Transferência FCTUC -> ISEC

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
dozy
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 20 setembro 2006 17:01

Mensagem por dozy »

Encontrei um tópico aqui no fórum sobre este assunto e até era relacionado ao mesmo curso, mas achei que tinha palhaçada a mais e até estava bloqueado.
Portanto criei este novo tópico para ver se me conseguem "ajudar".
Estou em Engenharia Informática na FCTUC e estou a ponderar pedir transferência para o ISEC, até já fui pedir os certificados aos serviços académicos.
Estou na 3ª matrícula, 2º ano, com 15 cadeiras feitas, com algumas em atraso.
Acontece que sempre gostei da área e decidi entrar em Eng. Informática, o 1º ano correu muito bem, boas notas e apenas uma cadeira ficou pra trás, Física. Nunca tive Física como deve ser, tive na brotero até ao 11º ano, depois mudei para o ITAP e tirei o curso de Técnico de Multimédia, equivalente ao 12º ano, onde acabei com 18. Como devem imaginar o ITAP não é propriamente uma escola de elite, tinha Física, mas era o mais básico que possam imaginar. Apesar de Física (ou Tópicos de Física Moderna) no DEI (Departamento de Engenharia Informática) ser relativamente fácil, não consegui ainda fazer a maldita cadeira, adiante.
No 2º e 3º anos do curso, cheguei à conclusão que não estou muito contente com o curso, chumbei a uma série de cadeiras com nota positiva, porque não tive os mínimos no exame. Digamos que não me esforcei ao máximo, é certo, mas senti-me frustrado ao andar a trabalhar arduamente durante os semestres, tirar boas notas na componente prática e depois ver todo esse trabalho ir por água abaixo, o que me deixou desmotivado, e acabei por fazer apenas 1 cadeira este ano. Dá pra compreender o grau de motivação? ;)
A juntar a isso, o ambiente no DEI pode tornar-se monótono e desinteressante, principalmente por serem sempre as mesmas pessoas e raramente haver grupos de outsiders por aquelas bandas. Algo que no ISEC ou no Pólo I não acontece, porque têm uma zona comum a quase todas as faculdades, onde toda a gente se cruza.
Então, estou tentado a mudar para o ISEC à procura de uma nova lufada de ar fresco que me traga a motivação necessária para acabar o curso. Não sei ainda se quero fazer o mestrado, mas a licenciatura farei. Ah! Esqueci-me de referir que já tenho 23 anos, 24 ainda este ano, e não tenho propriamente grande margem para andar a brincar :P

Portanto, gostaria de saber se há ou houve alguém em situação semelhante.
Há alguém que tenha pedido transferência da FCTUC para o ISEC, ou vice-versa, que me possa falar sobre as diferenças entre as duas instituições, a nível de ensino e não só?
Contem-me as vossas experiências, dêem-me as vossas opiniões.

Drik
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 23 fevereiro 2008 14:13

Mensagem por Drik »

Boas dozy.

Começando por me identificar, sou aluno do ISEC e nunca frequentei o Polo II. No entanto posso contar-te a experiência de um colega meu que o ano passado pediu transferência da FCTUC para o ISEC.

Não foi bem a tua situação, ele andava em Eng. Electrotécnica e quis mudar de curso mesmo, para Eng. Informática, tu queres é transferência. Adiante... ele não teve grande sorte, apanhou alguns maus grupos e influências enquanto estava no Polo II e teve 3 ou 4 anos, penso que 4 que não fez quase nada(2/3 cadeiritas)...

Decidiu ir para o ISEC pelo que ouvia falar sobre os colegas de curso (sentimento de entre ajuda, amizade e ambiente em geral). O que te posso dizer é que ele para o ano é finalista, não tem nada em atraso e tem das melhores notas que possas ver nas pautas.

É claro que foi o caso dele, também tenho amigos no Polo II e estão a dar-se lindamente, simplesmente achei curioso o facto de tanto ele como tu quererem "mudar de ares" e no caso dele correu bem!

Quanto às cadeiras terem mínimos... pois no ISEC acontece o mesmo. Prepara-te para teres mínimos no trabalho, parte teórica e parte prática à esmagadora maioria das disciplinas, para não dizer todas.

Senão tens Física feita não há problema uma vez que a no ISEC o plano de estudos não tem essa cadeira.

