habemvs papam

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:
Ingersoll Escreveu: É interessante encontrar alguém que se assume declarada e publicamente ateísta.
Do modo como escreveste, até parece que isso é raro. :lol: Não percebo qual o problema de alguém se assumir publicamente como ateu... eu também sou.
A maioria das pessoas que conheço ou são crentes ou são agnósticas. E isto acontece porque, compreensivelmente, as pessoas se sentem inaptas para conhecer o absoluto. Adicionalmente, o ateísmo encontra as dificuldades que mencionei em cima.
Última edição por Ingersoll em quinta-feira, 21 abril 2005 1:12, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sinceramente, eu não encontro grandes dificuldades em ser ateu. E é fácil explicar porquê, estabelecendo um paralelo com outra situação: acreditas em gnomos que gostam de se vestir de cor-de-rosa enquanto passeiam à noite pela beira-mar, por exemplo? Ou acreditas apenas pela fé de que eles existem ou não acreditas. Eu coloco acreditar num Deus como algo praticamente ao mesmo nível... existe alguma prova que nos permite dizer sem sobra dúvidas que existe um deus? Não. Existem teorias que nos permitam excluír a existência de um deus? Imensas. A própria teoria da evolução vai contra praticamente tudo o que a Igreja diz para as pessoas acreditar. Seguindo o que a Igreja diz (e isto é um exemplo), os dinossauros não deviam existir, porque o Homem foi o primeiro ser criado por Deus. As inconsistências são demasiadas. Além disso... considerando muita da coisa que aconteceu no mundo, se de facto existir um Deus, ele nada faz para merecer ser adorado. Concluindo... parece-me muito mais difícil ser católico que ser ateu.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

SilentNoise Escreveu:E porquê acreditar em algo que não dá razões para a sua existência?
Porque algumas pessoas conseguem viver a vida melhor assim. E não temos o direito de afirmar que elas sejam irracionais ou tolas. Faz parte da natureza humana. O Homem não consegue suportar a brevidade da sua existência. Acreditar numa divindade produz conforto, torna a nossa condição mais suportável.
SilentNoise Escreveu: Todos os fenómenos são justificáveis tendo em conta teorias científicas.
Nenhum fenómeno é justificável quando entra a questão sobrenatural. Entra-se geralmente em subterfúgios apenas para dispersar a opinião das pessoas.
A minha única fé é a ciência. Nem um deus, nem um ser espiritualmente superior, nada...
É um direito que te assiste. Não obstante, não consegues provar, apesar de não teres a obrigação de o fazer, como eu acima referi, que Deus não existe.
SilentNoise Escreveu: Acontecimentos como o Apartheid, o Holocausto e as duas grandes guerras absorveram toda a minha opinião acerca deste assunto.
Concluindo, na minha modesta opinião e sem querer ferir susceptibilidades, a religião não passa de um grande negócio e de um processo muito simples de controlo de multidões.
O meu primeiro parágrafo explica porque é que a religião é muito mais do que um grande negócio.

Hoje em dia a religião já não é tão eficaz no controlo de multidões. De facto, nas últimas décadas o maior controlo de multidões deu-se um países oficialmente ateus, como, por exemplo, a antiga URSS, o Cambodja e a Coreia do Norte.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Se Deus existe ou não uma pessoa só pode afirmar com total certeza quando morrer.

É preciso saber separar Igreja de Deus. A Igreja não é nem nunca foi de Deus; é dos Homens e sempre foi governada por Homens. Por isso é que deu no que deu.

Uma opinião pessoal: não concordo quando uma das provas que apontam para a não-existência de Deus é o facto de existir a miséria que há no mundo, guerras incluídas. Se Deus existir (ou existisse) queriam o quê? Que ele fosse emendar toda a m... que nós fazemos irresponsavelmente? A vida assim é que não teria sentido nenhum. Belos fantoches idiotas.

A ciência melhorou em muito a qualidade de vida do ser humano, tornou o mundo menor e mais aberto e também trouxe muitos outros problemas como em tudo na vida. Por outro lado ela não pode ter razão em considerar a religião um dogmatismo quando a própria ciência se rege por factos que desconhece, que ainda não conseguiu provar e os aceita como verdadeiros (ex: Energia negra, Big Bang). Isso cheira-me a dogma.

Quem acredita acredita. Quem não acredita também não pode obrigar quem acredita a pensar o contrário. Não podem voltar a cometer os mesmos erros que a própria Igreja cometeu no passado. É como no caso do racismo; durante muitos anos houve um brutal racismo de brancos para com pretos; actualmente qualquer coisa serve para um preto chamar um branco de racista (por que é em séries e filmes cómicos com actores negros o Branco é gozadinho à força toda e isso é considerado comédia, mas se fizessem exactamente o contrário seria o filme ou programa mais racista do ano?). Percebem a minha ideia? Chegámos ao sec. XXI, cada um deve poder ter a sua opinião, haver igualdade.

