As companhias de low cost, para practicarem preços bastantes mais acessiveis logicamente que têm que recuperar dinheiro de outra forma.
Por isso é que os destinos não são os grandes aeroportos, devido aos elevados preços das taxas aeroportuárias.
E se quiserem comer algo a bordo, preparem uma boa carteira.
Na TAP por ex. sempre se tem algo para comer...são opções para os passageiros, que não se importam de pagar mais! Tudo tem um preço!
Aeroporto Coimbra/Leiria para low cost
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daniel322
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tens toda a razão, na minha opinião essa notícia da ryanair em Bragança é apenas propaganda por parte da autarquia.. tenho apenas um reparo, para uma empresa aérea Bragança não é uma pequena cidade no interior de Portugal mas sim uma cidade quase no centro da Peninsula Ibérica.Lopes Escreveu:No caso de Bragança:
Muita coisa tem de mudar em Bragança até lá termos um avião com 189 passageiros a bordo... É que o Sr. Presidente da Câmara devia saber que não é só colocar alcatrão e pronto venha a Ryanair.
Actualmente a Ryanair voa de Valladolid (a uns 180km mais coisa menos coisa) de Bragança) para Milão, Bruxelas e Londres.
Será que Bragança e Valladolid têm assim tantos habitantes ou potenciais viajantes que justifique as duas operações?
Coimbra já teria uma ou mais empresas low-cost instaladas, caso o aeródromo tivesse o comprimento de pista suficiente.. é que para gare basta um pavilhãozeco, mas sem pista nada feito
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Lopes
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tens toda a razão, na minha opinião essa notícia da ryanair em Bragança é apenas propaganda por parte da autarquia.. tenho apenas um reparo, para uma empresa aérea Bragança não é uma pequena cidade no interior de Portugal mas sim uma cidade quase no centro da Peninsula Ibérica.
Coimbra já teria uma ou mais empresas low-cost instaladas, caso o aeródromo tivesse o comprimento de pista suficiente.. é que para gare basta um pavilhãozeco, mas sem pista nada feito[/quote][quote]
Não é bem assim!!!
As regras da aviação já estão defenidas à muito tempo. A ICAO é bem explicita.
Se fosse só fazer um "pavilhãozeco" e aumentar uns metros.....certamente havia centenas de pistas em Portugal. Só que não é assim e cada vez vai ser pior.
Para a certificação de uma pista ao que pude apurar, são imensos os requesitos, não só a nivel monetário como humano.
Ou seja, aumentar uma pista, significa aumentar o nivel de oferta. E como as pessoas sabem em Portugal, as pistas na sua maioria são das autarquias. Infelizmente para todos nós as autarquias não têm dinheiro para investir, nem tão pouco sensibilizadas para isso.
Coimbra já teria uma ou mais empresas low-cost instaladas, caso o aeródromo tivesse o comprimento de pista suficiente.. é que para gare basta um pavilhãozeco, mas sem pista nada feito[/quote][quote]
Não é bem assim!!!
As regras da aviação já estão defenidas à muito tempo. A ICAO é bem explicita.
Se fosse só fazer um "pavilhãozeco" e aumentar uns metros.....certamente havia centenas de pistas em Portugal. Só que não é assim e cada vez vai ser pior.
Para a certificação de uma pista ao que pude apurar, são imensos os requesitos, não só a nivel monetário como humano.
Ou seja, aumentar uma pista, significa aumentar o nivel de oferta. E como as pessoas sabem em Portugal, as pistas na sua maioria são das autarquias. Infelizmente para todos nós as autarquias não têm dinheiro para investir, nem tão pouco sensibilizadas para isso.
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Lopes
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[/quote]tens toda a razão, na minha opinião essa notícia da ryanair em Bragança é apenas propaganda por parte da autarquia.. tenho apenas um reparo, para uma empresa aérea Bragança não é uma pequena cidade no interior de Portugal mas sim uma cidade quase no centro da Peninsula Ibérica.
Coimbra já teria uma ou mais empresas low-cost instaladas, caso o aeródromo tivesse o comprimento de pista suficiente.. é que para gare basta um pavilhãozeco, mas sem pista nada feito
Não é bem assim!!!
As regras da aviação já estão defenidas à muito tempo. A ICAO é bem explicita.
Se fosse só fazer um "pavilhãozeco" e aumentar uns metros.....certamente havia centenas de pistas em Portugal. Só que não é assim e cada vez vai ser pior.
Para a certificação de uma pista ao que pude apurar, são imensos os requesitos, não só a nivel monetário como humano.
Ou seja, aumentar uma pista, significa aumentar o nivel de oferta. E como as pessoas sabem em Portugal, as pistas na sua maioria são das autarquias. Infelizmente para todos nós as autarquias não têm dinheiro para investir, nem tão pouco sensibilizadas para isso.
