Escreveu:Não percebo porque é que hoje em dia se tenta desculpar os meninos que vêm do secundário e se culpam as praxes e os doutores que embebedam os coitadinhos dos caloiros, quando não é nada assim.
Sobre isso, vou poder ver com os meus próprios olhos nos próximos tempos.
dif88 Escreveu:Se calhar alguns desses meninos que se queixam, são aqueles que fumam os seus charros (já para não falar noutras drogas mais pesadas) e chegam a casa bêbados todas as semanas, se não for com mais frequência.
Ou não, esses são os que já estão habituados!
-
winger
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Esta discussão de facto dá pano para mangas. E nunca se chegará a nenhuma conclusão.
Se pensarmos bem, o consumo de álcool como factor de integração social não se verifica só na Universidade. Também no mundo do trabalho é "educado" acompanhar os colegas nuns copos enquanto se fala de "tudo e de nada"; os maiores negócios fazem-se, pelo que já ouvi muitas vezes comentar, num bar de hotel (por exemplo) entre 1 whisky e um charuto. A diferença estará talvez na forma como se bebe e a frequência com que se faz. É claro que é nesta idade que a malta pode e deve experimentar e fazer as suas "loucuras". Não penso que fará mal a alguém apanhar 2 ou 3 valentes bebedeiras (de preferência sem entrar em coma
). O que me preocupa é muitas destas pessoas (e agora falo de muitos dos meus amigos e colegas) dependerem fortemente do álcool para se conseguirem divertir e encarar o álcool como objectivo último de um qualquer evento social.
Choca-me também este ser considerado o comportamento "normal". Quem não bebe até cair é "estranho", é "chunga", é "maricas", é "fraco"... e por aí fora. Quem tiver uma personalidade forte passa ao lado destas "etiquetas" e, de uma forma ou de outra, acaba por provar que pode ser "da malta" sem beber tanto como "a malta". Os outros acabam por fazer coisas que não querem, para não se sentirem marginalizados, levando muitas vezes às tristes situações que todos conhecemos. Não é fácil ser "diferente" e o "efeito de grupo" é algo a que não é fácil fugir, mas antes de "irem com a carneirada" lembrem-se que têm vontade própria.
P.S.
Cum caneco, nunca tinha usado tantas aspas num post só... sorry
Se pensarmos bem, o consumo de álcool como factor de integração social não se verifica só na Universidade. Também no mundo do trabalho é "educado" acompanhar os colegas nuns copos enquanto se fala de "tudo e de nada"; os maiores negócios fazem-se, pelo que já ouvi muitas vezes comentar, num bar de hotel (por exemplo) entre 1 whisky e um charuto. A diferença estará talvez na forma como se bebe e a frequência com que se faz. É claro que é nesta idade que a malta pode e deve experimentar e fazer as suas "loucuras". Não penso que fará mal a alguém apanhar 2 ou 3 valentes bebedeiras (de preferência sem entrar em coma
Choca-me também este ser considerado o comportamento "normal". Quem não bebe até cair é "estranho", é "chunga", é "maricas", é "fraco"... e por aí fora. Quem tiver uma personalidade forte passa ao lado destas "etiquetas" e, de uma forma ou de outra, acaba por provar que pode ser "da malta" sem beber tanto como "a malta". Os outros acabam por fazer coisas que não querem, para não se sentirem marginalizados, levando muitas vezes às tristes situações que todos conhecemos. Não é fácil ser "diferente" e o "efeito de grupo" é algo a que não é fácil fugir, mas antes de "irem com a carneirada" lembrem-se que têm vontade própria.
P.S.
Cum caneco, nunca tinha usado tantas aspas num post só... sorry
-
supra291
- Iniciado

- Registado: domingo, 27 janeiro 2008 19:35
-
Smoony
- Regular

- Registado: sábado, 06 setembro 2008 13:53
Concordo com isto! A única coisa que peço ao pessoal é que n interfiram no código da praxe. Para nosso bem e vosso também, pq assim tudo corre melhorsupra291 Escreveu:Não sei para quê tanta discussao xD é obvio que cada um é responsável por si próprio e nao são as praxes que vão mudar isso e tal como tenho visto nas queimas a que fui, a maior parte do pessoal que sai de lá (ou então que já nem sai)de rastos é sempre o pessoal mais novo do secundário.
é só istodif88 Escreveu: Vivam a vida académica. Aproveitem, gozem, brinquem, riam-se. Sejam também livres para dizer que não, façam valer as vossas vontades e os vossos limites.
Vamos é divertir-nos! à moda antiga de preferência
-
dif88
- Lendário

É pena Lisboa não ter vida académica como Coimbra, vocês nem sabem a sorte que têmsupra291 Escreveu:Não sei para quê tanta discussao xD é obvio que cada um é responsável por si próprio e nao são as praxes que vão mudar isso e tal como tenho visto nas queimas a que fui, a maior parte do pessoal que sai de lá (ou então que já nem sai)de rastos é sempre o pessoal mais novo do secundário.
-
Smoony
- Regular

-
dif88
- Lendário

Acredita que Coimbra é muito mais aconchegante. E o pessoal que gosta da vida académica, em Lisboa não tem grande coisa. Basicamente nesta altura vês de vez em quando algumas praxes (vejo mais no metro e em jardins. E como moro ao pé do IST vejo ao pé de casa) e depois em Maio tens a semana académica, que é 10 vezes inferior à Queima de Coimbra. Pessoal trajado? "Meia dúzia". Entre Setembro/Outubro e Maio, não há nada. Fora as noitadas no Bairro Alto às quintas lol
-
Smoony
- Regular

-
dif88
- Lendário

-
Smoony
- Regular