eu estive lá,Com um investimento total de 263.645 euros, a creche, que deve estar concluída em 2009
A primeira pedra da futura Creche de Ceira foi ontem colocada por Carlos Encarnação. O edifício, que vai acolher 33 crianças (oito no berçário, 10 de um ano e 15 de dois anos) da freguesia, com idades entre os três meses e os três anos, está orçado em 211.645 euros, enquanto os arranjos exteriores rondam os 52 mil euros. Pensada pela Celium - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a creche, que se distribui por dois pisos, vai ficar ao lado do jardim-de-infância, anexo ao edifício da Celium, onde funciona o centro de dia.
O terreno foi cedido pela Câmara Municipal de Coimbra, com o direito de superfície adjudicado por um período de 40 anos, renovável por sucessivos períodos de 20 anos. Apoiada pelo Programa Pares do Ministério do Trabalho e da Segurança Social com 147.500 euros, a creche vai receber 21.164,50 euros da Junta de Freguesia de Ceira e 50 mil euros da autarquia, que também fez o projecto, ficando a Celium responsável pela verba em falta, pelo que espera contar com a colaboração da população.
Segundo Horácio Santiago, presidente da Celium, o início das obras está idealizado para «muito curto prazo», enquanto a conclusão está prevista para «entre o final do primeiro e o início do segundo trimestre de 2009». Assim que estiver concluída, «a creche iniciará logo a sua actividade, estando para tal previsto o apoio da Segurança Social». De seguida, Santiago lembrou que «todas as ajudas são poucas», assim como reconheceu que «estas obras faziam falta».
Após manifestar o desejo de que a colocação da primeira pedra da Creche de Ceira «seja a primeira obra da segunda fase da Celium», o presidente anunciou já ter «terreno para o lar de idosos». Um projecto que, no entanto, vai ficar adiado «mais algum tempo», uma vez que, admitiu, «não temos capacidade logística e financeira para andar com duas obras ao mesmo tempo».
Carlos Encarnação informou os presentes que, «amanhã [hoje], vou levar à reunião de Câmara, como me tinha comprometido, um apoio de 50 mil euros para esta obra», manifestando vontade que a creche esteja «concluída o mais rapidamente possível», antes de sublinhar o «conjunto invejável para qualquer freguesia de Coimbra», formado por jardim-de-infância, creche, junta de freguesia, centro de saúde e via central de Ceira, que vai ficar concentrado no mesmo local em Ceira.
«É uma das muitas creches que temos de fazer em Coimbra, que não tem equipamentos destes suficientes», assegurou Encarnação, que, de seguida, divulgou: «Vamos colocar a concurso sete terrenos, em Coimbra, para que IPSS’s construam creches». Antes de terminar, o autarca aproveitou a presença em Ceira para comunicar que «a nova Ponte da Longra está já concursada em concepção/construção»
Avô pela
terceira vez
“banhado” por
chuva benta
Apesar de ter sido, no sábado, avô pela terceira vez e de toda a família estar em Lisboa, Carlos Encarnação não faltou ao compromisso assumido. Depois de descer ao buraco para colocar a primeira pedra, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra foi “banhado” por uma chuva que chegou, segundo os populares, «para abençoar mesmo» a futura creche. Poucos instantes antes, o monsenhor Joaquim Ferreira da Cunha, pároco da freguesia de Ceira, já tinha benzido o local.
http://www.diariocoimbra.pt/18720.htm
é uma grande obra para a freguesia que já fazia falta