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daniel322
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Lopes
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Isso é mais do que evidente. Mas pode-se aumentar... não é nada do outro mundo... mas quem é que paga? Tem espaço para se aumentar!!!daniel322 Escreveu:quem olha para o terminal 2 da portela chama-lhe um pavilhãozeco.. claro que tem de cumprir regras, mas não nada do outro mundo..
em Cernache seria mais dificil aumentar a pista que dar as condições necessárias ao terminal
Essa é que é a realidade!!!!
Quando falo em cumprir regras, por ex. na Portela o A 380 não pode operar. Infelizmente!!!
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daniel322
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Lopes
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Não é pelo comprimento da pista, mas é preciso saber o PCN da pista, dos caminhos de circulação, das plataformas, ou seja, o piso aguenta tantas toneladas? Sabe quantos bombeiros o aeroporto tem permanentes? Seriam precisos o triplo. É a isso que me estava a referir e outras mais.daniel322 Escreveu:então mas estamos a falar de quê? o A380 não pode aterrar devido ao comprimento das pistas.. não tem nada a ver com o terminal..
em Cernache é complicado aumentar a pista devido ao desnível logo após o final
Em cernache, ainda dá para aumentar a pista mais 300m.
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daniel322
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lá está.. 300 metros não chega.. a juntar aos 920m existentes dava apenas 1220
mas esse (PCN - Pavement Classification Number) nem será o problema em Cernache pois a pista é de pavimento rígido, é claro que teria de ser reforçada, não sei qual a fundação da pista (solo cimento, espero), mas provavelmente seria necessária uma nova camada acima da actual.. se bem que o Índice de capacidade de carga seja bem menor para este caso (nem sei bem, talvez uns 400 kN, o suficiente para um Fokker 70, não é preciso maior)
isto partindo do principio que seriam aviões de passageiros e não de carga (já decolou de Cernache um C-130)
outros pormenores: não tem assistência médica, não tem bombeiros.. apenas um funcionário que gere a torre de controlo, abre o portão, faz de guarda, etc
mas esse (PCN - Pavement Classification Number) nem será o problema em Cernache pois a pista é de pavimento rígido, é claro que teria de ser reforçada, não sei qual a fundação da pista (solo cimento, espero), mas provavelmente seria necessária uma nova camada acima da actual.. se bem que o Índice de capacidade de carga seja bem menor para este caso (nem sei bem, talvez uns 400 kN, o suficiente para um Fokker 70, não é preciso maior)
isto partindo do principio que seriam aviões de passageiros e não de carga (já decolou de Cernache um C-130)
outros pormenores: não tem assistência médica, não tem bombeiros.. apenas um funcionário que gere a torre de controlo, abre o portão, faz de guarda, etc
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Lopes
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Não dá para aumentar mais do que 1300m.
Mas o ideal seria não aumentar mais do que 1200, porque o codigo de referencia do aeródromo passava para 3.
Mas nós em Portugal, e isso vê-se nos jornais queremos é pistas com muitos metros, tudo há grande e depois não se faz nada.Temos quer ser realistas e melhorar o que temos.
Em cascais tem uma pista com 1190m e com trafego de grande porte!!
É pena que não invistam.
Mas o ideal seria não aumentar mais do que 1200, porque o codigo de referencia do aeródromo passava para 3.
Mas nós em Portugal, e isso vê-se nos jornais queremos é pistas com muitos metros, tudo há grande e depois não se faz nada.Temos quer ser realistas e melhorar o que temos.
Em cascais tem uma pista com 1190m e com trafego de grande porte!!
É pena que não invistam.
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RuiSantos
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Lino
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Na Madeira também têm a falésia lá na ponta e resolveram a questão com o prolongamento por meio de viaduto! A pista era pequeníssima, morreu lá gente nos anos 70 porque o avião não conseguiu fazer a travagem devida no espaço que tinha...RuiSantos Escreveu:Em cernache, salvo seja!Lopes Escreveu:Em cernache, ainda dá para aumentar a pista mais 300m.
Dá mesmo para aumentar 300m?
Eu, conhecedor do local em questão, tenho as minhas dúvidas pois menos de 100m após o final da pista, ocorre um enorme desnível.
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Lopes
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rdaniel
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Lopes
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Todas as aeronaves têm pontos criticos, esse é um deles. Na descolagem se uma aeronave tiver uma falha dos motores !....bem, ou tem pista para abortar a descolagem ou .... nem quero pensar!!!rdaniel Escreveu:lol, dar ate deve dar...mas tinha de ser mm à justa. mas ficava sem espaço nenhum para erro, imagina que falhavam os motores e o gajo tinha de interromper a meio da pista....não sei se tinha espaço para travar depois..
Mas isso acontece em todo o lado, nunca será um problema de metros.