Novas Oportunidades

Para professores, alunos e funcionários do ensino secundário
Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Realeza Escreveu:Estou achar isto uma palhaçada de primeira, chegamos ao ponto que ninguém se entende. Devia estar muito à frente e não estou por certos professores andarem a brincar em serviço.

É isto que querem para alternativa para o ensino :?: EU NÃO :!:
Queres desenvolver?
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Ali não há português, matemática, ciências, entre outros. Há trabalhos de diversas coisas relacionados com a vida e essas pessoas tem um tempo limitado de 3semanas, para fazer, mostrar, corrigir e entregar, ao fim desse tempo expira e passa obrigatório para outro tema. Sendo assim eu ando muito atrasado por andarem arrastar o mesmo trabalho desde Fevereiro até agora.

DJGaVVA
Regular
Regular
Mensagens: 143
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 20:11
Localização: Kapital

oi

Mensagem por DJGaVVA »

gostava de saber qual a idade minima para as novas opurtunidades...e depois se podemos concorrer a universidade com aqueles exames especiais, aos maiores de 23?
gostava de obter uma resposta o mais breve possível.
obrigado
cumprimentos
---DJ GaVVA,dj irreverente---

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Re: oi

Mensagem por Realeza »

DJGaVVA Escreveu:gostava de saber qual a idade minima para as novas opurtunidades...e depois se podemos concorrer a universidade com aqueles exames especiais, aos maiores de 23?
gostava de obter uma resposta o mais breve possível.
obrigado
cumprimentos
Não tem limite de idade, já que isto vai se extender até à primária. Podes concorrer depois à Universidade através desses programa de maiores 23.

smco
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: terça-feira, 03 junho 2008 17:57
Localização: Coimbra

Re: oi

Mensagem por smco »

DJGaVVA Escreveu:gostava de saber qual a idade minima para as novas opurtunidades...e depois se podemos concorrer a universidade com aqueles exames especiais, aos maiores de 23?
gostava de obter uma resposta o mais breve possível.
obrigado
cumprimentos
Para poderes aceder ao Programa Novas Oportunidades tens que ter no mínimo 18 anos.
Se tiveres menos de 25 anos tens que ter frequentado o ensino secundário há mais de três anos e tens de ter no mínimo 3 anos de experiência profissional..
E sim, podes concorrer à universidade se fizeres os exames p/maiores de 23..

smco
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: terça-feira, 03 junho 2008 17:57
Localização: Coimbra

Mensagem por smco »

Realeza Escreveu:Ali não há português, matemática, ciências, entre outros. Há trabalhos de diversas coisas relacionados com a vida e essas pessoas tem um tempo limitado de 3semanas, para fazer, mostrar, corrigir e entregar, ao fim desse tempo expira e passa obrigatório para outro tema. Sendo assim eu ando muito atrasado por andarem arrastar o mesmo trabalho desde Fevereiro até agora.
Realeza, se não é indiscrição em que CNO estás?
Cada CNO tem a sua metodologia.. eu estive a estagiar num CNO cá em Coimbra e cada adulto faz os trabalhos a seu ritmo, ou seja, tem o tempo que quiser para fazer cada trabalho..
Normalmente, cada adulto, de 15 em 15 dias, vem mostrar o que fez e os profissionais/formadores, dão sugestões a fim de melhorar o trabalho..
Não expira.. os trabalhos podem ser melhorados ao longo do processo.
Nós pedimos aos adultos para escreverem a sua história de vida tendo em atenção os temas do referencial de competências.. ou seja, estipulam um certo número de episódios de vida (acontecimentos marcantes) para cada fase de vida: infância, adolescência, adultez e depois têm que relacionar esses mesmos episódios de vida com os temas do referencial.. os temas nunca são tratados à parte da história de vida..
Mas tal como referi acima, cada centro tem o seu método.. o referencial é a base...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

