* Também levanta o braço *dif88 Escreveu:Sim, concordo com tudo isso.
O que estou a tentar dizer é que há por aqui excesso de "moralismo", inclusive a criticar o uso de telemóveis. Ok, não é correcto, mas quantos de nós já não mandámos SMS nas aulas? Quantos de nós nunca levámos uma falta de material? Quantos de nós nunca fomos para a rua? Quantos de nós não passámos cábulas entre a turma durante os testes? Não venham com falsos moralismos em relação a isso...
Bem, quanto muito já devo ter levado uma falta de material a Educação Visual. Agora, ir para a rua? Isso não porque sempre soube os limites que não se podem cruzar na sala de aula. Não digo que não falasse com colegas a meio da aula, ou que não me tenham chamado à atenção por isso, mas uma coisa é falar baixo durante 10 segundos, outra é incomodar as outras 30 pessoas ou andar à pancada com a professora. Isso é falta de consideração pelos outros ou simplesmente falta de educação.
Quanto às cábulas, no 11º ano metade da minha turma levava apontamentos ou mesmo o livro de Filosofia para os testes e fazia o teste a partir daí. Conclusão: tudo altas notas durante o ano, tipo de 16 para cima, e depois tudo mediano na prova global. É assim, se uma pessoa vai para a escola para aprender, ao menos que tente. Há muitos sítios neste mundo em que ser apanhado com cábulas significa expulsão. É puxado, mas talvez não seja assim tão injusto quanto isso.