Já tenho visto na FNAC, pelo menos.
Glicerina
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
kortese
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20
Não é estranho... Que mania de mandar bitaites quando não se domina um assunto.
Sei de fonte segura que a mariarita é engenheira química (tb eu o sou) e basta uma pesquisa rápida na wikipedia para encontrar a explicação da reacção de saponificação que origina o sabão.
Ácido graxo -> Ácido gordo -> Abundante em óleos vegetais, e a maneira mais económica de obter o produto é reciclando algo que já se usou em casa mas que não se sabe que destino lhe dar. Os cheiros das frituras desaparecem com as reacções que ocorrem e com a adição de essencia.
Sei de fonte segura que a mariarita é engenheira química (tb eu o sou) e basta uma pesquisa rápida na wikipedia para encontrar a explicação da reacção de saponificação que origina o sabão.
Hidróxido de sódio -> Soda cáusticaO sabão e o sabonete são utilizados para a higiene pessoal e lavar determinados objetos. São encontrados em tabletes, em pó ou em cremes. Em sentido restrito, existe uma grande diferença entre sabão, um detergente e um sabonete.
O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e algum ácido graxo. Esta reação é denominada saponificação. O ácido graxo pode ser de origens vegetal ou animal.
O sabão ou sabonete é solúvel em água e, por suas propriedades detergentes, é usado para lavar.
O mais comum de todos é o sabão de sódio. O que é praticamente neutro, que contém glicerina, óleos, perfumes e corantes, é o sabonete.
Há também o sabão de lavandaria, usado para lavar roupas, o sabão Azul e Branco é o tradicional sabão português utilizado na lavagem de roupas.
Ácido graxo -> Ácido gordo -> Abundante em óleos vegetais, e a maneira mais económica de obter o produto é reciclando algo que já se usou em casa mas que não se sabe que destino lhe dar. Os cheiros das frituras desaparecem com as reacções que ocorrem e com a adição de essencia.
-
{mineirinha}
- Lendário

Eu ainda era para responder: "reciclagem gente.."
mas...contive-me pois já sei que tudo ia rodar à base do "isto é estranho"
Foi como disse, todas as receitas que vi na internet de sabonete tinham soda caustica...
a que nao tem é exactamente a que quero fazer...esta:
Material
* 150 gramas de glicerina branca
* 10 ml. de essência de banana
* 10 ml. de hidratante de aveia
* 3 colheres (sopa) de aveia
* 1 panela de ágata
* 1 fôrma de silicone para sabonete especial
* 1 colher
Como Fazer sabonete
* Com a faca, pique 150 gramas de glicerina branca.
* Coloque a glicerina na panela de ágata e sem mexer muito, leve ao fogo baixo. Quando a glicerina atingir o estado líquido, retire do fogo.
* Acrescente as 3 colheres de aveia e mexa.
* Depois de misturado, coloque 10 ml. de essência de banana e os 10 ml. de hidratante de aveia, mexa novamente até obter uma consistência de mingau.
* Despeje na fôrma e espera secar.
* Depois que estiver fria, desenforme.
Foi praticamente a unica que não tinha soda e me pareceu rapida e simples.
mas...contive-me pois já sei que tudo ia rodar à base do "isto é estranho"
Foi como disse, todas as receitas que vi na internet de sabonete tinham soda caustica...
a que nao tem é exactamente a que quero fazer...esta:
Material
* 150 gramas de glicerina branca
* 10 ml. de essência de banana
* 10 ml. de hidratante de aveia
* 3 colheres (sopa) de aveia
* 1 panela de ágata
* 1 fôrma de silicone para sabonete especial
* 1 colher
Como Fazer sabonete
* Com a faca, pique 150 gramas de glicerina branca.
* Coloque a glicerina na panela de ágata e sem mexer muito, leve ao fogo baixo. Quando a glicerina atingir o estado líquido, retire do fogo.
* Acrescente as 3 colheres de aveia e mexa.
* Depois de misturado, coloque 10 ml. de essência de banana e os 10 ml. de hidratante de aveia, mexa novamente até obter uma consistência de mingau.
* Despeje na fôrma e espera secar.
* Depois que estiver fria, desenforme.
Foi praticamente a unica que não tinha soda e me pareceu rapida e simples.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
{mineirinha}
- Lendário

é a herança da agata
haha tou a brincar
sao panelas de vidro.
http://www.wiki2buy.com.br/images/0/04/Vidro.jpg
eu aqui em portugal ainda não as vi,mas provavelmente existe. devem é ser caras.
Eu tenho um conjunto dessas panelas.
sao panelas de vidro.
http://www.wiki2buy.com.br/images/0/04/Vidro.jpg
eu aqui em portugal ainda não as vi,mas provavelmente existe. devem é ser caras.
Eu tenho um conjunto dessas panelas.
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
{mineirinha}
- Lendário

-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
-
{mineirinha}
- Lendário

-
sophia
- Estreante

- Registado: domingo, 07 setembro 2008 12:29
glicerina para sabonete
Embora já tenha passado imenso tempo desde que levantaste esta questão, só agora me deparei com ela e posso dar-te algumas respostas, porque eu própria me fartei de pesquisar sobre o mesmo assunto - a glicerina sólida, necessária para fazer sabonetes, já não existe à venda nas nem nas farmácias nem nas drogarias de Coimbra. Para encontrar este produto tive de recorrer à internet, e acabei por descobrir uma loja em Lisboa, na baixa, onde a vendem, que se chama Serranofil. Também têm corantes e aromas e é possível fazer a compra pela net, por telefone ou pessoalmente. Há outros sites em Portugal que também vendem. Se conheceres alguém que vá ao Brasil, então tanto melhor, é o sítio onde se encontra uma maior variedade de qualidades de glicerina, moldes, e todo o tipo de materiais necessários. Quanto à questão do óleo com a soda cáustica, bem, é a forma centenária de fazer sabão... nem sei qual é o espanto. Mas o uso da glicerina resulta de facto em sabonetes bonitos e de grande qualidade, isto quando os ingredientes utilizados também o são, claro. Para isso, também é necessário fazer muita pesquisa antes de começar a trabalhar e, é óbvio, fazer algum investimento. Boa sorte.