Se decidires vir, serás bem vindo :)

Um abraço.

tintomaduro
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 04 outubro 2007 23:58

Mensagem por tintomaduro »

andei em electro no polo 2 e mudei para o isec para electro tambem,o ambiente é um bocado diferente,mais acolhedor,se os ares do isec te fizerem pensar em acabar o curso até vais achar mais facil do que no polo2,isto deve-se ao facto de os professoras na maioria,além de serem muito bons,a maior parte formados pela uc,mas tambem á do porto,são tambem muito acessiveis e nao se distancia dos alunos como me pareceu acontecer no polo2.
acho que fazes bem em mudar,em informatica nao sei,mas pelo menos em electro da-se realmente importancia ao saber fazer,parte pratica,para mim isso foi fundamental para apanhar mesmo gosto pelo curso.

dozy
Iniciado
Iniciado

Mensagem por dozy »

Sei que agora o curso de Engenharia Informática no ISEC é dividido por trimestres, tendo 3 cadeiras em cada trimestre. Sabem-me dizer se esta "nova" abordagem está a ter algum sucesso?
É mais acessível desta forma? Os professores, diminuíram a quantidade de matéria e o nível de exigência ao passarem de semestre para trimestre?

É pena no site do Departamento de Informática do ISEC não pode ver os conteúdos programáticos de cada cadeira do curso.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

dozy Escreveu:Sei que agora o curso de Engenharia Informática no ISEC é dividido por trimestres, tendo 3 cadeiras em cada trimestre. Sabem-me dizer se esta "nova" abordagem está a ter algum sucesso?
É mais acessível desta forma? Os professores, diminuíram a quantidade de matéria e o nível de exigência ao passarem de semestre para trimestre?

É pena no site do Departamento de Informática do ISEC não pode ver os conteúdos programáticos de cada cadeira do curso.
Bem, pelo que sei os trimestres foram uma autêntica desgraça para muita gente. Aumentaram a carga de trabalho em algumas cadeiras, o que já era quase impossivel, tornou-se mesmo impossivel, com algumas cadeiras em que antigamente num semestre havia um trabalho, e agora num trimeste passou a ter dois trabalhos com o mesmo grau de dificuldade do anterior que dava para um semestre. Os trabalhos continuam a cair em cima das datas do exames, obrigando muita gente a optar apenas pela época de recurso para fazer o exame, e continuam a haver trabalhos que só servem para perder tempo, já que valem apenas 3 valores.

Drik
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 23 fevereiro 2008 14:13

Mensagem por Drik »

Boas.

Não, o conceito de Trimeste não é bom, nem funciona apenas porque é impossível aplicar a teoria por de trás deste regime.
Todos os que estavam no DEIS este ano tiveram que fazer um esforço adicional (alunos E professores) porque são 7 semana intensivas de aulas com trabalhos e depois metem-se exames e ainda tens trabalhos para fazer e defesas para concluir.
Foi o primeiro ano que este regime estava activo pelo que penso que este novo ano lectivo as coisas irão funcionar melhor. Ainda assim os dirigentes da LEI estão em vias de voltar a colocar Semestres assim que a Lei permitir.
Conteúdos e facilidades não ouve, pelo contrário, em paralelo com Bolonha houve um acréscimo de matéria e rigidez nas avaliações da maior parte das disciplinas, pois com 3 anos de Licenciatura o DEIS quer garantir qualidade nos seus alunos... (como disse uma professora um dia: "não vos queremos dar a papinha porque lá fora estão por vossa conta").

Quanto às matérias podes perguntar as que achares mais importantes que posso dizer-te o que é leccionado, não seja por isso que ficas com dúvidas :)

Abraço.

dozy
Iniciado
Iniciado

Mensagem por dozy »

Então, basicamente os professores mantiveram o nível de exigência que era aplicável a um semestre, aumentando ainda os trabalhos? Só indica que não estavam minimamente preparados para a "reforma" que foi feita (acho que ninguém estava preparado).
Faz-me pensar que o pessoal, no ano lectivo que passou, andou completamente stressado com a rapidez com que a matéria foi dada e com as metas para os trabalhos.
Se num semestre, faltarmos uma semana por doença ou por qualquer outro motivo já demoramos a apanhar o comboio novamente, imagino o que acontece se faltarmos apenas um dia num trimestre.