880.11€ de propina!!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

880.11€ de propina!!!

Mensagem por DrUnKFiSh »

cambada da ladroes, gatunos e de chupistas!!
este dinheiro vai todo para a mercedes e para a bmw para
esses ministros poderem andar a passear
em vez de andarem a fazer alguma coisa
por este pais! :evil:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yep, é um exagero brutal. E por uma coisa que, na minha opinião, devia ser gratuita. Afinal, estamos a estudar não só para melhorarmos a nossa qualidade de vida, mas também para melhorar o país. O ensino superior devia ser alvo de incentivos para as pessoas o seguirem, não de forçar quem quiser a pagar... veja-se o caso da Finlândia, em que todos os alunos possuem bolsas mensais de 300 euros por frequentarem a universidade. E vejam como está a Finlândia em relação a nós a nível económico e social... pois é... melhorar o país não passa só pela construção de auto-estradas, passa também pela educação das gerações futuras. O ensino superior devia ser um direito, não algo pelo qual temos que pagar.

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

"What's the point in education when you have to pay for the privilege?" - Manic Street Preachers

O resto da música não vem pró caso, mas acho que esta frase é mais que adequada :)

Avatar do Utilizador
Dmitry
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 0:50

Mensagem por Dmitry »

Apoio a opiniao de todos k o $$$ k nos pagamos em propinas nao é bem gasto... pk mts vezes nem vai p a nossa educacao ms p coisas k n teem nada haver.... Se nao ate k concordava c a idea de paga p melhorar a qualidade do nosso ensino... Embora nesse caso tinha k haver um forte sistema de bolsas.. pk tb tenho a nocao k ha mt gente k tem mt dificuldade de paga a propina estabelecida!

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

os politicos não estão no poder para melhorar a vida do país. estão no poder para poderem melhorar as suas próprias vidas...
quem tem 'amigos' está safo.
I just want something I can never have

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

O problema n é o pagar propinas!!!à muita gente q pode e devia pagar propinas, o melhor era voltarmos a ter propinas diferenciadas, consoante o rendimento familiar. Aí sim ia ser justo! E n me venham falar de bolsas, q isso é uma xaxada!!!Quando a ministra diz q as propinas aumentam e as bolsas também, só se for piada!!!E deixem se de manifestações, procuremos outras formas de luta, procuremos elucidar a população do que realmente se passa no ensino superior, porque grande parte das pessoas apenas pensam q n keremos ppagar propinas, e n conhecem as razões!!!! :twisted:

bébézolas
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: sábado, 13 novembro 2004 20:59

Mensagem por bébézolas »

Lion

claro k isso até nem era má ideia. com a devida fiscalização como é óbvio. pk ainda existem mtos bolseiros cujos rendimentos familiares não são apresentados por inteiro. ora, sistema de propinas diferenciado ia resultar no mesmo e muitos alunos com menos dificuldades do que outros acabariam por pagar menos propinas na mesma (porque este problema nem com toda a fiscalização do mundo vai deixar de existir). axo que a maior revolta dos estudantes nem é o ter de pagar, é o pagar e não ver o dinheiro aplicado em lugar nenhum. talvez no veiculo do reitor (k por acaso desconheço, mas k suponho seja um carrinho jeitosito - ora, também se podem fazer suposições aki certo?!) enfim, uma sala com 20 pc's para 80 alunos (fpceuc) mas que bem. palavras para kê?! axo k temos direito a ir ter aulas paras os estádios. vamos reclamar o k é nosso : ). ou então mudem a constituição, as leis, o código, sei lá. ensino gratuito?! tão mas isso é alguma anedota ou kê?! retiro-me com uma piada à bruno nogueira: esta noite vou falar do ensino gratuito... pronto, já está!
fikem bem.
bébézolas ;)

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Falemos deste assunto de modo sério e responsável.

Se os estudantes do DEIUC pagarem as propinas de todos os estudantes universitários deste país tudo se resolvia.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pois, também há a questão de onde o dinheiro das propinas é aplicado. Veja-se o caso do meu departamento... a maioria dos computadores que estão disponíveis para os alunos são os mesmos que já lá estavam quando eu entrei (e eu já vou na 5ª matrícula)... e já nessa altura estavam desactualizados. Isto em Engenharia Informática é inadmissível.

