baptismo nocturno
-
sou
- Iniciado

- Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06
baptismo nocturno
no ano passado fez-se na minha faculdade o baptismo nocturno, foi um pouco antes da queima e basicamente cada padrinho que participou baptizou o seu caloiro com o que lhe apeteceu (houve quem apanhasse com vinho na cabeça, outros com mais sorte foi com flores, enfim houve de tudo). lembro-me de na altura terem dito (quem organizou) que era um costume de Coimbra que há muito se tinha perdido e que se estava a revitalizar. no entanto, não me lembro (acho que não explicaram esta parte mas também não juro) de terem explicado quais as raízes do ritual nem qual o seu propósito assim este ano (julgo que se vai repetir) não sei com que bases hei-de baptizar a minha caloirinha... help?
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
tintomaduro
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 04 outubro 2007 23:58
Re: baptismo nocturno
parabens,nem todos sabem disto...sou Escreveu:no ano passado fez-se na minha faculdade o baptismo nocturno, foi um pouco antes da queima e basicamente cada padrinho que participou baptizou o seu caloiro com o que lhe apeteceu (houve quem apanhasse com vinho na cabeça, outros com mais sorte foi com flores, enfim houve de tudo). lembro-me de na altura terem dito (quem organizou) que era um costume de Coimbra que há muito se tinha perdido e que se estava a revitalizar. no entanto, não me lembro (acho que não explicaram esta parte mas também não juro) de terem explicado quais as raízes do ritual nem qual o seu propósito assim este ano (julgo que se vai repetir) não sei com que bases hei-de baptizar a minha caloirinha... help?
quando fui caloiro,fui baptizado no penedo da saudade,á noite com um ritual engraçado,e algo assustador para os caloiros o que achei brutal.
no fim do baptismo,comemos e bebemos,doutores e caloiros á vontade,e sem problemas digo de uma grande tertulia como é a nossa.
isto foi apenas á 5 anos,apesar de a tertulia ja ter 15 anos.
na minha opiniao,tenho pena de quem apenas conheçe os baptismos no rio,aquela banalização total de tradiçoes,mas é apenas a minha opiniao...como coimbra ja nao é o que era,nem vai voltar a ser,recordo com saudade dos tempos que passei...se conseguir ainda coloco umas fotos noturnas
[/url]
Última edição por tintomaduro em quarta-feira, 26 março 2008 23:05, editado 1 vez no total.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Re: baptismo nocturno
Epá, isso é um ritual canivaltintomaduro Escreveu:... no fim do baptismo,comemos e bebemos doutores e caloiros á vontade,e sem problemas digo de uma grande tertulia como é a nossa...
-
sou
- Iniciado

-
duffy
- Lendário

No blog que eu encontrei o post que faz referência a esse baptismo tem um video de uma serenata na sé, então deves estar por lásou Escreveu:nós foi na sé velha, tivemos uma serenata só para nós foi brutal! estava tudo caladinho e a absorver cada momento não é como nas outras em que há barulho demais...
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

carlacs Escreveu:No post do 'Baptismo Nocturno' dizem «Morte ao caloiro.. o caloiro vai morrer..» e há aqui um user que fala em baptismos com vinho..
Bem no meu baptismo em Aveiro cantavam isto e também nos baptizaram cada um com uma concha de sangria..
Não sei se foi inspirado em Aveiro, ou vice-versa.
cheira-me a praxe da independente da figueira. Eles é que fazem essa cantoria e um baptismo nocturno
-
duffy
- Lendário

-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

-
sou
- Iniciado

looool agora é que vi... pois é normal... é o meu blog looool eu não sabia que o meu parolas já andava assim tão widespread na net...duffy Escreveu:No blog que eu encontrei o post que faz referência a esse baptismo tem um video de uma serenata na sé, então deves estar por lásou Escreveu:nós foi na sé velha, tivemos uma serenata só para nós foi brutal! estava tudo caladinho e a absorver cada momento não é como nas outras em que há barulho demais...