smco Escreveu:
Realeza Escreveu:Ali não há português, matemática, ciências, entre outros. Há trabalhos de diversas coisas relacionados com a vida e essas pessoas tem um tempo limitado de 3semanas, para fazer, mostrar, corrigir e entregar, ao fim desse tempo expira e passa obrigatório para outro tema. Sendo assim eu ando muito atrasado por andarem arrastar o mesmo trabalho desde Fevereiro até agora.
Realeza, se não é indiscrição em que CNO estás?
Cada CNO tem a sua metodologia.. eu estive a estagiar num CNO cá em Coimbra e cada adulto faz os trabalhos a seu ritmo, ou seja, tem o tempo que quiser para fazer cada trabalho..
Normalmente, cada adulto, de 15 em 15 dias, vem mostrar o que fez e os profissionais/formadores, dão sugestões a fim de melhorar o trabalho..
Não expira.. os trabalhos podem ser melhorados ao longo do processo.
Nós pedimos aos adultos para escreverem a sua história de vida tendo em atenção os temas do referencial de competências.. ou seja, estipulam um certo número de episódios de vida (acontecimentos marcantes) para cada fase de vida: infância, adolescência, adultez e depois têm que relacionar esses mesmos episódios de vida com os temas do referencial.. os temas nunca são tratados à parte da história de vida..
Mas tal como referi acima, cada centro tem o seu método.. o referencial é a base...
Então estagiaste mal, porque em todo o lado o método é o mesmo só muda as moscas e as mentalidades delas. Um trabalho tem prazo e é para ser feito dentro dos prazos, fora deles só as anotações que os professores deixa para melhorias, mas antes disso tenho de estar a trabalhar outro. Cada DR tem a duração de 16 tempos isto vai dar duas semanas e meia e não 2meses como se andou sem ninguém saber às quantas andavam, sem saber fazer o quê.

A CLC tinha 11 competências, CP 11 competências STC 12 competências, para Setembro vou deixar 4 a CLC, 6 a STC e a CP que os professores são uns calões de primeira só permitiram fazer 4, trabalhei sempre ao mesmo ritmo.

O que tu está a dizer é processo RVCC isso fiz primeiro antes de passar para o EFA Secundário e não tenho 3anos de experiência profissional, nem frequentei 3anos de secundário e não é preciso ter 18anos para frequentar já que as novas oportunidades chegou ao 7ºano e prevê-se chegar à primária, pobres crinaças.

smco
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: terça-feira, 03 junho 2008 17:57
Localização: Coimbra

Re: oi

Mensagem por smco »

smco Escreveu:
DJGaVVA Escreveu:gostava de saber qual a idade minima para as novas opurtunidades...e depois se podemos concorrer a universidade com aqueles exames especiais, aos maiores de 23?
gostava de obter uma resposta o mais breve possível.
obrigado
cumprimentos
Para poderes aceder ao Programa Novas Oportunidades tens que ter no mínimo 18 anos.
Se tiveres menos de 25 anos tens que ter frequentado o ensino secundário há mais de três anos e tens de ter no mínimo 3 anos de experiência profissional..
E sim, podes concorrer à universidade se fizeres os exames p/maiores de 23..
Peço desculpa, há pouco informei-o mal.. para poder aceder ao Novas Oportunidades, e se tiver menos de 25 de anos, tens que ter no minimo 3 anos de experiência profissional OU ter frequentado há mais de 3 anos o ensino secundário..

As minhas desculpas

smco
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: terça-feira, 03 junho 2008 17:57
Localização: Coimbra

Mensagem por smco »

Realeza Escreveu:
smco Escreveu:
Realeza Escreveu:Ali não há português, matemática, ciências, entre outros. Há trabalhos de diversas coisas relacionados com a vida e essas pessoas tem um tempo limitado de 3semanas, para fazer, mostrar, corrigir e entregar, ao fim desse tempo expira e passa obrigatório para outro tema. Sendo assim eu ando muito atrasado por andarem arrastar o mesmo trabalho desde Fevereiro até agora.
Realeza, se não é indiscrição em que CNO estás?
Cada CNO tem a sua metodologia.. eu estive a estagiar num CNO cá em Coimbra e cada adulto faz os trabalhos a seu ritmo, ou seja, tem o tempo que quiser para fazer cada trabalho..
Normalmente, cada adulto, de 15 em 15 dias, vem mostrar o que fez e os profissionais/formadores, dão sugestões a fim de melhorar o trabalho..
Não expira.. os trabalhos podem ser melhorados ao longo do processo.
Nós pedimos aos adultos para escreverem a sua história de vida tendo em atenção os temas do referencial de competências.. ou seja, estipulam um certo número de episódios de vida (acontecimentos marcantes) para cada fase de vida: infância, adolescência, adultez e depois têm que relacionar esses mesmos episódios de vida com os temas do referencial.. os temas nunca são tratados à parte da história de vida..
Mas tal como referi acima, cada centro tem o seu método.. o referencial é a base...
Então estagiaste mal, porque em todo o lado o método é o mesmo só muda as moscas e as mentalidades delas. Um trabalho tem prazo e é para ser feito dentro dos prazos, fora deles só as anotações que os professores deixa para melhorias, mas antes disso tenho de estar a trabalhar outro. Cada DR tem a duração de 16 tempos isto vai dar duas semanas e meia e não 2meses como se andou sem ninguém saber às quantas andavam, sem saber fazer o quê.

