Licenciaturas em 3 anos?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Licenciaturas em 3 anos?

Mensagem por Pedro »

Ministro quer novos graus em 2006/2007

Mariano Gago quer que a proposta seja aprovada em Maio no Parlamento, para que as instituições tenham depois tempo para adoptar o sistema de Bolonha. Outro objectivo passa por reconhecer competências profissionais no acesso ao superior.

O Conselho de Ministros analisou na quinta-feira uma proposta de revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo.

O documento apresenta um plano de estudos compatível com as directivas de Bolonha. A licenciatura será conseguida com um primeiro ciclo de seis ou oito semestres (três ou quatro anos). Os outros dois ciclos permitem a obtenção de mestrado e doutoramento.

O ministério pretende ainda que os politécnicos possam passar a leccionar mestrados, mas veda a possibilidade de conferir o grau de doutor.

Outra das novidades passa pelo reconhecimento de competências profissionais, à semelhança do que é feito para o 9º e 12º ano. Esta experiência poderá, assim, servir para o acesso ao ensino superior e conclusão de graus académicos.

Fonte: A Cabra
Licenciaturas em 4 anos ainda entendo... mas licenciaturas em 3 anos? :shock: Doutoramentos em 5 anos? Basicamente, isto significa que, daqui a uns anos, quem saír da Universidade com os mesmos conhecimentos que eu tem um doutoramento, enquanto que eu fico apenas com a licenciatura. Acho que estamos a caminhar na direcção errada... a menos que estejam a planear um sistema qualquer de equivalências (o que não me parece ser o caso), daqui a 10 anos o mercado de trabalho será uma confusão brutal e um terror para os recém-licenciados (muitas empresas irão preferir apostar num licenciado de 5 anos do que num de 3, por exemplo).

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Sabes, muitas das universidades europeias estão a seguir esse esquema. Nós não podemos ser os únicos a mantermo-nos tradicionalistas sob pena de ficarmos mais uma vez para trás.

Quanto a serem preferidos gajos de licenciaturas de 5 anos.. nah, não concordo. Quere-se é pessoal novo, que saiba umas coisas e queira aprender outras, mas de acordo com o que eles ensinarem. Eles nas empresas e que vao completar a tua formação. Pelo menos era assim que devia ser. De certa forma pode ter algumas vantagens...
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

mustiness Escreveu:Sabes, muitas das universidades europeias estão a seguir esse esquema. Nós não podemos ser os únicos a mantermo-nos tradicionalistas sob pena de ficarmos mais uma vez para trás.
Então têm que arranjar maneira disto não criar uma divisão entre classes, o tal sistema de equivalências que eu mencionei. Porque eu não estou a ver as licenciaturas a adaptarem-se tão facilmente como isso e o mais provável é que o nível de conhecimentos de um dos novos licenciados de 3 anos passe a ser equivalente ao dos bacharéis. Afinal, ou aumentam o número de cadeiras por semestre brutalmente (o que é mau) ou diminuem o número de cadeiras que os alunos têm (o que coloca os anteriores licenciados acima deles).
mustiness Escreveu:Quanto a serem preferidos gajos de licenciaturas de 5 anos.. nah, não concordo. Quere-se é pessoal novo, que saiba umas coisas e queira aprender outras, mas de acordo com o que eles ensinarem. Eles nas empresas e que vao completar a tua formação. Pelo menos era assim que devia ser. De certa forma pode ter algumas vantagens...
O ponto que referi anteriormente é o motivo pelo qual eu penso que essa preferência vai existir. Dois anos em cinco fazem muita diferença, estamos a falar de 40% do curso, não é propriamente uma ou duas cadeiras a menos. Um licenciado de 5 anos terá aprendido muito mais que um de 3 anos, se o curso for o mesmo. Perante isto, a empresa irá optar pelo de 5 anos ou pagar menos ao de 3 com a desculpa de "não estar tão bem preparado como o outro". Ou fazem esta transição com muito cuidado ou vão levantar bastantes problemas...

[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

Pelo que ouvi falar e li...não é como estão a dizer...
os 3 anos ou 4 vão corresponder a bachareis...o termo Licenciatura vai desaparecer e vai equivaler a Doutoramento...que é quando completam o segundo ciclo de 1-2 anos :s

Pelo menos foi o que percebi da informação que me chegou...
Eu sou eu...tu és tu!

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

[^spoon^] Escreveu:o termo Licenciatura vai desaparecer e vai equivaler a Doutoramento...que é quando completam o segundo ciclo de 1-2 anos :s
Tenho a sensação de que vai corresponder a Mestrado... de resto, penso que estás certo.