Aliás, discutir esta questão é como discutir qual é o maior clube português. Nunca se chega a lado nenhum, pois todos têm as suas razões (apesar de no fundo todos saberem que é o Benfica).

P.S.: Ingersoll, por acaso a maior parte das pessoas que conheço são ateístas, nem sequer agnósticas. Há é a estúpida mania de um ateu dizer que é católico não-praticante só porque foi baptizado. Enfim...
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:Sinceramente, eu não encontro grandes dificuldades em ser ateu. E é fácil explicar porquê, estabelecendo um paralelo com outra situação: acreditas em gnomos que gostam de se vestir de cor-de-rosa enquanto passeiam à noite pela beira-mar, por exemplo? Ou acreditas apenas pela fé de que eles existem ou não acreditas. Eu coloco acreditar num Deus como algo praticamente ao mesmo nível... existe alguma prova que nos permite dizer sem sobra dúvidas que existe um deus? Não.
Não, de facto não existe nenhuma prova da existência de Deus. Eu também gostava que os crentes me dessem uma prova. Se, no meu entender, fosse razoável até eu passaria a acreditar.
Pedro Escreveu: Existem teorias que nos permitam excluír a existência de um deus? Imensas.
Não existe nenhuma. Qual?
Pedro Escreveu: A própria teoria da evolução vai contra praticamente tudo o que a Igreja diz para as pessoas acreditar. Seguindo o que a Igreja diz (e isto é um exemplo), os dinossauros não deviam existir, porque o Homem foi o primeiro ser criado por Deus. As inconsistências são demasiadas.
Os registos fósseis provam que a Terra não foi criada no ano 4004 a.c.
A teoria da evolução de Darwin prova que não descendemos de Adão e Eva.
A teoria da gravitação de Newton prova que a terra não é o centro do Universo.
A teoria do Big Bang prova que o universo não foi criado em seis dias.

Mas não existe uma única teoria que prove a não existência de Deus.
Pedro Escreveu: Além disso... considerando muita da coisa que aconteceu no mundo, se de facto existir um Deus, ele nada faz para merecer ser adorado.
Também já confrontei alguns amigos crentes com essa questão.
Pedro Escreveu: Concluindo... parece-me muito mais difícil ser católico que ser ateu.
A mim, ambas as posições parecem-me difíceis.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Onde é que a igreja diz que os dinossauros não deviam existir? é cada bacorada!
Ateus ainda são mais chatos que testemunhas de jeová!! :roll:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

É muito complicado contestar algo que é impossível provar. É esta a tábua de salvação da religião. Se propusessem algo atingível, seria facilmente refutado, logo, muito pouco credível.
As pessoas usam a fé como forma de conforto interior, na maior parte das vezes, porque o meio em que estão inseridas o propicia. Podemos tirar esta conclusão na medida em que as mentalidades se vão abrindo com o decorrer do tempo, ficando cada vez menos expostas a folclores.
Mentalidades são mentalidades, e cada qual tem o direito de a moldar a seu bel-prazer. Se a sua felicidade depende do acreditar ou não em algo, nada a poderá impedir.
Mas diga-se também que é quase sempre em situações desesperantes que se começa a acreditar, e nessas mesmas situações que se começa a duvidar...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ingersoll Escreveu:Mas não existe uma única teoria que prove a não existência de Deus.
Eu considero as teorias que existem e que mostram sérias discrepâncias entre a história que existiu e a descrita na bíblia como demonstradoras da não-existência de Deus (considerando que, para acreditar no Deus definido, tem de se acreditar na bíblia e em tudo o que a rodeia). Por algum motivo existe tanta contestação em redor da teoria da evolução, sendo mesmo "bloqueada" em algumas escolas cristãs.
usaralho Escreveu:Onde é que a igreja diz que os dinossauros não deviam existir? é cada bacorada!
Simples... ao dizer que o Homem foi o primeiro ser criado por Deus. E os dinossauros antecedem-nos. Logo, segundo a Igreja, eles não deveriam existir. E nós também deveríamos apenas existir na nossa forma actual... algo que os austrolapitecos poderiam demonstrar como sendo falso.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

xixi, é isso taás lá! Concordo c tudo o k disseste.
podias era dar uma maozinha no tópico "sporting moreirense" estou lá eu sozinho a tentar explicar a uma carrada de lagartos porque é k que ser benfiquista é uma bencao. :lol:

Ouvi um bispo americano que pertence ao conclave a falar no 60 minutes sobre as escolhas da igreja. Fiquei admirado. Grande homem, aquele é k deviam ter escolhido para papa. O gajo disse que o celibato, o preservativo, o sexo antes do casamento, essas porras todas, sao pequenos problemas que nao o preocupam pois estava convicto que a igreja iria abrir mao deles, caso contrario contaria com poucos fieis.
Na opiniao do bispo, o grande desafio é: com a actual producao de riqueza, e com a crescente desigualdade, como é k a igreja católica pode tomar posicoes que invertam a actual tendencia de desequilibrio na distribuicao de riqueza.