A CLC tinha 11 competências, CP 11 competências STC 12 competências, para Setembro vou deixar 4 a CLC, 6 a STC e a CP que os professores são uns calões de primeira só permitiram fazer 4, trabalhei sempre ao mesmo ritmo.

O que tu está a dizer é processo RVCC isso fiz primeiro antes de passar para o EFA Secundário e não tenho 3anos de experiência profissional, nem frequentei 3anos de secundário e não é preciso ter 18anos para frequentar já que as novas oportunidades chegou ao 7ºano e prevê-se chegar à primária, pobres crinaças.
Estagiei mal????? Mas que bases tem o senhor para dizer uma coisa dessas?????
Em primeiro lugar, devo dizer-lhe que as pessoas que o estão a ajudar no processo são formadores e não professores. Tal como está a frequentar sessões de reconhecimento e não aulas. Não está no ensino.
Em segundo lugar e tal como referi no post anterior, enganei-me a dar a informação e por tal, peço desculpa.
Mas relativamente à idade mínima para aceder ao Programa Novas Oportunidades, não me enganei.. é de facto 18 anos.
Os alunos do 7º, 8º e 9º ano têm agora oportunidade tal como os alunos do 10º, 11º e 12º de ter acesso ao e-escola. É uma iniciativa que pretende desenvolver a sociedade de informação, permitindo condições excepcionais de aquisição de um computador portátil com acesso Banda Larga.
O e-escola está dividido em 3: e-escola (para os alunos do 7º a 12º ano), e-professor (todos os docentes que exerçam a sua actividade profissional na educação pré-escolar, no ensino básico e secundário e e-oportunidades para pessoas como o senhor, inscritos no programa Novas Oportunidades.
Acha normal que os alunos do 7ºano tivessem acesso ao Novas Oportunidades???!!!!???? RVCC- Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências resultantes da experiência que a pessoa adquiriu em diferentes contextos ao longo da sua vida... Que competências tem uma criança de 13 anos???

Eu trabalhei no processo RVCC Secundário e uma coisa lhe garanto, os métodos utilizados são diferentes de centro para centro;
Porque foi encaminhado para EFA Secundário?

Sugiro para consulta:

www.novasoportunidades.gov.pt
www.eescola.pt

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Se eu acho, sincerimente acho como vai acontecer, eu fiz uma separação das minhas idades todas e as experiências que tive. Eu com 13anos já tinha algumas competências e voçê também, não se lembra tal como eu à medida que ou fazendo competências e lembrando de coisas que já não me lembrava.

Eu inscrevi num simples curso profissional na brotero, passado três semanas mandaram uma carta a dizer que tinha passado para RVCC das Novas Oportunidades cada vez ia às sessões diziam "quanto mais fizerem, menos têm de fazer depois nos EFA Secundário".

Eu tenho um curso de formação profissional, tirado numa empresa ou seja é totalmente prático e é, mais vantajoso que qualquer desses da brotero já que é teórica e prática nem vê-la, e eu só pretendo o 12ºano e não escolhi um curso profissional porque para ter igual não vale a pena.

FilipePT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 21:26

Re: Novas Oportunidades

Mensagem por FilipePT »

Alguem sabe como esta a situaçao da snovas oportunidades?

Alguem frequenta?

Por motivos pessoais tive de deixar os estudos para tras, e agora estou a pensar concluir o 12º ano.

Alguem tem experiencias recentes neste programa?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Re: Novas Oportunidades

Mensagem por Realeza »

Do pouco conhecimento que tenho atualmente, é tudo à base de fichas formativas com os 4 módulos (DR) de cada tema, tens de informar, sobre a tua situação pois é diferente de pessoa para pessoa.

Responder