Ask Jarod!!! Sem padrinho...???? =(

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Foi anunciado aqui quando o Código saíu e surge no google em pesquisa por "código da praxe coimbra"... e, se perguntarem, como já aconteceu, eu indico o link (e é logo o primeiro tópico desta secção, em sticky). Em todo o caso... a questão era se era fácil obter o código e clickar num link não pode ser considerado difícil. :p O problema é que muitas vezes, mesmo tendo acesso ao código, há quem não o leia e vá passando antes a "versão oral"... é isso que propaga os "mitos".

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

ok.. ainda bem que já existe.. está é longe de ser "oficial"
é que antigamente era mais complicado, eu lembro-me de antes já ter andado à procura sem sucesso.. o que queria dizer é que se querem que seja cumprido e divulgado deviam facultar mais o acesso. A AAC não é pobre, podia vender um livrinho a custo de impressão, ou disponibilizar o código na página oficial (eu pelo menos não o vi por lá).. e não esquecendo que mesmo assim ainda são poucos os estudantes que têm portátil e menos ainda os que têm acesso à internet sem ser a da escola ou dos shoppings.. e nem metade (ou sequer perto desse numero) dos alunos estão registados neste forum..

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Ah, mas isso é outra questão: divulgação. Isso não é problema nosso, nós fazemos aquilo que considero ser uma boa contribuição: o código está disponível de forma fácil e bem sinalizada nesta secção (é o primeiro link de um sticky). Não entendo bem porque a AAC opta por não fazer o mesmo (só beneficiariam com isso), mas também não sou adivinho. :p

Em todo o caso, eu penso que o código até é fácil de achar... tal como mencionei basta uma pesquisa rápida no google e vêm ter aqui (este link surge também noutros sites). Acrescente-se a isso que certamente não somos o único site com esta informação e também deve haver quem possa partilhar uma versão impressa. O que muitas vezes falta ao pessoal é paciência para o ler.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Voltando ao tema, pode até n ser tradição, mas é bonito e sentido :p

Eu fui baptizada pela minha madrinha e ela também me traçou a capa, e foram dois momentos sentidos, gostei que ela mo fizesse. Mas é preciso ter a tal relação de cumplicidade com o padrinho ou madrinha para isso acontecer, senão é o mesmo que pedires a alguém na rua para o fazer.

E também foi um momento bonito quando baptizei a minha afilhada, e também o será quando lhe traçar a capa à meia-noite na serenata :p

sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

uma questão... quantos anos têm de passar para que uma coisa se torne tradição e quando foi que isto do padrinho traçar a capa começou?

pode até nem ser tradição e a minha caloira soube-o por mim bem cedo assim como soube que podia trajar a qualquer altura, mas também foi por mim que soube que é muito mais giro esperar e a meu ver ganha-se mais respeito e percebe-se melhor o que é usar o traje; deixei ao seu critério e pois bem já falta pouquinho para lhe traçar a capa.

quanto a mim o traçar da capa do padrinho ao afilhado é um rito bem bonito e cheio de significado (claro está, e como o demais, se for feito da maneira correcta e pela pessoa correcta). eu vejo-o como reconhecer a maioridade da minha caloirinha: chegou cá paraquedista (foi ainda aí que a encontrei), passou a caloira e agora vai passar a pastrana, na sua primeira queima! durante o tempo que passou até então, fez supostamente novos amigos, ambientou-se à nova vida, cresceu não só como aluna mas principalmente como pessoa e eu estive presente ao longo de todo esse processo. ajudei-a o melhor que pude, estive lá para ensinar o prático, o sentimental, para apoiar nos momentos menos bons, e só posso sentir um grande orgulho agora em traçar-lhe a capa, um gesto tão cheio de significado e poder e que ela vai repetir tantas mais vezes daí para diante.

traço-lhe a capa e reconheço que cresceu a minha caloirinha, apesar de continuar a apoia-la em tudo o que for preciso no melhor que souber.

ps: se não houver padrinho ou não for o padrinho mais dedicado acho que mais vale que seja mesmo o amigo do lado ou algo assim, traçar por traçar não vale a pena. estas coisas vêm com responsabilidades! E se ninguém é obrigado a ter afilhado, quem tem, tem o dever moral de o acompanhar como deve ser!

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Pá, tradição é uma coisa que se faz regularmente há muito tempo durante o mesmo periodo de tempo ou perante a mesma ocasião.
Assim, podes considerar ter padrinho, usar traje apenas apartir do dia da primeira serenata, e ser o padrinho a traçar a capa, tradição.

