Já que falaram em Adrian Mole, não posso deixar de dizer que foi um livro que marcou a minha adolescência. Li-os todos e é verdade que há uns melhores que outros, mas o último, «Adrian Mole e as armas de destruição maciça» é um mimo para quem gosta...
Quanto aos meus livros preferidos...bem, eu sou de letras, acabo por ser suspeita! hihihi
«Os Lusíadas», obviamente, mas, também, a lírica camoniana
Pessoa é o meu autor de eleição e gosto, especialmente, dos heterónimos Alberto Caeiro e Bernardo Soares
Do Eça destaco «Os Maias», «O Crime do Padre Amaro» e «O Primo Basílio»
Adoro Almeida Garrett, com «Viagens na Minha Terra» e «Frei Luís de Sousa» no top
Dos clássicos: Homero é fabuloso, mas bastante complicado. Gosto do «Satyricon» de Petrónio e dos epigramas de Marcial.
Gosto da poesia de Agostinho Neto e da prosa poética de Luandino Vieira. Clarice Lispector é fabulosa.
«Les Fleurs du Mal» de Baudelaire é fabuloso!
«Crime e Castigo» do Dostoiesvski
«O Processo» de Franz Kafka
E ultimamente tenho andado apaixonada pela obra de Haruki Murakami, um escritor japonês muito surpreendente. Li «Em Busca do Carneiro Selvagem», «Daça, Dança, Dança», «Underground», «A Rapariga que Inventou um Sonho» e, neste momento, estou a ler «Kafka à Beira-Mar».
Vão dando notícias sobre o que andam a ler...