Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel

Para professores, alunos e funcionários do ensino secundário
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel

Mensagem por Pedro »

Abro este tópico da escola onde fui aluno e professor com uma notícia triste... alguns dos meus antigos alunos avisaram-me hoje que o professor Sérgio faleceu ontem à noite, vítima de ataque cardíaco.

Foi uma notícia que me chocou, não só porque era alguém que eu conhecia, que foi meu colega de trabalho durante algum tempo, mas também porque era uma pessoa simpática, bem disposta, que se preocupava com os alunos e com a escola e que era apenas alguns anos mais velho que eu (se não me engano, andava pelos 35). A imagem que eu tenho dele, de há alguns meses atrás, é também de alguém em forma... quando eu quis reactivar a tradição que havia no meu tempo de fazer um jogo de futebol entre professores e alunos, para melhorar o convívio entre todos, ele foi dos que mais me ajudou, tendo participado no jogo. Na altura, devido ao sucesso da iniciativa (a escola em peso assistiu ao jogo), até tínhamos falado na possibilidade de, se eu voltasse à escola, organizar um torneio em vez de apenas um jogo...

É daquelas notícias que deixam uma pessoa a pensar em quão ingrata e injusta pode ser a vida...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Rainha Santa Isabel só conheço o CRSI será isso :?:

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

o que significam essas siglas que escreveste :?:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Miguel_Silva Escreveu:o que significam essas siglas que escreveste :?:
Significa Colégio Rainha Santa Isabel.
Mas uma coisa é o colégio em Coimbra, outra é a escola que o Pedro falou que acho que é em Leiria ou por aí.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Não tem relação com o colégio. A Rainha Santa Isabel é a escola que fica à entrada de Santa Apolónia (e que, antigamente, ficava na zona industrial da Pedrulha, onde agora são as piscinas).

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

ao pé da Coimbra Peças vira-se á esquerda e aparece a escola

a "minha empresa" fornece para lá fruta
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu: É daquelas notícias que deixam uma pessoa a pensar em quão ingrata e injusta pode ser a vida...
Realmente é inacreditável.
Aconteceu enquanto dançava numa festa de Natal. Foi fulminante.
Como pode a vida ser tão ingrata.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mudanças contestadas na escola de Santa Apolónia

O primeiro dia de aulas dos alunos do 3.o e 4.oºano da Escola Básica de 1.oºCiclo de Santa Apolónia perspectiva-se atribulado. No âmbito do reajustamento do parque escolar, levado a cabo pela autarquia de Coimbra, algumas turmas do 1.oºCiclo estão a ser transferidas para escolas básicas (EB) de 2.oºe 3.oºciclo, onde se pretende que tenham mais espaço e comodidade, permitindo horários completos, com aulas e actividades de tempos livres. Isso mesmo aconteceu com a escola de Santa Apolónia, onde as quatro salas para sete turmas não permitiam funcionamento em horário normal, sem recorrer a desdobramentos de horário.

Entenderam o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas da Pedrulha – onde aquele estabelecimento se integra -, a Câmara Municipal de Coimbra, a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e a Associação de Pais e Encarregados de Educação que três turmas (uma do 3.oºano e duas do 4.oºano, num total de 60 alunos) seriam, assim, transferidas para a EB 2,3 Rainha Santa Isabel, sede do agrupamento. No entanto, os pais consideram que o conjunto de alterações necessárias para receber crianças mais novas naquela escola não está ainda assegurado.

Fernando Marques, presidente da Associação de Pais, sublinha que «os pais estão dispostos a levar os meninos para a EB 2,3, mas antes têm de ser feitas obras e alterações no espaço». Algo que, acredita, «ainda não foi feito», a um dia do início das aulas.

Esclarecendo que «os pais não se querem sobrepor a uma lei», o responsável lamenta que da lista de solicitações feitas pelos encarregados de educação «apenas os quadros tenham sido rebaixados e enviadas floreiras para instalar no exterior». Por cumprir estão, de acordo com os pais, outras intervenções que impeçam o contacto directo entre crianças do 3.oºe 4.oºano (com idades entre os 7 e os 9 anos) e outras mais velhas, que podem ter até 16 ou 17 anos, bem como adaptações da construção ao tamanho dos novos alunos.

Apresentação é hoje

Face a isto, os pais propõem a manutenção na antiga escola, com desdobramento de horário. «Este ano de 2008/2009 seria de transição, com a realização das devidas obras, e no próximo já se procederia à transferência», sugere Fernando Marques.

Hoje é dia de apresentação para os alunos da EB 1 de Santa Apolónia. A hora está marcada para as 15h00, mas no local parece não haver consenso. O responsável da associação admite que alguns pais levem os filhos para a escola de Santa Apolónia – como tinha ficado decido, quarta-feira à noite, numa reunião com as várias entidades – e outros optem por levar os alunos à EB 2,3 Rainha Santa Isabel.

«O combinado era que a apresentação seria feita na escola de Santa Apolónia sexta-feira, mas parece que o Conselho Executivo alterou para segunda-feira, já na sede do agrupamento», explica Fernando Marques, notando que esta alteração veio «baralhar» os pais e garantindo que responsáveis da associação estarão num e noutro local, para o que der e vier.

