A educação (ou falta dela)

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Está fantástico... como uma pessoa muda de corrente de pensamento em tão pouco tempo ultrapassa-me...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Infelizmente e por muitas desculpas que se procurem arranjar, o problema dos alunos na escola é consequência dos problemas dos alunos em casa. Eu não acredito naquela história de crianças e jovens que são uns santinhos em casa e depois são uns vândalos na escola. Muitos dos comportamentos revelados na sala de aula têm a ver com a falta de acompanhamento dos pais em casa, o facilitismo de achar que os seus filhos são exemplares, que a culpa é sempre dos outros, da televisão, da internet etc.
Quando eu andava no liceu se chegasse a casa tendo tido uma falta disciplinar, a primeira coisa que me acontecia era logo levar um tabefe e depois ficar de castigo. Até podia mais tarde provar-se que eu era inocente, mas o castigo já ninguém mo tirava. Agora se um aluno chega a casa com uma falta, no dia seguinte os pais vão à escola ameaçar os professores...
Sabem o que eu acho? Quem devia apanhar umas boas palmadas não eram as criancinhas, eram os paizinhos delas!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

É falta de melhor educação informal, com falta de regras básicas pelos outros. E depois há as séries em que é tudo simples e fácil e os alguns alunos confundem ficção com realidade.

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 14 dezembro 2007 14:16

Mensagem por *estrelinha* »

Violência escolar: Aluno apertou pescoço a professora que o advertiu para parar de pontapear porta
18 de Abril de 2008, 17:04

Castanheira de Pêra, Leiria, 18 Abr (Lusa) - Um rapaz de 12 anos apertou o pescoço a uma professora de Matemática na escola Bissaya Barreto, em Castanheira de Pêra, depois de a docente o ter advertido para parar de dar pontapés numa porta.

De acordo com uma fonte da escola básica do segundo e terceiro ciclo Bissaya Barreto, o incidente ocorreu cerca das 13:10 de quinta-feira, quando a docente de matemática foi para a sala dar uma aula de substituição de informática.

O aluno foi advertido porque estava a pontapear uma porta, disse a fonte.

A professora advertiu o jovem, que provém de uma família desestruturada e apresenta sinais de hiperactividade, e este reagiu apertando-lhe o pescoço, injuriando-a e tentando dar-lhe um pontapé na face.

Segundo António Alves, presidente do Conselho Executivo, o caso foi já sinalizado pela direcção mas falta ainda o relatório da professora.

"Houve qualquer coisa mas só me posso pronunciar depois de ter a exposição da professora", disse o mesmo responsável, embora salientando que se trata de um "aluno difícil".

No entanto, António Alves não esclareceu se o aluno irá ser punido disciplinarmente, tudo dependendo do relatório da docente.

Fonte da GNR confirmou a ocorrência mas negou que tenha sido apresentado qualquer queixa por parte da docente, que não teve de receber assistência médica.

PJA.

Lusa/Fim

Isto é normal???está bem que o rapaz é hiperactivo mas...não sei estou sem palavras...já não sei em que pensar...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Está tudo louco... dêem-lhe ocupação para o cansar... é um remédio para os hiperactivos... a ritalina só os acalma... aliás, o miúdo estava medicado? É que já nem sei...
E já se sabe que a professora não mete processo pois não vai ser ouvida...

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Lino Escreveu:Está tudo louco... dêem-lhe ocupação para o cansar... é um remédio para os hiperactivos... a ritalina só os acalma... aliás, o miúdo estava medicado? É que já nem sei...
E já se sabe que a professora não mete processo pois não vai ser ouvida...
Se ele for hiperactivo como eu era na idade dele, nem com medicamentos acalma...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Nada como umas arrochadas bem dadas no lombo para acalmar os ímpetos de violência.

rdaniel
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 11 abril 2008 13:52

Mensagem por rdaniel »

lol, como tb já ouvi dizer....trabalhar nas obras a carrear tijolos e essa hiper-actividade td era bem canalizada....com trabalhadores assim, aumentávamos a nossa produtividade e acabavam-se os atrasos consecutivos nas obras públicas :)

anaallo
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09

Mensagem por anaallo »

Há aqui duas confusões no que respeita à hiperactividade, a ritalina de facto funciona mas apresenta um grande problema, ou seja, só tem efeitos benéficos se dada na dose correcta para se encontrar esta dosagem tem de se ir experimentando. Pode acontecer que na dosagem incorrecta os sintomas piorem ou podemos não notar efeito algum...
Podemos estar na presença de um diagnóstico de distúrbio do comportamento (p. ex. distúrbio de oposição/desafio ou distúrbio de conduta) em comorbilidade com a hiperactividade (aparecem em simultâneo) pelo que nem todos os hipercativos têm reacções destas...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Aquilo que agora se chama de "hiperactividade", na maioria dos casos antigamente chamava-se "falta de educação" e não se resolvia com medicamentos mas sim com castigos bem aplicados... e ainda dizem que agora é que é tudo bom e dantes era tudo mau! Haja paciência...

anaallo
Experiente
Experiente

Mensagem por anaallo »

Uhm, lá está uma atitude generalista...

Eu passo a explicar, existe uma percentagem de verdadeiros hiperactivos e uma outra percentagem de hiperactivos com distúrbios do comportamento e ainda outras de miúdos com dificuldades em cumprir regras e limites...

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E eu passo a explicar, há uma percentagem de doenças "modernas" que nunca existiram e que são toleradas porque agora há desculpas, medicamentos e médicos para tudo.

Sim, há miúdos com problemas, mas acho que se exagera muito de hoje em dia. Eles precisam de disciplina, não de comprimidos.

anaallo
Experiente
Experiente

Mensagem por anaallo »

Erros de diagnóstico não são para aqui chamados, de facto, essas doenças que dizes serem modernas existem e estão estudadas. Não me venhas dizer que por exemplo um Asperger é apenas um puto mal-educado...
O que acontece contigo e com muita gente é que devido a alguma comunicação social menos fiável, as pessoas ficaram com ideias afastadas da realidade, ou seja, apresentam um erro de pensamento chamado generalização abusiva.

Para mais informação aconselho-te o seguinte link que está muito acessível: http://www2.dce.ua.pt/caipi/apoioaulas/ProblsComp.pdf

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Hum, tu ficas na tua e eu na minha.

Mantenho o meu post exactamente como está. E eu não me refiro a erros de diagnóstico. Todos sabemos que vivemos num mundo hipocondríaco.

anaallo
Experiente
Experiente

Mensagem por anaallo »

Felizmente acredito que se um sintoma surge tem uma razão de ser...