A questão aqui é que todos os assuntos relacionados com a PRAXE estão escritos no CÓDIGO, tudo o resto pode ser tradição, mas oficialmente NADA tem a ver com a PRAXE de Coimbra. E por alguma razão, essas questões ainda não foram introduzidas no código.

Qual é a principal incoerência? O propósito da Capa e Batina. A sua finalidade é vestir um estudante da Universidade de Coimbra, para haver igualdade entre todos, não diferenciar ricos de pobres, para 'unir' todos os estudantes. Segundo o Código, qualquer estudante da UC pode usar Capa e Batina, mas não é isso que acontece, se algum caloiro vertir capa e batina, a maioria dos 'doutores' caem-lhe em cima pois desconhecem que o pode fazer, aliás, usar Capa e Batina apartir da 1ª serenata é talvez a 'REGRA' mais cumprida, mesmo não sendo uma.
Porisso, se um caloiro pode usar Capa e Batina, não faria sentido a capa só ser traçada na serenata, por um suposto padrinho.

As REGRAS devem ser respeitadas e o que acontece em Coimbra é supostamente o contrário, é fazer do CÓDIGO uma banalidade, ao ponto que os estudantes se guiam por regras externas. Isso não é respeitar a PRAXE, é fazer dela um jogo, uma treta.

Quanto ao CÓDIGO, axo que devia ser mais divulgado, mas quem quer saber realmente o que é e como funciona axa sempre. Toda a gente conhece o GOOGLE.

sou
Iniciado
Iniciado

Mensagem por sou »

eu cá axo que a principal incoerência é outra: a praxe "é o conjunto de tradições e costumes ..." o código tráz as regras e ainda bem que as tráz para protecção de todos nós, sendo que considero bastante incorrecto um doutor de praxe andar a praxar sem ter lido sequer o código, mas regras só por regras são frias o misticismo por trás de cada tradição e costume é perdido.

mistertes
Novato
Novato

Mensagem por mistertes »

Então há que decidir, continuar com a PRAXE da Coimbra dos tempos passados, ou alterar tudo e adaptar a PRAXE á vida actual, e aí, usar Capa e Batina deixa de fazer sentido.

sou
Iniciado
Iniciado

Mensagem por sou »

nada a ver! se não deixamos de ter a praxe pela definição da mesma, só acho é que paralelo ao código devia haver um registo do porquê de se fazerem determinadas coisas exactamente para que se possa distinguir o que é tradição do que é invenção

mistertes
Novato
Novato

Mensagem por mistertes »

lá está, e quem não cumpre o código? Esse 'registo paralelo' tem de ser o próprio código, senão ninguem te pode apontar o dedo, começa a ser a anarquia(que é o que se passa actualmente). As regras do Código têm uma razão se ser, porisso não é de qualquer maneira que se acrescentam artigos ao mesmo.

E volto a dizer, essa tradição de um caloiro não poder usar capa e batina nunca fará sentido e nunca poderá ser acrescentada na forma de qualquer regra ao Código, pois Capa e Batina é para vestir um estudante, não para vestir um 'doutor'.

A questão é que Capa e Batina não é 'vestimenta' regular dos estudantes, por diversas razões é claro, mas não é porisso que o seu propósito deva ser alterado.

sou
Iniciado
Iniciado

Mensagem por sou »

e qual é o mal de não poderem apontar o dedo? todas as mudanças que foram sendo feitas ao código partiram deste tipo de fenómeno, foi-se fazendo e depois ficou regra. tem de haver abertura, ao mesmo tempo que tem de haver bom senso. hoje passa-se um pouco mais do que anarquia é mesmo um desrespeito generalizado do código.

DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

Mensagem por DrUnKFiSh »

enfim se dizem que traçar a capa não é tradição...cortejos ao domingo , queimas do colete isso já deve ser :) onde é que isto vai parar.....

mistertes
Novato
Novato

Mensagem por mistertes »

Ninguem disse que não era tradição, apenas não está nenhum artigo no código a regulamentar isso, e porquê? Porque ter Padrinho tb não é uma 'coisa' oficial.
Ser o padrinho a traçar a capa faria sentido se o fizesse no primeiro dia de aulas, dia em que o caloiro vestisse pela primeira vez o traje.
Mas alguem um dia lembrou-se de dar a 'ideia' dos caloiros não poderem usar Capa e Batina e até agora é Tradição.
Se devia ser acrescentada ao código? Não porque não faz sentido.