Como subir a média a Matemática

Para professores, alunos e funcionários do ensino secundário
Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O exame de matemática pedido para efeitos de provas de ingresso tanto pode ser A como o B.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

tintomaduro Escreveu:e como é que é possivel que consigam concorrer para os mesmos cursos que os que fazem matematica A concorrem,acho tudo isto muito estranho...
É uma dúvida bastante pertinente, a qual também já tive e pelo que me foi dito, sim, é possível isso que dizes.
Mas tem um "se", isto é, quem se candidata por exemplo com Matemática B a curso que pede Matemática A, só entra depois de entrarem todos os que se candidataram com a A, a principal que é pedida. :wink:

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não sei quem te disse esse "SE", mas é mentira.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Leia Escreveu:Não sei quem te disse esse "SE", mas é mentira.
Se assim é - candidaturas com diferentes matemáticas nas mesmas condições - parece-me estranho e talvez também injusto.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Sim, as duas candidaturas concorrem de forma igual e não poderia ser de outro modo.

Quando se vê a correspondencia entre PI e exame da disciplina, pode-se ver que : A prova de ingresso numero 16, correspondente a matemática, pode ser realizada tanto atraves do exame numero 635 (mat A) ou 735(mat )

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Não podia deixar de colocar esta notícia!

Impressionante a subida da média nacional de Matemática, assim como de muitas outra disciplinas à excepção de Português.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mais do que esperado, assim como a tentativa de aproveitamente do ME, que já está a falar em melhoria global. Português deve ser o próximo a beneficiar de exames básicos... já imagino a primeira pergunta, a valer 20% do exame: "Escreva o seu nome completo".

Os alunos do 12º que se preparem para uma subida anormal nas médias da Universidade, em especial nas Engenharias... há muita gente contente agora porque ficou com boa média que vai ficar desiludida na altura das colocações.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:tentativa de aproveitamento do ME, que já está a falar em melhoria global.
Pois, já dizem que estes resultados são fruto do trabalho de alunos e professores, como se em anos anteriores não tivessem trabalhado!
Simplesmente, os exames passaram a ser bem mais acessíveis e as médias nacionais passaram de 6 ou 7 para - imagine-se - 14..! :shock: :lol:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

RuiSantos Escreveu:Não podia deixar de colocar esta notícia!

Impressionante a subida da média nacional de Matemática, assim como de muitas outra disciplinas à excepção de Português.
Pois, já se estava á espera desta noticia.

Pedro Escreveu:Os alunos do 12º que se preparem para uma subida anormal nas médias da Universidade, em especial nas Engenharias... há muita gente contente agora porque ficou com boa média que vai ficar desiludida na altura das colocações.
Esse é que é o grande problema. Fui muito lindo subir as medias nas estatisticas, mas a media de ingresso tambem vai subir.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Aproveitando este tópico,
Actualidade: Portal de Matemática apresentado em Coimbra
O “Portal de Matemática A para o Ensino Secundário”, desenvolvido pela Mediaprimer visando suportar o programa oficial da disciplina de Matemática do 10.º,11.º e 12.º anos acaba de ser apresenta em Coimbra.

Já disponível em http://www.mat.pt, a novidade foi divulgada no Instituo Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), no âmbito do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática. O acesso ao portal é totalmente gratuito tanto para alunos como para docentes.

Segundo José Carlos Teixeira, professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e director da Mediaprimer, o projecto está agora aberto a sugestões por parte das pessoas que utilizem o portal.
Campeão das Províncias

Parece-me bem! :wink:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Na Infanta Dona Maria houve 30 vintes e quase o mesmo número de 19 e 18. Eu sei que é uma escola de referência, mas também já o era quando eu lá estudei (há muitos anos) e nessa altura ter um 16 ou 17 a matemática era uma autêntica raridade. Há qualquer coisa que não bate certo, não me parece que tenham ficado assim todos tão inteligentes de repente...

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Ruizito Escreveu:Na Infanta Dona Maria houve 30 vintes e quase o mesmo número de 19 e 18
Mesmo?! :shock:
Ruizito Escreveu:Há qualquer coisa que não bate certo
Já todos sabemos o que é que não bate certo, é a tia Milu que resolveu fazer uns exames bem acessíveis, só isso!

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Será importante referir que a média da 2ª fase passou dos 14 valores da 1ª para uns não surpreendentes 8,9 valores!

Pessoalmente, tive a mesma nota em ambas as fases! :lol:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Governo quer 100% de aprovações no 9.º ano

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, revelou esta segunda-feira, em Lousada, que a sua equipa tem como objectivo, nos próximos anos, atingir os 100% de aprovações no nono ano de escolaridade.

“Não é uma utopia. Se outros países com os quais nos comparamos o fazem, Portugal também o pode fazer”, afirmou a governante, que falava à margem da cerimónia de inauguração do novo centro escolar de Nevogilde, Lousada.

Segundo Maria de Lurdes Rodrigues, Portugal começa a reunir todas as condições necessárias para atingir essa meta.

“Os nossos alunos não são menos inteligentes, os nossos professores não são menos preparados, as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores. Portanto, com todas as condições, não é uma utopia, é mesmo uma meta para cumprir”, sustentou a ministra.

Fonte: Correio da Manhã
Tendo em conta o modo criminoso como subiram a média de Matemática, dá para ter uma ideia de como pretendem atingir este objectivo. O próximo passo deve ser atribuir doutoramentos à nascença: sobe-se o nível de escolaridade da população, conseguem-se estatísticas brutais e poupa-se dinheiro na educação.

É absurdo o que esta ministra está a fazer. Fala em melhoria de condições, mas onde é que estão? São os portáteis mágicos, quando há escolas que nem equipamento básico (como réguas e esquadros para escrever no quadro) têm em número suficiente? Ou será que devemos acreditar que é o aumento do número de alunos por turma que serve para criar melhores condições para os professores trabalharem? Actualmente cada turma deve ter um mínimo de 24 alunos, excepto se a escola conseguir "desencantar" um aluno com necessidades educativas especiais que possa usar para reduzir esse número... há turmas com 28 a 30 alunos, o que acaba por prejudicá-los grandemente - tudo para poupar onde nunca deveriam poupar e gastar em idiotices.

Ou será que este objectivo passa pelos "cursos mágicos" onde se tem de fazer tudo para passar o aluno? Ou a intenção de ligar a avaliação do professor ao número de reprovações, para os forçar a dar positivas a torto e a direito se querem progredir na carreira? São essas as condições? As asneiras que estão a ser feitas agora vão ser sentidas durante, pelo menos, uma geração... resta esperar que não sejam demasiadas e possam ser corrigidas a tempo de não enterrar ainda mais o país.

Avatar do Utilizador
meditas
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: quarta-feira, 23 janeiro 2008 19:59

Mensagem por meditas »

isso de subir as medias de matematica foi como se diz na giria "deitar areia pros olhos"... fazem exames para meninos da primaria e ta feito...
se eu tivesse feito este exame e nao o que fiz ha uns anos nao tinha tido so 10 de certeza... o ministerio da educaçao fez isto pra que a malta se esqueça de outros erros que cometem!"

Responder