Ouch, 288%... e nem assim conseguiram construír algo com acessos minimamente decentes e bem planeados.Ponte Europa ainda sob investigação - Anterior presidente da Estradas de Portugal quis arquivar o processo
Os líderes distritais de Coimbra do PSD e do PS consideram importante que o Governo averigúe cabalmente as razões do aumento de custos na construção da Ponte Europa, sobre o Rio Mondego, mais tarde rebaptizada de Ponte Rainha Santa.
«Acho muito bem que se faça uma auditoria profunda que analise tudo o que está subjacente à sua construção. Todos sabemos que, à época, a empreitada foi lançada para dar cobertura à campanha das autárquicas», afirmou à Lusa o dirigente social-democrata, Jaime Soares.
Segundo noticiou ontem o Jornal de Notícias, o Governo mantém o processo de apuramento de responsabilidades pela derrapagem financeira no custo da obra, contrariando o anterior presidente da Estradas de Portugal, António Laranjo, que, em 2007, tinha proposto o seu arquivamento.
De acordo com o matutino, que cita um relatório do Tribunal de Contas de 2004, os trabalhos a mais na construção daquela ponte podem ter chegado a 288 por cento, entre o valor inicial do concurso, de 38,65 milhões de euros, e o investimento final, de 111,3 milhões de euros.
O JN revela ainda que «já há informação suficiente para apontar culpados e, eventualmente, contabilizar as responsabilidades», tarefa que está entregue a advogados externos às Estradas de Portugal.
A secretária de Estado das Obras Públicas considera que «se o Instituto Estradas de Portugal decidiu proceder à revisão do projecto da ponte e à alteração do processo construtivo, é porque existem razões objectivas passíveis de uma imputação específica de responsabilidades». Praticamente todos os intervenientes no processo são criticados em relatórios da sociedade de advogados externos, Tribunal de Contas e Inspecção-geral das Obras Públicas que classifica a Ponte Rainha Santa como «um caso exemplar de como não promover e construir uma obra pública».
O presidente do PSD de Coimbra recordou que, em 1999, o «Governo quis lançar a obra sem analisar o que era mais importante para a cidade de Coimbra e sem ponderar os custos e a eficácia da ponte».
Considerando que aquela «solução não era a que Coimbra necessitava», Jaime Soares salienta que o investimento dava «para fazer quatro ou cinco pontes, nomeadamente uma com envergadura de tráfego que não servisse só a cidade».
O líder distrital dos social-democratas recorda ainda a paragem da obra, suspensa durante cinco meses, entre Novembro de 2002 e Março de 2003, que obrigou à reformulação do projecto de construção, com especial destaque para o reforço do pilar central de sustentação, quando o PSD era Governo.
«Existem relatórios técnicos que, na altura, referiam que a empreitada teria custos completamente diferentes daqueles que estavam calculados», frisou, acrescentando que «não se pode esquecer que a obra foi lançada a concurso como sendo um projecto inovador, que nunca tinha sido aplicado em Portugal».
Por sua vez, o deputado e líder distrital do PS Vítor Batista afirmou que «é vantajoso e importante que se esclareçam e apurem as responsabilidades» na construção daquela travessia e se apurem se os «sobrecustos foram com a própria ponte».
«Todos sabemos que a ponte teve problemas com o projecto que levou à sua reformulação e atrasos mas, em todo o caso, alguns comentários que vieram a público na altura necessitavam de ser esclarecidos», refere o dirigente socialista, que não precisou o teor dos comentários.
«Se o secretário de Estado ordenou o apuramento de responsabilidades é porque entende que deve existir um esclarecimento integral, o que eu considero um acto de coragem, pois nunca se percebeu bem o porquê de tantos atrasos», acrescentou Vítor Batista.
Fonte: Diário de Coimbra
Ponte Europa - derrapagem de 288%
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Pedro
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Ponte Europa - derrapagem de 288%
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RuiSantos
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Re: Ponte Europa - derrapagem de 288%
O que é que não está minimamente decente e bem planeado?Pedro Escreveu:Ouch, 288%... e nem assim conseguiram construír algo com acessos minimamente decentes e bem planeados.
É uma questão inofensiva, mesmo por desconhecimento de causa!
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Lino
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Pedro
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RuiSantos
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Lino
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duffy
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Não percebo porque se vêm aflitos... nunca vi lá ninguém aflito para entrar, até porque existem duas faixas independentes. De resto acho que só as saídas ao fundo da ponte do lado do Vale das Flores é que estão mal feitas, não devia existir aquela pseudo-rotunda para fazer inversão de marcha nem devia dar acesso à estrada para o pinhal de marrocos.Lino Escreveu:Quem vem da rotunda e quer ir para o Vale das Flores vê-se à rasca para, depois da subida, entrar ma avenida pois os carros vêm lançados da ponte... aliás, se fossem os únicos problemáticos era uma festa. Vejam os da Guarda Inglesa...
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JulesS
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Não faço ideia se nos outros países acontece este tipo de coisas.
Será que se pode chamar a isto derrapagem? uma derrapagem poderia ser um desvio ligeiro dos custos e não o triplo! isto já me parece roubo!
Deveria haver contratos de concessão de obra por um preço e pronto... a questão é que o dinheiro não é deles e no meio de tanto milhão, sobra sempre para todos..
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Será que se pode chamar a isto derrapagem? uma derrapagem poderia ser um desvio ligeiro dos custos e não o triplo! isto já me parece roubo!
Deveria haver contratos de concessão de obra por um preço e pronto... a questão é que o dinheiro não é deles e no meio de tanto milhão, sobra sempre para todos..
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gunky
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Problemas?!'!
A calha da ponte no meio de 1 curva.
Perigo de quem vem da rotunda debaixo da ponte e queira seguir para o vale das flores e encontre 1 veiculo que venha da ponte e queira ir pro pinhal de marrocos.
Convergencia de 3 para 2 faixas a saida da ponte do lado do vale das flores levando a que o pessoal da faixa do meio tenha que travar bruscamente para nao levar com os do lado esquerdo em cima.
Curva perigosa para fazer inversao de marcha, ja nem la postes colocam....
Olhem obras publicas no pais e assim....
A calha da ponte no meio de 1 curva.
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Convergencia de 3 para 2 faixas a saida da ponte do lado do vale das flores levando a que o pessoal da faixa do meio tenha que travar bruscamente para nao levar com os do lado esquerdo em cima.
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duffy
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Mas alguns desses problemas deixam de o ser se as pessoas respeitassem os limites de velocidade... se respeitarem o limite de 50 que está à saída da ponte ninguém leva postes as frente e não é preciso derrapar quando o "vizinho" do lado viu que se enganou na faixa de rodagem...gunky Escreveu:Problemas?!'!![]()
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A calha da ponte no meio de 1 curva.
Perigo de quem vem da rotunda debaixo da ponte e queira seguir para o vale das flores e encontre 1 veiculo que venha da ponte e queira ir pro pinhal de marrocos.
Convergencia de 3 para 2 faixas a saida da ponte do lado do vale das flores levando a que o pessoal da faixa do meio tenha que travar bruscamente para nao levar com os do lado esquerdo em cima.
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DaniFR
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