Freguesias de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Freguesias de Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Abri este tópico para que aqui se possam discutir assuntos relacionados apenas com as 31 freguesias do concelho.
Como primeira informação, junto a lista das páginas web das várias Juntas de Freguesia do concelho. Como a lista está incompleta, quem souber de outras pode ir completando.

Almalaguês - www.jf-almalagues.pt
Almedina - www.freguesiadealmedina.eu
Ameal - ???
Antanhol - www.freguesiadeantanhol.eu
Antuzede - www.freguesiadeantuzede.eu
Arzila - ???
Assafarge - www.freguesiadeassafarge.eu
Botão - www.freguesiadobotao.eu
Brasfemes - ???
Castelo Viegas - ???
Ceira - ???
Cernache - www.jf-cernache.pt
Eiras - ???
Lamarosa - www.freguesiadelamarosa.eu
Ribeira de Frades - www.ribeiradefrades.eu
Santa Clara - www.jfsantaclara.com
Santa Cruz - www.freguesiadesantacruz.eu
Santo António dos Olivais - www.jfsao.pt
São Bartolomeu - ???
São João do Campo - www.jf-sjcampo.com
São Martinho de Árvore - www.smarvore.net
São Martinho do Bispo - www.saomartinhodobispo.eu
São Paulo de Frades - www.saopaulodefrades.com
São Silvestre - www.freguesiadesaosilvestre.eu
Sé Nova - www.freguesiadasenova.eu
Souselas - www.freguesiadesouselas.eu
Taveiro - www.freguesiadetaveiro.eu
Torre de Vilela - ???
Torres do Mondego - www.torresdomondego.eu
Trouxemil - www.freguesiadetrouxemil.eu
Vil de Matos - www.vildematos.com

http://www.cm-coimbra.pt/imgs/100_munic ... oimbra.gif
Última edição por Ruizito em quarta-feira, 23 julho 2008 8:54, editado 1 vez no total.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Primeiro, penso que SAOlivais se deveria dividir em dois: SAO para a parte de Celas e Stº António dos Olivais, Dias da Silva, etc. e depois a Solum, Calhabé, Bairro, Vale das Flores noutra freguesia, talvez de S. José. Depois o Monte Formoso deveria ser mudado de Eiras, que fica demasiado longe e que mal nos conhece por ficar longe, para Santa Cruz, que é logo ali e com a qual, devido à paróquia, tem mais relações e há mais conhecimento da realidade do bairro...

guga_13
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 12 setembro 2006 12:52

Mensagem por guga_13 »

Eu tenho uma dúvida. Póvoa de S. Martinho pertençe a S. Martinho ou a Santa Clara?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

São martinho.

guga_13
Regular
Regular

Mensagem por guga_13 »

É que ao lado de minha casa está um terreno abandonado, cheio de silvas e afins.. e como é altura do verão a minha mãe telefonou para a junta de freguesia de s.martinho para virem limpar isto e a junta disse que este terreno pertence a santa clara :?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

entao nao sei...
porque se é povoa de sao martinho,faz sentido ser sao martinho...
mas...liguem para a de santa clara,embora me cheira q possam fazer de vós bola de ping pong.

guga_13
Regular
Regular

Mensagem por guga_13 »

Foi isso que eles disseram, que não pertencia a santa clara, que era de s. martinho.. vamos a ver quem vem cá limpar isto :)

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Há um diferendo entre S. Martinho do Bispo e Santa Clara sobre as fronteiras das freguesias mas isso é na zona dos Alqueves. Na Póvoa penso que não há dúvidas que é de S. Martinho.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Lino Escreveu:Primeiro, penso que SAOlivais se deveria dividir em dois: SAO para a parte de Celas e Stº António dos Olivais, Dias da Silva, etc. e depois a Solum, Calhabé, Bairro, Vale das Flores noutra freguesia, talvez de S. José. Depois o Monte Formoso deveria ser mudado de Eiras, que fica demasiado longe e que mal nos conhece por ficar longe, para Santa Cruz, que é logo ali e com a qual, devido à paróquia, tem mais relações e há mais conhecimento da realidade do bairro...
De facto as freguesias de Coimbra estão cheias de originalidades. O Monte Formoso pertence a Eiras, mas uma pequena parte da Adémia, muito mais longe, já pertence a Santa Cruz. Santo António dos Olivais é de facto demasiado grande e S. Bartolomeu demasiado pequeno, já para não falar nos enclaves que Taveiro e S. Paulo de Frades têm.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E uma parte do Ingote é de Eiras e a outra parte, do lado do vale de Coselhas, é de S. Paulo de Frades... :?

tcoutinho_cbr
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 22 julho 2008 16:16

Mensagem por tcoutinho_cbr »

ok ok, admito. Já conhecia este forum há muito tempo e finalmente apareceu um tópico que merecesse um comentário meu... tive que me registar.

