Ahhh sua "parola"sou Escreveu:looool agora é que vi... pois é normal... é o meu blog looool eu não sabia que o meu parolas já andava assim tão widespread na net...
baptismo nocturno
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
sou
- Iniciado

- Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06
-
Miffy
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
Re: baptismo nocturno
já que falas em estranhos costumes eu também gostava que me dissessem se este que eu vou referir aqui é possível e não vai contra o código da praxe: este ano, num certo instituto polictecnico de coimbra, os doutores querem atribuir aos caloiros um tal 'diploma' do caloiro, com o qual se ganha a o poder de praxar no ano seguinte... como eu axo muito estranho, e axo que é mais uma tradição inventada de uns certos doutrores que só querem meter medo aos caloiros, gostava que me dissessem se isso consta no código da praxe ou não. Já agora, será permitido?!sou Escreveu:no ano passado fez-se na minha faculdade o baptismo nocturno, foi um pouco antes da queima e basicamente cada padrinho que participou baptizou o seu caloiro com o que lhe apeteceu (houve quem apanhasse com vinho na cabeça, outros com mais sorte foi com flores, enfim houve de tudo). lembro-me de na altura terem dito (quem organizou) que era um costume de Coimbra que há muito se tinha perdido e que se estava a revitalizar. no entanto, não me lembro (acho que não explicaram esta parte mas também não juro) de terem explicado quais as raízes do ritual nem qual o seu propósito assim este ano (julgo que se vai repetir) não sei com que bases hei-de baptizar a minha caloirinha... help?
-
tintomaduro
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 04 outubro 2007 23:58
-
Miffy
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
-
HintrY
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34
Quanto ao baptismo nocturno, o ano passado participei dessa celebração, e, antes de o fazer perguntei a colegas qual a origem dessa tradição (se lhe pudermos chamar assim). o que me explicaram foi o seguinte: Às vezes há colegas que entram nas faculdades já após o tradicional baptismo no rio Mondego (2ªs Fases, permutas, transferências...) Assim, para que estes colegas pudessem de forma "legal" transitar de caloiro para pastrano, os padrinhos baptizavam-nos (às escondidas) à noite uns dias antes da Queima. Penso que este acto não está muito difundido até pq tb n encontrei informação sobre isso em mais lado nenhum.
Quero apenas salientar que o baptismo nocturno organizado o ano passado pela FMUC foi simplesmente uma das actividades mais interessantes em que participei. Começou com um jantar de curso com actuação da Tuna da faculdade, seguiu-se um "cortejo" até à Sé iluminados pelas tochas. Ouvimos uma Serenata genuína,sem os microfones e colunas etc, no mais puro dos silêncios. e Depois o tal baptismo que uns fizeram e outros não. =)
Quero apenas salientar que o baptismo nocturno organizado o ano passado pela FMUC foi simplesmente uma das actividades mais interessantes em que participei. Começou com um jantar de curso com actuação da Tuna da faculdade, seguiu-se um "cortejo" até à Sé iluminados pelas tochas. Ouvimos uma Serenata genuína,sem os microfones e colunas etc, no mais puro dos silêncios. e Depois o tal baptismo que uns fizeram e outros não. =)
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
sou
- Iniciado

- Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54