Fonte: Diário de Coimbra
Este é um tema "próximo", já que sou professor nesta EB23. Embora considere não haver problemas de maior na comunidade escolar, não me parece adequado colocar miúdos da 3ª classe com alunos que podem ir até aos 18 anos (como ocorre nos cursos CEF leccionados nesta escola). Também não me parece que a escola esteja preparada para acolher estes novos alunos, pois os métodos de funcionamento e equipamentos estão adequados para alunos mais velhos (e, nestas idades, 1 ou 2 anos fazem muita diferença). Também não entendo como pretendem isolar os dois grupos de alunos, já que escola não me parece ter dimensão para tal (a menos que os da 3ª e 4ª classe fiquem enfiados num "cubículo"). Parece-me uma péssima decisão da DREC, que ainda vai dar que falar... se eu fosse um dos pais destes miúdos, não estaria nada satisfeito.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Pedro Escreveu:
Este é um tema "próximo", já que sou professor nesta EB23. Embora considere não haver problemas de maior na comunidade escolar, não me parece adequado colocar miúdos da 3ª classe com alunos que podem ir até aos 18 anos (como ocorre nos cursos CEF leccionados nesta escola). Também não me parece que a escola esteja preparada para acolher estes novos alunos, pois os métodos de funcionamento e equipamentos estão adequados para alunos mais velhos (e, nestas idades, 1 ou 2 anos fazem muita diferença). Também não entendo como pretendem isolar os dois grupos de alunos, já que escola não me parece ter dimensão para tal (a menos que os da 3ª e 4ª classe fiquem enfiados num "cubículo"). Parece-me uma péssima decisão da DREC, que ainda vai dar que falar... se eu fosse um dos pais destes miúdos, não estaria nada satisfeito.
Já agora e um pouco off-tópico, como é que funciona actualmente essa escola? É que eu tive o (des)prazer de leccionar um ano nas instalações antigas (onde são agora as piscinas) e aquilo era de fugir. Instalações a cair aos bocados, alunos do piorio, enfim um pesadelo autentico.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

O Colégio da Imaculada Conceição (Cernache) também vai acolher umas turmas do 1º ciclo do EB de uma escola que eu não sei qual é e essa situação também se vai verificar. Pelo que conheço de outros anos em que isso aconteceu, não vejo qualquer problema e tudo correu bem.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ruizito Escreveu:Instalações a cair aos bocados, alunos do piorio, enfim um pesadelo autentico.
Eu ainda fui aluno da escola antiga (5º e 6º ano, no início dos 90) e nada tem a ver com a actual. Neste momento, em termos de instalações, está dentro do nível normal das escolas com estrutura semelhante.

Entretanto, já descobri a "solução" encontrada... fecharam metade do bloco C, que é onde os alunos da primária têm as aulas. Não me parece uma solução muito agradável, é como se eles estivessem lá dentro num aquário, com o resto das pessoas cá fora.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

banjix Escreveu:O Colégio da Imaculada Conceição (Cernache) também vai acolher umas turmas do 1º ciclo do EB de uma escola que eu não sei qual é e essa situação também se vai verificar. Pelo que conheço de outros anos em que isso aconteceu, não vejo qualquer problema e tudo correu bem.
Mas neste escola é tudo muito pacífico em relação a outras escolas públicas! :P
Eu estudei lá enquanto os alunos da primária também lá estavam e na verdade quase nunca dei pela presença deles!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Corpo encontrado junto a ponte

O corpo de um homem foi esta quarta-feira encontrado na base de um dos pilares da ponte da Figueira da Foz, junto ao Rio Mondego.

As autoridades acreditam que o homem terá caído do tabuleiro, tendo acertado no pilar e não caído à água devido ao vento.

O corpo foi encontrado pelas 15h30 por um elemento da Polícia Marítima que patrulhava o local. O homem, 'de meia idade, bem vestido e elegante', devia estar na água há 24 horas.

A operação de resgate, que envolveu 14 homens e quatro viaturas, prolongou-se por quatro horas. A investigação está a cargo da Polícia Judiciária, que já esteve no local a recolher indícios necessários.

Fonte: Correio da Manhã
Quando ontem li esta notícia, nunca me passou pela cabeça que conhecia a pessoa em questão. Hoje, ao chegar à escola, descobri que se tratava do Sr. Leonel, um dos funcionários. Ao contrário do que a notícia indica, não era uma pessoa de meia idade, apesar de já ter alguns cabelos brancos (tinha cerca de 35 anos). É daquelas coisas que nunca se espera... ainda na segunda-feira tinha estado um bocado à conversa com ele. Era um funcionário extremamente correcto e simpático, com quem todos se davam bem, pelo que se tratou de uma notícia muito dura, ainda para mais nas circunstâncias em que aparenta ter ocorrido.

Esta notícia trouxe à memória de todos o falecimento do professor Sérgio, há pouco mais de um ano, na festa de Natal... tal como nessa altura, é impossível não ficar a pensar em como a vida é incerta.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A minha mae deve conhece-lo... que estranho caso... :?
Tudo me recorda de quando andava na D. Dinis e faleceu a Dulce, morta pelo ex-namorado, ali por 2000... tudo chocado por algo tao estupido...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder