A educação (ou falta dela)

O geral das generalidades... para discutir tudo!
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Qualquer tipo de educação começa em casa.
Se é para transferir culpas, eu transfiro para a família.
E no fim de contas será sempre a família a coitadinha por ter uma filha com problemas...
Existem pais que tratam filhos como se fossem uns coitadinhos e incapazes de fazer seja o que for, dando-lhes tudo para que não se sintam excluídos. Parece ridículo isto,mas acontece. E ao fornecer ao filho tudo que ele pede, o filho acaba por se habituar à situação e quando se encontra neste tipo de situação age mal e não compreende porque é que isto tem que acontecer.
Não estou a defender aluna nem, acusar a professora.
Mas há pais que de uma forma inconsciente, habituam os filhos a ter tudo e eles próprios têm medo dos filhos.
Isto que observamos, pode até já ter acontecido em casa, graças aos pais tratarem a miúda com inferioridade,fazendo-a acreditar que não é capaz de nada e que pode ter o que quiser.
Posso estar a parecer que defendo a jovem,mas qualquer pessoa teve uma educação familiar. Fosse esta boa ou má. Há aqueles que foram bem educados e isso nota-se hoje, e há aqueles que não tiveram educação rígida e penam por isto.
Os pais deveriam agir e ensinar respeito.
A miúda à medida que cresce deveria aprender com a vida que respeito é muito lindo. Ela só se prejudica nesta situação, dado que se um dia se terminar 12º, vai para o mundo do trabalho e lixa-se em dobro.
Será algo bem pior que isto.
Acredito que a professora também não agiu bem, mas nem todos têm espírito de paz e nem todos aguentam tamanha falta de respeito.
Uma professora que dá aulas há tanto tempo, não precisa também aturar estas coisas. Ela é apenas coadjuvante na educação da miúda, não essencial.

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Realeza Escreveu:Educação em casa :?: Como podem dizer isso, se há pais que não têm tempo nenhum para os filhos :?: A professora também não teve bem ao tirar o telemóvel bruscamente e agredir primeiro a aluna, para depois ser agredida. Se fosse uma professora decente marcava falta a vermelho e chamava o conselho executivo.
Sim, educação em casa!
É da responsabilidade dos pais e não dos professores, quando muito em conjunto.
Os professores devem ensinar as matérias mas este tipo de comportamento tem a ver com valores e regras que devem vir de casa sim senhor.
Quanto aos pais não terem tempo, que o arranjem, isso não é desculpa.

A professora não tirou o telemovel bruscamente, simplesmente tirou!
A aluna é que o tentou recuperar bruscamente!
E não vi a professora a agredi-la mas a tentar não lhe dar o tmv.
Podia ter reagido como já disseram, mas numa situação tao absurda como esta nem sempre temos a reacção mais logica.

Deixem lá os morangos com açucar em paz...
Se os jovens se comportassem como eles estavamos bem melhor.
Vejo de vez em quando a série enquanto faço o jantar e penso que até tentam transmitir algumas coisas positivas sobre formas de lidar com certas situações. Não são assim tão rebeldes como isso e mal educados.. Acho que a realidade é muito pior que a ficção...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Porque razão nos Colégios Militares não há indisciplina? Será que são os pais, que metem lá os filhos, lhes dão mais educação do que os outros??

Não! Como toda a gente sabe, no colégio Militar existem regras rigídas e o professor é visto como alguém que há que respeitar, chegando ao ponto de quando entram na sala, só se sentarem após o professor dar a devida permissão.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Atirou-se à professora por causa do telemóvel

Durante um minuto e quarenta e oito segundos, um vídeo da internet mostra uma aluna a lutar com uma professora pela posse de um telemóvel numa sala de aula, na escola Carolina Michaelis, no Porto.

Entre berros, empurrões, sonoras gargalhadas e comentários irónicos dos estudantes, uma professora é intimidada e enxovalhada por uma aluna. O caso desconhecido até ontem choca por violar a ideia do que se presume passar-se numa sala de aula. O motivo do confronto que descamba na disputa física é um telemóvel. A professora de Francês do 9.º C retira o telefone a uma jovem, o que a enfurece.

O CM falou com a aluna envolvida no caso que revelou estar “arrependida” e não esperar que o caso ganhasse esta dimensão. “Tenho a noção de que o que fiz está errado”, disse a jovem, contrapondo que a professora implica com ela. Aliás, o Conselho Executivo da escola disse ao nosso jornal que só ontem tomou conhecimento da situação. Patrícia, de 15 anos, consciente da gravidade do que fez, teme agora a “suspensão ou a expulsão”.