Bem falava o Ruizito dos enclaves... é que eu vivo num desses enclaves.

Os Carregais (2 ruas e cerca de 200 pessoas) pertencem a Taveiro, mas estão no meio de Ribeira de Frades! Local onde moramos cultural e socialmente, mas temos a placa da Junta de Taveiro à entrada da ruas.

Digo mais! Tenho 20 anos e devido a estes problemas ainda não tenho cartão de eleitor, já que no meu BI tenho Taveiro; e acho que não faz muito sentido fazer o recenseamento nestas condições visto que tenho boas relações com a Junta da Ribeira, os meus pais votam cá e está-se a tentar resolver este imbróglio, esperando-se que seja para breve.

(Sem nunca esquecer que este caso está na Ass. da Republica há anos e nada se tem conseguido fazer...)

Costumo dizer na brincadeira que ainda vamos ter o titulo de Estado Independente dos Carregais - um novo principado europeu
(mais info: http://tiagocoutinhocbr.spaces.live.com ... ear%3d2007 )

Quanto a S.Paulo de Frades desconheço a situação, e a vontade dos moradores...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Há um diferendo entre S. Martinho do Bispo e Santa Clara sobre as fronteiras das freguesias mas isso é na zona dos Alqueves. Na Póvoa penso que não há dúvidas que é de S. Martinho.
é são martinho.. a zona que está (ou estava) em disputa era, como bem dizes, os alqueves.. aqui há uns tempos houve até uma situação caricata em que uma junta de freguesia foi lá colocar uma placa toponímica e depois a outra junta retirou-a e colocou no lugar uma placa sua.. mas a póvoa é são martinho, sem duvida nenhuma.. por exemplo basta ver quem financia a escola primária, que é a JF de S.Martinho..

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

já agora, um mapa com as freguesias de Coimbra que seria interessante colocar no tópico inicial.. tentei encontrar um que se sobrepusesse a um mapa tipo google maps, mas não encontrei..

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

tcoutinho_cbr Escreveu: Os Carregais (2 ruas e cerca de 200 pessoas) pertencem a Taveiro, mas estão no meio de Ribeira de Frades! Local onde moramos cultural e socialmente, mas temos a placa da Junta de Taveiro à entrada da ruas.

Digo mais! Tenho 20 anos e devido a estes problemas ainda não tenho cartão de eleitor, já que no meu BI tenho Taveiro; e acho que não faz muito sentido fazer o recenseamento nestas condições visto que tenho boas relações com a Junta da Ribeira, os meus pais votam cá e está-se a tentar resolver este imbróglio, esperando-se que seja para breve.

(Sem nunca esquecer que este caso está na Ass. da Republica há anos e nada se tem conseguido fazer...)

Costumo dizer na brincadeira que ainda vamos ter o titulo de Estado Independente dos Carregais - um novo principado europeu
(mais info: http://tiagocoutinhocbr.spaces.live.com ... ear%3d2007 )

Quanto a S.Paulo de Frades desconheço a situação, e a vontade dos moradores...
O caso de S. Paulo de Frades ainda é pior. O enclave desta freguesia é maior do que o dos Carregais e fica muito mais distante da sede de freguesia. Trata-se da zona de Santa Apolónia, encravada entre as freguesias de Eiras e Torre de Vilela e que sabe-se lá porquê pertence a S. Paulo. Existe até o caso extremo da povoação de Lôgo de Deus, que pertence a 4 freguesias (S. Paulo, Eiras, Torre de Vilela e Brasfemes).
Outro caso caricato é a freguesia de Arzila, que é tão pequena que a propria povoação sede não cabe lá, havendo uma parte da povoação já territorialmente na freguesia do Ameal.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:já agora, um mapa com as freguesias de Coimbra que seria interessante colocar no tópico inicial.. tentei encontrar um que se sobrepusesse a um mapa tipo google maps, mas não encontrei..
Já inclui o mapa no post original. Obrigado. :wink: