Acelerador de particulas

O geral das generalidades... para discutir tudo!
DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Acelerador de particulas

Mensagem por DaniFR »

Maior experiência física de sempre, entre a Suíça e França

Já começou aquela que é considerada uma das maiores experiências científicas de sempre. O objectivo é perceber a origem do Universo. Na fronteira entre a Suíça e França, a cem metros de profundidade, os cientistas vão tentar reproduzir o que aconteceu logo a seguir ao Big Bang, há 13 mil e 700 milhões de anos.

A primeira tentativa de fazer circular um feixe de milhões de protões no acelerador LHC, o mais potente do mundo, começou às 8h30 de Lisboa (7h30 TMG), no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN).

Minutos depois efectuou-se uma segunda tentativa de injectar protões, informaram responsáveis do CERN.

Partículas percorrem 27 quilómetros quase à velocidade da Luz
O objectivo hoje é conseguir que as partículas dêem uma volta completa ao enorme túnel de 27 quilómetros que constitui o Grande Acelerador de Hadrões (LHC na sigla inglesa), antes de realizar experiências com colisões de protões, para tentar identificar novas partículas elementares.

A evolução dos acontecimentos hoje é, no entanto, desconhecida, reconheceu numa conferência de imprensa Lyn Evans, director do projecto do LHC.

"Não sabemos de quanto tempo vamos precisar" para conseguir que circulem os protões de forma estável, disse.

O primeiro lançamento de partículas até ao acelerador fez-se no sentido das agulhas do relógio, explicou Evans.

"Iremos confirmando que cada um dos elementos da máquina funciona, um por um", acrescentou.

De qualquer forma, hoje não se farão lançamentos em sentidos opostos, pelo que não se produzirão colisões de partículas.

Maior acelerador de partículas do Mundo
Depois desta primeira tentativa saber-se-á se o maior acelerador de partículas do mundo funciona, mas os primeiros choques de protões apenas se produzirão daqui a alguns meses, altura em que se iniciará a obtenção de dados.

O LCH, um projecto faraónico que juntou milhares de cientistas do mundo durante 20 anos, procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e é considerado a experiência científica do século.

Experiência a 100 metros de profundidade, entre Suíça e França
Desde 1996, o CERN construiu a 100 metros debaixo da terra, perto de Genebra, na Suíça, um anel de 27 quilómetros de circunferência, refrigerada durante dois anos para atingir 271,3 Celsius.

À volta deste anel estão instalados quatro grandes detectores, no interior dos quais vão produzir-se colisões de protões numa velocidade próxima da luz.

"Início do Mundo"
Em plena força, 600 milhões de colisões por segundo irão gerar uma floração de partículas tal como aconteceu no início do Mundo, algumas das quais nunca puderam ser observadas.

No entanto, só daqui a alguns meses, quando se comprovar a evolução do funcionamento, é que haverá colisões de partículas e estarão criadas as condições para o estudo de novos fenómenos, através da recriação das condições que se produziram instantes depois do Big Bang.

Descobrir a origem do Universo
O objectivo final desta grande experiência é poder dar resposta a muitas perguntas sobre a origem do Universo, entender por que a matéria é muito mais abundante no Universo do que a anti-matéria, e chegar a descobertas que "mudarão profundamente a nossa visão do Universo", segundo o director do CERN, Robert Aymar.

Uma das aspirações dos cientistas é encontrar o hipotético bosão de Higgs, uma partícula que nunca foi detectada com os aceleradores existentes, muito menos potentes que o LHC.
Sic
Vamos ver no que isto vai dar.
Será que vão descobrir alguma coisa?
Ou será que esta experiencia vai formar um pequeno buraco negro capaz de engolir a Terra (como já andam a dizer)?
:roll:

Vai ser o fim do mundo. :lol:

yELLOW
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

n é por nada mas...gozam gozam....eu acho mas é k andam a brincar c o fogo...se correr tudo bem melhor....

mas tenho as minhas dúvidas :?

Infernalord
Veterano
Veterano
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

Sim já ouvi falar dessa história de buraco negro e não sei quê.
Pessoalmente, estou-me a cagar para saber em que se dividem os protões, e eles também não têm mais nada que fazer, se fossem gastar o dinheiro para alimentar quem não tem que comer, é que faziam bem e eu aplaudia.

E estas brincadeiras, nunca se sabe que efeitos podem ter, lembro-me de Chernobyl que bastou 2 cromos fazerem asneira para ainda hoje se sentirem as consequências horrorosas e gravíssimas.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Brincadeiras á parte, tambem tenho muitas duvidas, sobre que consequencias isto poderá ter.

Indirectamente, já está a provocar mortes:
Adolescente indiana suicida-se por receio do acelerador de partículas LHC

Uma adolescente de 16 anos suicidou-se esta quarta feira em Madhya Pradesh, no centro da Índia, devido às notícias que indicavam que o mundo podia acabar com a experiência para recriar o "Big Bang" no acelerador de partículas LHC.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

DaniFR Escreveu:Brincadeiras á parte, tambem tenho muitas duvidas, sobre que consequencias isto poderá ter.

