Encontrei um tópico aqui no fórum sobre este assunto e até era relacionado ao mesmo curso, mas achei que tinha palhaçada a mais e até estava bloqueado.
Portanto criei este novo tópico para ver se me conseguem "ajudar".
Estou em Engenharia Informática na FCTUC e estou a ponderar pedir transferência para o ISEC, até já fui pedir os certificados aos serviços académicos.
Estou na 3ª matrícula, 2º ano, com 15 cadeiras feitas, com algumas em atraso.
Acontece que sempre gostei da área e decidi entrar em Eng. Informática, o 1º ano correu muito bem, boas notas e apenas uma cadeira ficou pra trás, Física. Nunca tive Física como deve ser, tive na brotero até ao 11º ano, depois mudei para o ITAP e tirei o curso de Técnico de Multimédia, equivalente ao 12º ano, onde acabei com 18. Como devem imaginar o ITAP não é propriamente uma escola de elite, tinha Física, mas era o mais básico que possam imaginar. Apesar de Física (ou Tópicos de Física Moderna) no DEI (Departamento de Engenharia Informática) ser relativamente fácil, não consegui ainda fazer a maldita cadeira, adiante.
No 2º e 3º anos do curso, cheguei à conclusão que não estou muito contente com o curso, chumbei a uma série de cadeiras com nota positiva, porque não tive os mínimos no exame. Digamos que não me esforcei ao máximo, é certo, mas senti-me frustrado ao andar a trabalhar arduamente durante os semestres, tirar boas notas na componente prática e depois ver todo esse trabalho ir por água abaixo, o que me deixou desmotivado, e acabei por fazer apenas 1 cadeira este ano. Dá pra compreender o grau de motivação?
A juntar a isso, o ambiente no DEI pode tornar-se monótono e desinteressante, principalmente por serem sempre as mesmas pessoas e raramente haver grupos de outsiders por aquelas bandas. Algo que no ISEC ou no Pólo I não acontece, porque têm uma zona comum a quase todas as faculdades, onde toda a gente se cruza.
Então, estou tentado a mudar para o ISEC à procura de uma nova lufada de ar fresco que me traga a motivação necessária para acabar o curso. Não sei ainda se quero fazer o mestrado, mas a licenciatura farei. Ah! Esqueci-me de referir que já tenho 23 anos, 24 ainda este ano, e não tenho propriamente grande margem para andar a brincar
Portanto, gostaria de saber se há ou houve alguém em situação semelhante.
Há alguém que tenha pedido transferência da FCTUC para o ISEC, ou vice-versa, que me possa falar sobre as diferenças entre as duas instituições, a nível de ensino e não só?
Contem-me as vossas experiências, dêem-me as vossas opiniões.