As imagens do incidente, colocadas ontem a circular no site YouTube, foram filmadas pelo telemóvel de um outro aluno. Têm cerca de uma semana e foram captadas na última aula de Francês do 2.ª período. “Era uma aula livre e a professora autorizou o uso do telemóvel e toda a gente os tinha em cima da mesa. Pedi a uma amiga para ouvir uma música no telemóvel, mas o som estava baixinho”, contou Patrícia.

Porque o dia era também de entrega de testes, ao passar pela mesa de Patrícia, a professora tirou-lhe o telemóvel. De imediato, a jovem parte para uma inusitada reacção. “Tudo terminou quando a professora chamou a presidente do Conselho Executivo e lhe disse que tinha havido um problema na sala. Não fez queixa, mas fiquei sem o telemóvel ”, afirmou ao CM a aluna.

ISTO TAMBÉM MAU PARA OS MEUS PAIS'

O Conselho Executivo da Escola Carolina Michaelis também foi apanhado de surpresa por uma situação que afirmou desconhecer. Ontem, começou a averiguar o que terá acontecido na passada quarta-feira. A mãe da aluna foi chamada à escola. Patrícia disse ao CM que na altura não contou aos pais o que se passou. Isto apesar de o encarregado de educação ter sido chamado ao estabelecimento de ensino. “A minha mãe veio falar com a directora e disse-lhe que a professora me tinha sacado o telemóvel”, disse a aluna que não aprofundou com os progenitores a situação que a fez ficar sem o aparelho. “Isto também é mau para os meus pais”, disse ao CM a jovem arrependida.

ESTUDANTE PREOCUPADA

Patrícia estava ontem preocupada quanto ao seu futuro. Esperava pela mãe que fora chamada pelo Conselho Executivo para uma reunião. Os desentendimentos com a professora de Francês revelou que não eram pontuais. “Ela implica comigo, mas não sou a única. Já fui para a rua várias vezes, mas também não é sempre”, disse ao CM a estudante. A jovem revelou que as “notas vão ser fracas este período”. Entretanto, passa uma amiga que lhe conta o que Patrícia já sabe de cor. “A cena na aula de Francês está na net”, atira a colega. A jovem responde: “Já sei, alguém pôs lá. É chunga”. O telemóvel também não pára, a notícia começa a espalhar-se e todos querem saber como está a protagonista. “Só se voltou a falar disto agora com o vídeo”, afirmou .

Fonte: Correio da Manhã
E dá bem para ver porque é que a professora pediu o telemóvel. A aluna estava a ouvir música no telemóvel... apesar de ela dizer estar "baixinho" (o que duvido), é óbvio que incomoda. Provavelmente a professora pediu primeiro para ela desligar o telemóvel e recusou-se... depois retirou.

Pelo que diz no jornal, esta não é a primeira vez que esta miúda tem problemas de disciplina. Aliás, a atitude dela demonstra precisamente sérios problemas. Diz que não foi a primeira vez mas que não acontece sempre (quando devia ser nunca), que a professora implica com ela, conta aos pais apenas a parte que lhe interessa (que a professora tirou o telemóvel mas sem dizer porquê)... atitudes típicas de desresponsabilização e falta de respeito.

Acrescento, no entanto, que felizmente nem todos os miúdos são assim. Eu tenho bastantes alunos da idade desta miúda e não consigo imaginar nenhum deles a ter uma atitude destas comigo. Nem tudo está perdido... embora seja necessário dar apoio e autoridade aos professores para evitar estes casos pontuais e é isso que tem faltado.

O governo começou a criar uma má imagem à volta dos professores, para tentar aprovar as medidas que queriam... agora está a pagar-se o preço. Quando os professores são desafiados e não recebem o respeito da ministra, quando são considerados inimigos em discussões políticas com membros do governo, quando são constantemente desautorizados e perdem cada vez mais poderes para actuar... estão à espera de quê? Milagres? Destruíram lentamente a imagem dos professores, agora têm de resolver esse problema.

JulesS
Lendário
Lendário

Mensagem por JulesS »

Chong Li Escreveu:Porque razão nos Colégios Militares não há indisciplina? Será que são os pais, que metem lá os filhos, lhes dão mais educação do que os outros??

Não! Como toda a gente sabe, no colégio Militar existem regras rigídas e o professor é visto como alguém que há que respeitar, chegando ao ponto de quando entram na sala, só se sentarem após o professor dar a devida permissão.
Eu acho que os colégios militares são o outro extremo. Nem 8 nem 80.
Vi há tempos uma reportagem que deu na TV sobre isso, eu nem sabia que existiam colégios militares para crianças, adolescentes, só conhecia a partir do ensino superior a academia.

Fiquei um bocado chocada com aquela rigidez toda e constrangimentos. Acho que se corre o risco de em vez de formar pessoas estarem a deformar, não num sentido completamente negativo, mas é como enfiar os miudos numa forma e saem todos iguais, acho que se limita/condiciona muito a individualidade e a formação de personalidade.

