A educação (ou falta dela)

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Leia Escreveu:Ajudar em casa é um castigo quando os miudos não fazem nenhum.
Então quando os teus pais diziam, hoje é dia de limpezas tu dizias "ai não" isso é uma seca :?: Isso para mim não é castigo é lazer.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Nunca houve dia de limpeza em minha casa, limpa-se quando precisa. E ajudar em casa nao é apenas fazer as limpezas.

Quando os meus pais me diziam para ajudar em casa, eu nao tinha outro remédio senao obedecer... mas não se está a falar da minha educação mas sim da da rapariga.

E acredito que ordens é algo a que ela nao esteja habituada.

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Leia Escreveu:Nunca houve dia de limpeza em minha casa, limpa-se quando precisa. E ajudar em casa nao é apenas fazer as limpezas.

Quando os meus pais me diziam para ajudar em casa, eu nao tinha outro remédio senao obedecer... mas não se está a falar da minha educação mas sim da da rapariga.

E acredito que ordens é algo a que ela nao esteja habituada.
Se a rapariga fizesse isso, com o tempo ía perceber que fazer tarefa é um modo de os pais preparar-lhe para o futuro, mas há muitos que não sabem sequer estrelar um ovo, por ter empregados em casa que fazem tudo.

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 14 dezembro 2007 14:16

Mensagem por *estrelinha* »

Ouvi hoje a professora em directo ao telefone para o programa do Manuel Luis Goucha esta manhã... não se alargou muito ao caso queixou-se do sistema e da falta de educação dos miudos mas diga-se de passagem que a senhora também não sabe muito bem o que é falta de educação visto não ter respeitado algumas vezes a palavra aos outros intervenientes...era do tipo criticava o que os outros diziam mas não os deixava responder ou interrompia sem consideração...vamos rever a falta de educação dos alunos sim mas de algumas pessoas em geral lol, (embora continue a achar que a aluna procedeu mal naquilo que fez)

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado

é verdade pessoal o que acham de o miudo que fez o video daquela escandaleira lol acham que deve responder por isso e ser punido também?Se a rapariga estiver a falar a verdade de quer a professora deu ordem para eles utilizarem o telemóvel visto ser uma aula livre...então ele não estaria a fazer nada contra as normas da professora... ou estarei a pensar errado?lol

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Leia Escreveu:Bem, mas isso de tratar por tu pode ser por causa da professora.
Eu tinha professores que pediam para tratar por tu,
Isso de tratar os professores por tu, só conheço em duas situações: ou na escola primária, onde os pequenitos não distinguem ainda o "tu" do "você" ou na universidade, a alguns professores das práticas, por terem um desfazamento de idade muito pequeno e terem sido colegas.

De resto, alunos desta idade, tratarem professores por "tu, ainda por cima, uma professora já com uma certa idade, só por falta de educação e nunca por permissão da professora.

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Nesta situação concordo com o Chong Li, de facto o tratamento por "tu" aqui mostra falta de educação. Refiro-me neste contexto especifico. Porque existem situações em que os professores deixam tratar por tu, como refere a Leia. Eu própria no secundário (ensino profissional) tinha alguns professores que nos pediam para tratarmos por "tu" (professores na casa dos 40).

map
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30

Mensagem por map »

O que a mim me faz confusão é apenas o contacto físico, porque apesar de ter estudado em duas escola referenciadas como problemáticas, nunca vi tal com professores.
Mas este assunto mediático não é novidade nenhuma, já vem de à muitos anos para cá. Estava era em pequena escala. Lembro-me muito bem de à uns anos haver já aqueles grupinhos à porta das escolas a assaltar alunos e a fazer asneiras, muito antes de eu ter idade sequer de estar numa secundária, mas era uma realidade. Agora os grupinhos são referenciados como sendo os causadores de meter dentro das escolas a droga (já antes eram).
Sei de um caso de um agente ou ex-agente da PSP (ou parece que agora lhe chamam PIDE) que arranjava ele próprio para os alunos sementes de Cannabis. Agora se ele as vendia ou se as oferecia, isso não sei. Mas se fosse só esta pessoa... Eu só sei deste caso, mas acredito que haja mais e piores.
Este caso concreto no Porto, fala-se porque apareceu no Youtube.
Veja-se que estes últimos casos de alunos problemáticos tem vindo em crescimento com o aumento dos bairros sociais: como é o caso de V.N.Gaia as escolas problematicas são: Vila d'Este e as duas que há em Canidelo (E.S. Ines de Castro e a E.B. 2/3 de Canidelo). Vila deste desde que me lembro que sempre teve muita fama, ou não tivesse ela estas caracteristicas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_D'Este
(17 mil habitantes numa urbanização, não é na Freguesia)
E na Freguisa de Canidelo, os bairros sociais, já vão em 3. E apenas um deles é de pequena dimensão, porque os outros dois albergam muita gente.

[ao por o link o texto desaparece todo se puser o URL e o /URL no final]

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sempre tratei os professores de modo formal, nada de "tu", nem sequer na primária. Há um distanciamento a manter...
Aqui o problema é falta de autoridade dos professores que agora se discute outra vez só por causa destas gravações, além da falta de educação base desta jovem.

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

"A aluna que agrediu a professora de Francês na Escola Secundária Carolina Michaelis e o colega que filmou e passou o incidente para o YouTube, vão ser transferidos de escola, noticia o Correio da Manhã.

A sanção foi ontem conhecida pelos dois alunos, Patrícia e Rafael, após uma reunião entre as famílias e o conselho executivo da escola.

Aluna atendeu telemóvel na aula

O jornal avança que na causa do incidente terá estado o facto de a aluna ter atendido o telemóvel dentro da sala. Ao que indica o CM, a chamada era da mãe.

Patrícia e Rafael ainda não têm conhecimento sobre qual o estabelecimento de ensino que os vai receber.

Entretanto, o Ministério Público instaurou um processo à jovem, que irá ser conduzido pelo Tribunal de Menores, para averiguar se foi praticado algum crime de ofensa corporal."

Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291

Pelos vistos, a rapariga atendeu uma chamada, não estava a ouvir música como foi referido anteriormente.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Admira-me a mãe ainda não ter dado a desculpa que a professora não tinha nada que ter interrompido o telefonema dela para a filha :!:

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Também me admira a mãe ligar à filha em horário escolar. Os meus pais não ligavam quando sabiam que eu estava em aulas! E quando por acidente isso acontecia, eu rejeitava a chamada ou simplesmente deixava vibrar, depois falava com eles nos intervalos.

Enfim, mas com a filha que é o que se vê, não se pode esperar muito dos pais...

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

os filhos são o reflexo dos pais e por isso não se pode esperar muito da rapariga :!:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

dif88 Escreveu:Pelos vistos, a rapariga atendeu uma chamada, não estava a ouvir música como foi referido anteriormente.
Tinha sido a própria aluna a referir que estava a ouvir música. Nem depois de se aperceber da gravidade do caso disse a verdade aos jornais... :?

Quanto à transferência, boas notícias para aquela escola, más notícias para a que a receber.

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado

o rapaz é certo que merece ser punido mas...se ele não gravasse o video e o tivesse colocado no you tube cá para mim esta história tinha morrido ali e a professora tinha-se rebaixado á aluna porque esta só apresentou queixa depois de o video ter andado a circular...mas enfim...coitados dos novos alunos que os vão receber... :?