[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

keine Engel Escreveu:
[^spoon^] Escreveu:o termo Licenciatura vai desaparecer e vai equivaler a Doutoramento...que é quando completam o segundo ciclo de 1-2 anos :s
Tenho a sensação de que vai corresponder a Mestrado... de resto, penso que estás certo.
Era isso que queria dizer...
Obrigado pela correcção :wink:
Eu sou eu...tu és tu!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Agora em Portugal os Politécnicos vão poder dar Mestrados, e poderão ser complementados à formação inicial. Acabam os bacharelatos e começa a estrutura licenciatura + mestrado. :)
Poderiam era melhorar as escolas e os cursos também, e abrir vagas e baixar algumas médias de alguns cursos, e subir outras.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
babsie
Estreante
Estreante
Mensagens: 15
Registado: sábado, 28 maio 2005 15:02
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por babsie »

Pedro, em 5 anos nao tens um doutoramento mas sim um mestrado! e sim, concordo em grande parte com a declaração de bolonha, já que vem trazer uma maior homogeneização do sistema portugues comparativamente ao sistema europeu! afinal de contas...o politécnico é que tinha razão!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
bAbSiE
Imagem

Sandra
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: domingo, 29 maio 2005 3:42
Localização: Coimbra

Mensagem por Sandra »

Oi

Tenho uma dúvida, que equivalência tem um licenciado do antigo plano, depois no novo? Pois se deixa de haver Licenciatura e se trabalha para o Mestrado, vamos precisar á mesma realizar o Mestrado em dois anos? Isso seria injusto, tem que haver algum tipo de equivalência.
Sandra Monteiro

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

O licenciado em 4 ou 5 anos passa a Mestre de Bolonha. Nome todo pomposo... :D
Hear this noisy silence...
Imagem

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

SilentNoise Escreveu:O licenciado em 4 ou 5 anos passa a Mestre de Bolonha. Nome todo pomposo... :D
E depois já tenho estatuto para fazer massa á bolonhesa? 8)
fear the beer

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Está cientificamente comprovado que os estudantes tornam-se uns verdadeiros creativos da culinária... :lol:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Bem... só o pedro é que nao foi na cantiga do bandido?

Nao centrem a discussao da declaracao de bolonha em conhecimento ou competencia. Centrem-na em dinheiro que é disso que se trata. A europa está a deixar-se perverter-se por valores completamente mercantilistas e economicistas para deixar de parte os importantes valores sociais que sempre a caracterizaram.

O ebjectivo basicamente é poupar dinheiro. Isto tudo só vai trazer mais igualdades sociais. Se hoje estuda quem tem possibilidades, chegando bolonha vai ser pior. Os tres anos, que nao vao servir para coisa nenhuma continuam com o actual modelo de financiamento, quem quiser ter um grau academico superior em condicoes vai ter que pagar uma fortuna para o poder frequentar.

Para alem do mais, praticamente todos os institutos oferecem licenciaturas, o bacharel passou à historia. Que sentido faz agora depois do esforco feito pelos politecnicos estar a voltar atrás?

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Ainda bem que medicina ,farmácia e arquitectura escapam a este regime de capitalismo bolonhês..

Para que Portugal se adapte a este regime..muitas transformações educacionais e sociais são necessárias!

Porque não se esqueçam..no Norte da Europa quando alguém pretende entrar na Universidade, já trabalhou por fora..e já tem na bagageira uma experiencia profissional, para além de a maioria ser independente e de receber subsidios estatais para o ser! Não havendo portanto problemas para o pagamento dos estudos..

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

O que está em causa em Bolonha não é só os graus.

Existe alguma flexibilidade nos graus

:arrow: 2,5 anos ou 3 anos para Bacharelato (no estrangeiro o BcS)
:arrow: 1,5 anos ou 2 anos para Mestrado (no estrangeiro o Masters)

No entanto os próprios cursos serão remodelados... em principio e falando do caso que conheço (Eng. Informática) as aulas estritamente teóricas vão desaparecer em maior parte das disciplinas.
A avaliação vai ter uma componente contínua cada vez maior com mais aulas de acompanhamento (as práticas ou teorico-práticas) e os professores vão supostamente CORRIGIR (mostrar os erros, mostrar como devia fazer) dos trabalhos que enviam para fazer.

Também os trabalhos que se fazem fora da Universidade vão contar com créditos para se concluir os anos e no final do curso o aluno vai ter um Curriculum do Curso detalhado para demonstrar o que aprendeu.
Também cada disciplina vai ter um ranking comparativo onde serão distinguidos, num modelo ainda a ser aprovado, os 5% melhores alunos dos ultimos dois anos na disciplina, dps os 20% etc... com notas como por exemplo de 1 a 5 (5 para os 5% melhores, 4 para os 20% melhores - sem contar com os 5% - etc), sendo que desta forma se pode ter uma comparação relativa pois todos sabemos que um 17 de hj numa cadeira pode equivaler a um 12 de há 5 anos, devido à exigência dos professores mudar.



Também no final do Bacharelato (que se pode continuar a chamar licenciantura... ainda não se sabe) vai-se logo ter o estágio e poder-se-á dps continuar para o Mestrado ou ir logo para o mercado de trabalho. (apesar de haver aqui o 'problema' de poder ter que haver novo processo de candidatura semelhante ao que se faz para entrar na Univ... isso ainda é uma área mt cinzenta onde não há nada de concreto, mas é bom que seja discutido mt bem).


Bolonha é praticamente o que existe em paises como a Dinamarca, Suécia,etc... se bem que na Suécia não se pagam propinas *cough* *cough*. A meu ver é um bom projecto, se for levado com seriedade em vez de apenas como mais uma desculpa de se desinvestir na educação e passar as despesas ainda mais para os alunos e as suas familias... afinal são esses alunos que vão ser o futuro do país e o país tem todo o interesse que saiam bem formados, vão pagar as suas propinas dps ao melhorar o país para todos.



No entanto bolonha não pode ser, para nós em Portugal, apenas o ensino superior... tem que começar no básico e ir por ai a cima. Alterar pedagogias (ou ENSINAR os professores métodos pedagógicos), rever a que matérias se dão quando, quem dá as matérias, etc....

Responder