Quem entrou com contigente especial - medicina

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
morangada
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 28 março 2008 8:16

Quem entrou com contigente especial - medicina

Mensagem por morangada »

Bom Dia,

Falei a pouco tempo com uma rapariga que entrou na faculdade de medicina do Porto graças ao "contingente especial emigrantes". Gostava de falar com outros estudantes que entraram em Medicina (no Porto, em Braga, Coimbra, Lisboa, etc..) com essas vagas.

Obrigada

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Estatuo de Emigrante pois.... :lol: :lol: :lol: :lol:

Ja tinha ouvido falar disso e ainda me rio mais agora com isto....

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Não sei se ainda existe isso,mas sei que ha uns 4 anos atrás existia.
Se não estou em erro, servia apenas para quem tinha familiares portugueses,mas tinha nascido no estrangeiro.
Mas era necessário não estar a viver no país.
Não adiantava ser estrangeiro e morar em Portugal ha 5 anos,por exemplo.
Quem mora há 5 anos já tem o direito de ter igualdade de direitos.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Apenas pode concorrer ao contigente de emigrantes quem tenha estado durante pelo menos 3 anos (já nao sei se sao 2 ou 3) lá fora com residencia e estudos concluidos no dito país há menos de 3 anos.

Já nao me recordo a papelada necessária.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

sempre achei isso uma estupidez.. porque é que haverá de haver vagas reservadas para imigrantes? e já agora, para timorenses, moçambicanos, angolanos, etc? não é ser xenófobo, mas não entendo este tipo de regalias, é que nós (portugueses) não temos essas regalias por parte de outros países..

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Por acaso temos Daniel. E não eramos colónia de ninguém. A isso se chama fomento ao desenvolvimento e mais não sei quê.

É normal, faz-se em todo o lado... São pessoas que poderiam ter dificuldade em aceder ao nosso ensino e que têm todo o direito.

Atheist
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40

Mensagem por Atheist »

O fomento ao desenvolvimento é de louvar mas torna-se ridiculo quando um portugues, ele proprio, tem uma dificuldade incrivel em aceder a determinados cursos (nomeadamente medicina).

fomento do desenvolvimento - a favor
dar vagas aos outros quando alguns dos nossos melhores nao conseguem obter - contra

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

exacto.. eu tenho um amigo que não conseguiu entrar no curso que queria por causa da média e eu conheço lá um rapaz (moçambicano) que entrou sem sequer fazer exames devido a esse contigente especial.. eu não acho que esteja no seu direito, acho injusto

anaallo
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09

Mensagem por anaallo »

Eu concordo plenamente com o daniel 322 e o Atheist! O meu irmão não entrou por uma centésima em Medicina! Agora passou um ano a preparar-se para os exames! Há inúmeros casos escandalosos! É uma vergonha!

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

e se essas ditas vagas não forem ocupadas por esses contingentes não o podem ser por mais ninguém.

anaallo
Experiente
Experiente

Mensagem por anaallo »

Exacto mas mesmo assim acho tremendamente injusto que os nossos bons alunos não sejam aproveitados para que posteriormente tenhamos de recrutar profissionais estrangeiros!

Electris
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

userN Escreveu:e se essas ditas vagas não forem ocupadas por esses contingentes não o podem ser por mais ninguém.
Pelo menos há 3 anos podiam, só se agora mudou. As vagas não preenchidas para contigentes especiais passariam para o contigente geral. As vagas para outros casos como desportistas de alta competição, transferências e alunos dos PALOP (destes não tenho a certeza mas tenho ideia que sim) é que são autónomas das estipuladas em cada ano lectivo.
Para além disso, os alunos abrangidos por este contigente especial têm sempre de fazer exames de acesso, penso eu.

É óbvio que ninguém gosta de ver uma pessoa próxima a não conseguir entrar por pouco mas tem de se entender que esta é uma oportunidade legítima que se dá a alunos de comunidades portuguesas no estrangeiro, inseridos noutros sistemas de ensino, de prosseguir estudos num país que também é o deles.

anaallo
Experiente
Experiente

Mensagem por anaallo »

Então decerto também será legítimo os portugueses candidatarem-se às vagas existentes nos seus países. O que vale é que o mundo do trabalho é o salve-se quem puder e em princípio só irão singrar os melhores!

Existe também a bela trafulhice de se inscrever como atleta de alta competição ou ainda se "inventar" pseudo-deficiências!

Electris
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

Tanto é legítimo candidatarem-se cá como lá, é a minha opinião.
Como já disse, os atletas de alta competição têm vagas adicionais, ou seja, mesmo que não se candidatem o número de vagas do contigente geral vai ser exactamente igual.
Quanto ao contigente de deficientes este não tem abrangido só aquelas situações à vista de todos como também alguns casos de doenças crónicas que impliquem alterações de rendimento escolar com internamentos no hospital sucessivos, por exemplo. É avaliado por um jurí que avalia as candidaturas que têm um relatório médico detalhado. Logo, se alguém inventa ou são os médicos ou quem aceita os casos.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu acho que se fala muito, mas pouco se sabe. As vagas a que voces se referem não fazem aumentar ou diminuir o numero de vagas no contigente geral. Nem sempre são preenchidas, tal como o Electris já disse.

Entao e os portugueses que entram em espanha? Tambem tao a roubar vagas aos outros... Qualquer pessoa pode concorrer num pais estrangeiro da união europeia, não é so cá que existem condições especificas.