A riqueza nao-material da vida academica de Coimbra
-
ladeira
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 11 outubro 2007 20:36
-
Smoony
- Regular

- Registado: sábado, 06 setembro 2008 13:53
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Pois, daí ser importante para nós caloiros conhecer o Código da Praxe!Smoony Escreveu:Isso é horrivel! :S
Em coimbra, sitio da tradição, cidade académica, é ultima cidade onde supostamente haveriam incumprimentos relativos às praxes...
-
Smoony
- Regular

-
RuiSantos
- Lendário

Infelizmente sou obrigado a dar-te razão pois mesmo que algo não esteja em conformidade com o Código e por consequência recusarmos alguma praxe, há uma boa probabilidade de ficarmos "marcados" e depois praxam-nos a dobrar! Por exemplo, se eu recusasse pela segunda vez hoje a praxe por ainda não estar matriculado, o mais provável era estarem à minha espera quando saísse da tenda da matrícula!Smoony Escreveu:Ñ sei se nos vale de muito Rui...
A serio :/
-
Fuzzy
- Experiente

- Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
A praxe serve para ajudar as pessoas a habituarem-se ao novo meio em que estão a entrar. Só faz praxes abusivas quem é um frustrado na vida. É na praxe que tentam ter algum poder porque no resto da vida são uns fracos. Isto quem faz praxes em que abusam, em que falam para os caloiros como se eles fossem sei lá o que. São fracos de espirito por tentarem ter aqui o poder que nunca vão ter na vida. Há praxes muito fixes, e que fazem os caloiros sentirem-se integrados neste novo meio. Uma praxe deve ser uma brincadeira em que no final TODOS se riem, sejam caloiros ou doutores. Boas praxes e felicidades a todos os novos caloiros de Coimbra. Uma coisa é certa, no final, vão-se lembrar não desses fracos mas de uma cidade maravilhosa e que deixa muitas saudades a quem passa por cá, vão-se lembrar do "Sr Zé do Café X " a que foram durante os anos que ca estiveram, etc, etc. Não há melhor vida do que a de Estudante de Coimbra.
-
RuiSantos
- Lendário

-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
-
Fuzzy
- Experiente

- Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Declarar-se anti-praxe acho na minha modesta opinião um erro. Isto porque perdemos o cortejo, e muita da tradiçao de Coimbra. É lindo ficar com fotos para mais tarde recordar. Queimar as fitas. Usar a cartola. Ouvir a Serenata trajado.Só é humilhado quem quer. Se alguém vos estiver a humilhar ou a fazer algo que possa ferir a vossa integridade fisica ou psicologica, recusem de imediato ou ignorem mesmo essa pessoa. E não se declarem anti-praxe por causa desses fracos, ignorem esses tristes e vivam a vida Académica com quem realmente vos quer abrir as portas desta nova fase da vossa vida.
-
supra291
- Iniciado

- Registado: domingo, 27 janeiro 2008 19:35
Eu pertenço a esta nova geração a que chamam "morangos com açúcar" xD E é com tristeza que concordo com vocês. Existe muito pessoal a beber e a fumar só porque é "fixe", não querem comprar o traje porque acham que a sua roupa está mais na moda, não vão à serenata pois isso não mete alcool nem gajas ou seja é uma seca. Isto para mim não é vida académica mas sim mais do mesmo (secundário). 
-
Smoony
- Regular

Concordo com a Fuzzy em ambos os aspectos. Primeiro, as praxes devem e eu penso que foram criadas precisamente para integrar os novos alunos num novo meio. E para que se conheçam novas pessoas. E depois declarar-se anti praxe é um erro mesmo. Principalmente para quem se declara. Pode ser reconhecido como anti-social e isso é algo q p prejudica imenso, e n só por isso, pq n vive aquele espírito maravilhoso de Coimbra![/i]
-
Smoony
- Regular

Concordo contigo... Chamem-lhe o q qiserem, mas esta geração é provavelmente a pior. E sinto-me mal por estar presente nela. A vida académica n inside nem em gajas nem em alcool. É muito mais q isso! Uma epoca q nos marca a vida... Uma época unica! Aproveitem ao maximo, e isso n é, certamente, bebendo ou drogando-se, ou só qerer gajas ou gajos! O Convívio é mais importante =Dsupra291 Escreveu:Eu pertenço a esta nova geração a que chamam "morangos com açúcar" xD E é com tristeza que concordo com vocês. Existe muito pessoal a beber e a fumar só porque é "fixe", não querem comprar o traje porque acham que a sua roupa está mais na moda, não vão à serenata pois isso não mete alcool nem gajas ou seja é uma seca. Isto para mim não é vida académica mas sim mais do mesmo (secundário).
-
supra291
- Iniciado

- Registado: domingo, 27 janeiro 2008 19:35
-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Por isso mesmo é que nem me passa pela cabeça declarar-me anti-praxeFuzzy Escreveu:Declarar-se anti-praxe acho na minha modesta opinião um erro. Isto porque perdemos o cortejo, e muita da tradiçao de Coimbra. É lindo ficar com fotos para mais tarde recordar. Queimar as fitas. Usar a cartola. Ouvir a Serenata trajado.Só é humilhado quem quer. Se alguém vos estiver a humilhar ou a fazer algo que possa ferir a vossa integridade fisica ou psicologica, recusem de imediato ou ignorem mesmo essa pessoa. E não se declarem anti-praxe por causa desses fracos, ignorem esses tristes e vivam a vida Académica com quem realmente vos quer abrir as portas desta nova fase da vossa vida.