Mesmo nas próprias aulas, há certas cadeiras que são dadas em salas onde os computadores disponíveis não suportam os programas que são utilizados. Nestes casos, ou se tem portátil ou juntamo-nos a alguém com portátil. É para isto que pagamos 880 euros de propinas? Se é para termos que levar um portátil para trabalhar, então o departamento que use o dinheiro das propinas para nos fornecer um. Mas o que se passa é que portáteis só são fornecidos aos professores... que, como toda a gente sabe, são uma classe desfavorecida que precisa de todo o apoio da universidade para comprar (mais um) computador novo lá para casa :roll:.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Alunos do Reino Unido tentam vender universidade no site de leilões eBay

Alunos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, colocaram a universidade à venda no site de leilões eBay. A oferta funcionou como um acto de protesto, já que a universidade quer economizar 2,82 mil milhões de dólares eliminando os cursos de Música, Química e Italiano.

Até ontem, a oferta mais alta postada na página --que recebeu 4.000 visitas-- foi de 59 dólares.

A instituição disse que os alunos poderão terminar os seus cursos antes da extinção, mas muitos estudantes mostraram-se favoráveis aos protestos. De acordo com fontes da BBC, cerca de 130 funcionários serão demitidos caso a decisão seja realmente colocada em prática.

Fonte: truquesedicas.com
É uma forma de protesto inovadora que chamou a atenção para este problema não só das 4000 pessoas que visitaram o site, como também de todos os que leram sobre esta situação (como vocês estão a fazer agora). É algo assim que precisamos... só com manifestações não vamos lá :(.

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Alunos do Reino Unido tentam vender universidade

Mensagem por Lion »

Ora aqui está uma forma de manifestação nova....com poucos resultados p´raticos é certo, mas também q resultados têm dado as manifestações que temos feito cá em coimbra e em lisboa...nenhuma, devemos partie para outras formas de luta, e porque n aproveitar esta ideia e fazer algo parecido com a nossa universidade, de certeza que teríamos uma licitação maior lol que 59 doláres, isto porque a nossa universidae é a melhor do mundo, basta ver as condições de alguns departamentos e faculdades, se calhar até as universidades no iraque (será q existe lá alguma) têm melhores condições q a nossa!!!! Façam o leilão que a primeira licitação será minha!!! Ofereço 1 cêntimo pela nossa grande universidade...... :?: :!: :?: :!:

Avatar do Utilizador
metralha761
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 12:31
Localização: Patopolis
Contacto:

Mensagem por metralha761 »

O k aconteceria se 1 ano "niguem" se matricula-se no ensino? :twisted:

Sera k os professores trabalhavam? Eram contratados?

Como é uma ideia subreal, continuemos a pagar proprinas.
A xidade maravilhosa.
Onde anda ela :roll:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Podes ter a certeza que eram. Só para te dar um exemplo, eu tenho um professor que, este semestre, passou mais tempo a faltar às aulas que a dá-las. E continua a ser considerado dos principais do departamento e a ser pago por isso. E é para isto que pago 880 euros.

Avatar do Utilizador
metralha761
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 12:31
Localização: Patopolis
Contacto:

Mensagem por metralha761 »

Pedro Escreveu:Podes ter a certeza que eram. Só para te dar um exemplo, eu tenho um professor que, este semestre, passou mais tempo a faltar às aulas que a dá-las. E continua a ser considerado dos principais do departamento e a ser pago por isso. E é para isto que pago 880 euros.
Acho k deviam ser todos os professores assim e em todo o lado, assim criavamos uma cambada de burros, ia-se ao mercado vender e ganha-se umas massas.

Hmmm é esta a intensão da universidade? Criar burros? Penso k nao, mas pronto, ás vezes é o parece.
A xidade maravilhosa.
Onde anda ela :roll:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

É que parece-me ser esse precisamente o objectivo do governo. Em vez de apostar na educação, prefere tornar o acesso à mesma mais difícil. O objectivo é simples: a sociedade assim torna-se mais fácil de controlar. É só andar a distribuir beijos pelas feiras e encobrir os problemas com telenovelas. É o único plano a longo prazo que o governo demonstrou ter para o país :roll:.

Responder