Indirectamente, já está a provocar mortes:
Adolescente indiana suicida-se por receio do acelerador de partículas LHC

Uma adolescente de 16 anos suicidou-se esta quarta feira em Madhya Pradesh, no centro da Índia, devido às notícias que indicavam que o mundo podia acabar com a experiência para recriar o "Big Bang" no acelerador de partículas LHC.
Pelo menos para ela acabou de certeza :?
Ainda não li grande informação acerca disto, mas à primeira vista parece-me ser daquelas experiências que se fazem só por fazer... alguém conseguiu um bom financiamento para viver 30 anos à custa do governo e agora quer mostrar um bocado de fogo de artificio. Por acaso não tenho curiosidade de saber como se formou o universo... preferia que recriassem um dinossauro :lol:

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Sobre este assunto, ouvi que "só" envolve 10 000 cientistas de 500 centros de investigação... Algo impressionante!

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Infernalord Escreveu:Sim já ouvi falar dessa história de buraco negro e não sei quê.
Pessoalmente, estou-me a cagar para saber em que se dividem os protões, e eles também não têm mais nada que fazer, se fossem gastar o dinheiro para alimentar quem não tem que comer, é que faziam bem e eu aplaudia.
E estas brincadeiras, nunca se sabe que efeitos podem ter, lembro-me de Chernobyl que bastou 2 cromos fazerem asneira para ainda hoje se sentirem as consequências horrorosas e gravíssimas.
Que grande confusão que para aí vai.
Primeiro é graças a experiências fisicas como esta que hoje temos internet, telemóveis, máquinas de ressonância magnetica, de radiologia, televisão etc., portanto antes de dizeres que é inutil pensa duas vezes.
Segundo Chernobyl foi um acidente, não foi uma experiência mal feita que correu mal.

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Acham mesmo que a experiência é inútil?!! Este é um passo marcante na história da humanidade. É o homem prestes a transceder-se a si próprio. Com ou sem buraco negro, estou curioso em saber o resultado da experiência :wink:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Ruizito Escreveu:
Infernalord Escreveu:Sim já ouvi falar dessa história de buraco negro e não sei quê.
Que grande confusão que para aí vai.
Primeiro é graças a experiências fisicas como esta que hoje temos internet, telemóveis, máquinas de ressonância magnetica, de radiologia, televisão etc., portanto antes de dizeres que é inutil pensa duas vezes.
Segundo Chernobyl foi um acidente, não foi uma experiência mal feita que correu mal.
Exactamente! Além disso, ao longo destes 20 anos, a pesquisa do LHC deu à Medicina entre outras áreas, mais ferramentas para ajudar por exemplo, no tratamento de cancros. Os media limitaram-se a passar a imagem de que gastaram-se milhões de euros para se colocar as partículas a chocarem umas contra as outras. Mas pelo meio a Humanidade ganhou muito.

As viagens ao espaço também geram mais conhecimento e dão mais à Humanidade do que se possa pensar.

ZéPróVinho
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39

Mensagem por ZéPróVinho »

Só uma ideia, todo o € gasto com o LHC é de fundos privados.

Segunda ideia até estou admirado com esta publicidade toda pois o LHC não é a única experiência desta magnitude, e a sua complexidade é tal forma enorme que fico ainda mais admirado com a redução da coisa ao recriar o Big Bang.

freejoin
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44

Mensagem por freejoin »

Esperemos que SEM buraco negro xD
Já basta termos vários no governo...

Ledah
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45

Mensagem por Ledah »

Sinceramente, irrita-me um bocado as pessoas que dizem que o dinheiro era melhor gasto a alimentar os pobres quando se gasta tanto em coisas muito mais inuteis do que a ciência. Só como exemplo, o programa dos EUA para a invenção do F-22 Raptor custou o suficiente para construir mais de 10 LHCs e cada unidade custa 137,5 milhões de dólares a acrescentar. E isto é só um exemplo, seria possível arranjar muitos mais, visto que o LHC custou MUITO menos que 1% do PIB mundial (já não me lembro do valor exacto).

Comparar o Chernobyl em que puseram pessoal inexperiente a violar regras de segurança num reactor nuclear ao LHC é daquelas coisas. A "teoria" do buraco negro foi estupidamente exagerada pelos media, derivada de os cientistas terem falado de uma hipótese ínfima como se fosse uma probabilidade real. Já foi dito várias vezes que reacções como estas ocorrem diariamente na entrada da atmosfera terrestre, e ainda estamos por aqui.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Buraco Negro só o bar ao pé do Bingo... :p

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

honestamente, davam esse dinheiro para ajudar o mundo contra a fome e dar abrigo a quem realmente precisa que lucravam muito mais

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Preferia que dessem as verbas da guerra dos estados unidos para combater a fome mundial e mantivessem o acelerador de partículas. Pode parecer algo insignificante, mas pode-nos trazer respostas importantes. E eventualmente o fim do mundo. :P