Usaralho, muitas pessoas que eu conheco que sao religiosas dizem k nao existei evolucao e que deus pos aki o adao e a eva em pessoa na terra. Nao tou a dizer que é essa a posicao da igreja pois a igreja nao tem uma posicao clara em relacao a isso, se perguntares a um padre ele diz uma coisa, se perguntares a outro, esse diz outra. E ainda bem k assim é.

Pessoal, olhem k essa de acreditar depois de ter uma prova... isso nao é ter fé, é ter uma fezada. Acreditar significa dar crédito. Se se dá crédito é porque nao se tem evidencias. Eu tb n acredito, mas para muitas pessoas o facto da irma teresa ter morrido no dia 13 é uma evidencia que deus existe... sao opinioes.
Va lá, qto ao papa nao o deixaram de molho os dias todos até chegar ao 13 p depois dizerem k era milagre. Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Pedro Escreveu:
usaralho Escreveu:Onde é que a igreja diz que os dinossauros não deviam existir? é cada bacorada!
Simples... ao dizer que o Homem foi o primeiro ser criado por Deus. E os dinossauros antecedem-nos. Logo, segundo a Igreja, eles não deveriam existir. E nós também deveríamos apenas existir na nossa forma actual... algo que os austrolapitecos poderiam demonstrar como sendo falso.
Quem diz isso actualmente são umas carradas de padres parados no tempo e o povo, talvez mais pelas aldeias, acho que és crescidinho o sufeciente para analisar a coisa. Até porque a sequencia de acontecimentos descritos na biblia corresponde mais ou menos à sequencia de acontecimentos cientificos. Apesar da biblia não ser para levar à letra o que muito tem acontecido para fechar os olhos ao povo essa situação está a mudar, o pior é se este papa é atrasadinho mental e não deixa isso avançar. Portanto acredito que hoje mais que nunca a igreja é contestada quando algo não bate certo.

Sou católico praticante.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Imagem

Este é, para mim, o principal problema da Igreja. As pessoas querem cada vez mais saber o porquê de certas situações/decisões, em vez de simplesmente seguir o que a Igreja lhes diz para seguir. É por isso que há cada vez mais praticantes que não cumprem o que a Igreja diz (como no caso do uso de contraceptivos, por exemplo).

P.S. off-topic para questão levantada anteriormente: o tópico do Sporting é para falar do Sporting e não do Benfica... para falar do Benfica, usem o tópico da Superliga ou criem um para esse clube.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

looooooooooooolll
essa está de partir a rir....
infleizmente é o que se passa na realidade

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:
Ingersoll Escreveu:Mas não existe uma única teoria que prove a não existência de Deus.
Eu considero as teorias que existem e que mostram sérias discrepâncias entre a história que existiu e a descrita na bíblia como demonstradoras da não-existência de Deus (considerando que, para acreditar no Deus definido, tem de se acreditar na bíblia e em tudo o que a rodeia). Por algum motivo existe tanta contestação em redor da teoria da evolução, sendo mesmo "bloqueada" em algumas escolas cristãs.
Pedro,

Essas discrepâncias apenas provam que a Igreja tem tendência para dizer disparates. Não provam que Deus não existe.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Provam que, pelo menos, o Deus definido pela Igreja não existe. Estou a assumir que, para acreditar nesse Deus, tens que acreditar no que a Igreja te diz. Em todo o caso, do meu ponto de vista, a ideia de um ser que criou tudo não é realista. O mais provável é que os eventos que levaram à criação da religião tenham sido motivados por factores externos, sejam eles acasos da natureza ou até mesmo influência de uma espécie extra-terrestre (que penso ser a hipótese mais provável... com a tecnologia actualmente ao nosso dispor, também nós poderíamos passar por deuses há uns 5000 anos atrás).

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

ShichiAkaAkuma Escreveu: A ciência melhorou em muito a qualidade de vida do ser humano, tornou o mundo menor e mais aberto e também trouxe muitos outros problemas como em tudo na vida. Por outro lado ela não pode ter razão em considerar a religião um dogmatismo quando a própria ciência se rege por factos que desconhece, que ainda não conseguiu provar e os aceita como verdadeiros (ex: Energia negra, Big Bang). Isso cheira-me a dogma.
A ciência não se rege por factos que desconhece. A ciência é regida pelo método científico. O Big Bang e a Energia negra não são dogmas. O Big Bang é a teoria que, segundo o conhecimento actual, melhor explica a fenomenologia observada. Nenhum cientista te dirá que é uma teoria final e acabada. É suficiente uma incongruência para refutar esta teoria e até ao momento não foi encontrada nenhuma. A energia negra é uma das teorias avançadas para explicar, entre outras coisas, a velocidade de rotação das galáxias e de expansão do universo. Adapta-se muito bem às observações, mas também ninguém te dirá que é a teoria final.
ShichiAkaAkuma Escreveu: P.S.: Ingersoll, por acaso a maior parte das pessoas que conheço são ateístas, nem sequer agnósticas.
Então vivemos em mundos sociológicos distintos :)

Responder