Medicina Legal - Nova Sede

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Medicina Legal - Nova Sede

Mensagem por Miguel_Silva »

Medicina Legal - Nova sede
“Desta vez é para valer”
A nova sede do Instituto de Medicina Legal deverá começar a ser feita em Novembro deste ano. Dois anos depois, estará concluída.

Desde Julho de 1999 que se fala numa nova sede para o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML). Por um motivo ou outro, essa intenção tem vindo, sucessivamente, a ser adiada. Até ontem.
O Instituto de Gestão Financeira e Infra-estruturas da Justiça (IGFIJ) e o INML assinaram o protocolo sobre o financiamento do projecto, que será implantado no Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, onde o documento foi ontem assinado.
João Castro, presidente do Conselho Directivo do IGFIJ, anunciou o calendário previsto até que a obra passe do projecto à realidade. O concurso público será lançado em Maio, as propostas serão avaliadas em Setembro. No mês seguinte o Tribunal de Contas dará o seu veredicto e em Novembro arrancam os trabalhos. "O prazo previsto para uma obra destas é de dois anos" mas os responsáveis pretendem encontrar um empreiteiro que consiga fazer a obra mais rapidamente. O que quer dizer que, até final de 2010, a nova sede do INML deverá estar de pé.
A infra-estrutura terá cinco pisos, uma área total de mais de 11 mil metros e vai custar 8,5 milhões de euros. Quatro milhões saem dos cofres do INML e os restantes serão assegurados pelo IGFIJ. João Castro garante que "desta vez é para valer" e que a nova sede do INML sairá mesmo do papel.
Duarte Nuno Vieira, presidente do Conselho Directivo do INML, também demonstrou a sua "confiança nos governantes de hoje em dia", acreditando que estes "vão fazer alguma coisa" e que, ainda este ano, a obra "começará a ver a luz do dia".

"Opção radicante"

Para o ministro da Justiça, a concretização da nova sede do instituto representa "um acto de reforço da radicação" do INML em Coimbra. "Além das normas legais, é muito importante dispor de uma sede física, um edifício digno, para proceder, naturalmente, a essa radicação", afirma Alberto Costa. Desta forma, a opção do ministério é "manter a sede da medicina legal em Coimbra".
Intenção reforçada com a Base de Dados de Perfis de ADN, que ficará instalada no novo edifício do INML. "Fixar em Coimbra um base de dados de grande importância para o futuro da justiça assinala o serviço a partir de uma cidade que bem o merece", acrescenta. Para o governante, o instituto ficará com "uma sede à altura da sua responsabilidade, hoje acrescida e redobrada, com vocação nacional".
Alberto Costa salientou que este "é um acto de confiança e optimismo" no instituto, enaltecendo ainda a solução de financiamento encontrada, caracterizando-a como "lúcida e criativa".
by: http://www.asbeiras.pt/?area=destaque&n ... d=28032008

Aocc
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 12 fevereiro 2008 13:00

Mensagem por Aocc »

Se se lembrassem de construir um parque de estacionamento em condições para o polo 3, isso é que era! Porque ao que parece, aqui o novo IML vai erguer-se no local onde se encontra o único e lamacento parque não privativo. Se mesmo assim já se vêm os carros todos estacionados nas vias de acesso a atrapalhar o transito, quero ver para o ano.

Já para não falar quando o curso de farmácia se transferir para lá também :!: Depois é ver carros estacionados pela circular interna abaixo...

Atheist
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 93
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40

Mensagem por Atheist »

fico sempre orgulhoso por ler este tipo de noticias, coimbra roka :D
claro que as questoes de estacionamento (e outras) teem de ser pensadas, mas acho que aquela zona ainda vai levar muitas voltas....

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Vá lá.. esse não foi tb para Aveiro.. ou Lisboa..
Aocc Escreveu:Se se lembrassem de construir um parque de estacionamento em condições para o polo 3, isso é que era! Porque ao que parece, aqui o novo IML vai erguer-se no local onde se encontra o único e lamacento parque não privativo. Se mesmo assim já se vêm os carros todos estacionados nas vias de acesso a atrapalhar o transito, quero ver para o ano.

Já para não falar quando o curso de farmácia se transferir para lá também :!: Depois é ver carros estacionados pela circular interna abaixo...
e ainda há quem pergunte se o metro para os huc é necessário..
11 mil carros a menos

será de referir que o metro conseguiu retirar do tráfego diário cerca de 11 mil automóveis, o que se reflectiu no acréscimo de mobilidade e nos baixos níveis de emissões poluentes para a atmosfera
fonte

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A zona dos HUC é horrivel para estacionar, e o polo III foi tao bem pensado que nao tem estacionamento nenhum previsto!

Aocc
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 12 fevereiro 2008 13:00

Mensagem por Aocc »

lol peço desculpa por ter começado por descascar na falta de lugares para estacionar, é que nesse dia tinha precisamente acabado de vir de lá, e enfim, é mesmo uma vergonha. :evil:

Isso e os acessos, embora isso seja outra história.

Agora, justiça seja feita: é uma grande notícia. O INML já merecia de facto ter instalações condignas. E faz todo o sentido que seja construido no polo 3, bem junto do hospital. Aliás, já devia ter ido desde que o hospital velho se transferiu para os HUC.. Nem sei como o velhinho INML ainda se mantém em funcionamento naqueles corredores "emprestados" das traseiras da faculdade de medicina. Ou como ainda se realizam autópsias médico-legais nessas instalações...

E a Base de Dados de Perfis de ADN, sempre é para passar do escrito?