Gerir, formar e educar pessoas são coisas muito complexas, nunca há uma fórmula certa.

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

JulesS Escreveu:
Realeza Escreveu:Educação em casa :?: Como podem dizer isso, se há pais que não têm tempo nenhum para os filhos :?: A professora também não teve bem ao tirar o telemóvel bruscamente e agredir primeiro a aluna, para depois ser agredida. Se fosse uma professora decente marcava falta a vermelho e chamava o conselho executivo.
Sim, educação em casa!
É da responsabilidade dos pais e não dos professores, quando muito em conjunto.
Os professores devem ensinar as matérias mas este tipo de comportamento tem a ver com valores e regras que devem vir de casa sim senhor.
Quanto aos pais não terem tempo, que o arranjem, isso não é desculpa.

A professora não tirou o telemovel bruscamente, simplesmente tirou!
A aluna é que o tentou recuperar bruscamente!
E não vi a professora a agredi-la mas a tentar não lhe dar o tmv.
Podia ter reagido como já disseram, mas numa situação tao absurda como esta nem sempre temos a reacção mais logica.

Deixem lá os morangos com açucar em paz...
Se os jovens se comportassem como eles estavamos bem melhor.
Vejo de vez em quando a série enquanto faço o jantar e penso que até tentam transmitir algumas coisas positivas sobre formas de lidar com certas situações. Não são assim tão rebeldes como isso e mal educados.. Acho que a realidade é muito pior que a ficção...
JulesS não estás a ver bem a realidade dos tempos de hoje. Acordam às 7h00 entram às 8h para a escola estão lá até 17h30. Depois saiem das aulas e têm explicações para tudo e muitos deles têm actividades,chegam a casa jantam e vão para a cama. Onde está o tempo dos pais para os filhos :?:

Eu nas escolas que frequentei fui sempre educado na escola e só levei reguadas por copiar pelo vizinho, de resto nunca levei, andei num colégio onde tinha regras e fiz muita porcaria como um jovem qualquer, uns mais outros menos e nunca fui punido por ser humilde "quem diz a verdade não merece castigo".

Assisti a muitas aulas em que o aluno faltava ao respeito e marcava falta a vermelho e ia chamar alguém superior e nunca mais faltou ao respeito.

Morangos :?: Já nem sei o que é isso...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Realeza Escreveu:A professora também não teve bem ao tirar o telemóvel bruscamente e agredir primeiro a aluna, para depois ser agredida.
onde é que viste ela a tirar o telemovel bruscamente? no video começa logo com elas à disputa pelo telemovel :p

isto é que é bruscamente :lol:

JulesS
Lendário
Lendário

Mensagem por JulesS »

Realeza Escreveu: JulesS não estás a ver bem a realidade dos tempos de hoje. Acordam às 7h00 entram às 8h para a escola estão lá até 17h30. Depois saiem das aulas e têm explicações para tudo e muitos deles têm actividades,chegam a casa jantam e vão para a cama. Onde está o tempo dos pais para os filhos :?:

Eu nas escolas que frequentei fui sempre educado na escola e só levei reguadas por copiar pelo vizinho, de resto nunca levei, andei num colégio onde tinha regras e fiz muita porcaria como um jovem qualquer, uns mais outros menos e nunca fui punido por ser humilde "quem diz a verdade não merece castigo".

Assisti a muitas aulas em que o aluno faltava ao respeito e marcava falta a vermelho e ia chamar alguém superior e nunca mais faltou ao respeito.

Morangos :?: Já nem sei o que é isso...
Sei que não é fácil, mas tem que se fazer um esforço.
Não se tem filhos para despachar para a escola e descartar a nossa responsabilidade.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

CriCri_BlaBla Escreveu:Eu desisto! Vamos meter as culpas de tudo para cima dos ministros e fica tudo muito mais fácil... :?
pois, e assim mesmo é que não se vai a lado nenhum

por muito que se queira nunca se consegue agradar nem a gregos nem a troianos, mas agora ir sempre pelo caminho mais fácil que é o de por as culpas sempre nos ministros é que não

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

E eu ainda nem percebi porque raio foram invocar morangos com açúcar quando uma novela não corresponde ao que se passa.
Nem pelo lado positivo(nada é lindo todos os dias)nem pelo lado negativo(nem tudo é tão mau todos os dias).

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

JulesS Escreveu: Eu acho que os colégios militares são o outro extremo.

Também considero que sim, mas só quis mostrar que numa instituição onde reina a disciplina e haja autoridade, os alunos, venham de donde vierem, tenham os pais que tiverem, ali, naquele sítio cumprem ordens e mainada.

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 14 dezembro 2007 14:16

Mensagem por *estrelinha* »

chong li normalmente não concordo muito com os teus pontos de vista mas são os teus e cada um tem que respeitar mas neste caso acho que sim, o colégio militar ainda é o unico sitio que no momento os putos não levantam a voz para alguém superior... eu não sou mto velha mas se a filha da minha mãe fizesse algo do género ... os meus pais tinham-me matado lol... nunca pensei que isto chegasse a este ponto...já os levam quase ao colo para a universidade é só ajudas e afins , até lhes dividem os exames em 2 anos enquanto eu tinha que fazer 5 exames em 15 dias , e mesmo assim eles PODEM e MANDAM na ESCOLA PROFESSORES e DIRECÇÕES , o que é que eles querem mais???qualquer dias querem nascer já com o diploma e o canudo na mão não??? ...começo a pensar seriamente se alguém deste género chega a primeiro ministro deste país, já para não falar em presidente... haja educação em casa meus senhores :wink:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

*estrelinha* Escreveu:começo a pensar seriamente se alguém deste género chega a primeiro ministro deste país
Más notícias... já chegou. :? Mais facilitismo que o exame final de Inglês Técnico do Sócrates, que consistiu num texto de algumas linhas enviado por fax alguns dias depois de receber a nota é complicado...

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 14 dezembro 2007 14:16

Mensagem por *estrelinha* »

pois...eu já mandei a indirecta não sei pode ser que o sr primeiro ministro tropece neste forum e ganhe juizo...!! Realmente a Juventude de hoje em dia tem uns belos exemplos , começando no governo...a ministra da educação é que podia inventar mais uma disciplina intitulada: " como chegar a primeiro ministro cheio de "cursos e canudos " sem passar pela universidade .. ( e sem os ditos cursos lol)" ...não haveria melhor professor que o sr primeiro ministro...!realmente a questão base é a falta de educação que os pais deixam tolerar por não terem talvez muito tempo para os filhos e gostarem de não ser os maus da fita mas ligando a televisão só vimos cenas tristes e olhando para o governo os exemplos não são os melhores, como é que eles haverão de ter juizo lol

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Professora enojada de ver as imagens

A professora de Francês, Adozinda Cruz, que ontem viu divulgado um vídeo na internet em que uma aluna luta com ela pela posse de um telemóvel, tem estado em casa recolhida e sem querer falar sobre o assunto, já tendo recebido a solidariedade de outros docentes. Face à repetição constante das imagens na abertura dos telejornais, a professora da escola Carolina Michaelis, Porto, disse a colegas que "não está habituada a andar na ribalta e que já está enojada de ver o vídeo". Apesar das tentativas do CM, Adozinda Cruz não quis prestar mais declarações.

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) decidiu abrir também um inquérito paralelo ao que já está em curso pelo Conselho Executivo da escola, que anteontem ouviu Patrícia e a sua mãe.

O CM apurou que durante o primeiro período foram registados quarenta casos de indisciplina, na maioria por 'imitar as palavras da professora, berrar com os colegas e levantarem-se sem autorização', revelou o professor Fernando Charrua, membro do gabinete de apoio ao aluno da escola. A mesma fonte afirmou que este período o número de situações desceu para metade.

'Curiosamente nunca passou pelo gabinete a rapariga envolvida no caso', acrescentou. Oitenta por cento dos casos de indisciplina são resolvidos com um pedido de desculpa dos alunos aos professores e o aviso de que se a situação se repetir os pais serão chamados à escola. 'Os alunos são obrigados a fazer um relatório que depois é confrontado com a versão do professor. Registámos que os alunos geralmente não mentem.'

Os reincidentes são obrigados a fazer limpezas na escola e fichas de trabalho acompanhados até ficar solucionada a situação. Os casos de indisciplina são, segundo Charrua, mais frequentes nos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.

'Muitas vezes o que os alunos precisam é de alguém que lhes dê um abraço e que os ouça, porque, em muitos casos, não têm com quem falar em casa. Há casos em que fazer uma asneira é motivada pela vontade de chamar a atenção', sintetiza.

A Carolina Michaelis é uma escola que alberga estudantes de classes socio-económicas muito heterogéneas, recebendo alunos de instituições de solidariedade social e do instituto de apoio a menores em risco, como o colégio de S. Miguel e S. António.

Recorde-se que este é o terceiro caso de violência este ano. Em Dezembro de 2007, uma aluna do 10.º ano, insatisfeita com a nota que a professora de Português lhe atribuiu, agrediu a professora. Noutro caso já no princípio de 2008 um aluno foi esfaqueado à porta da escola.

'É UMA TURMA PROBLEMÁTICA'

Fernando Charrua, que ficou conhecido depois do processo disciplinar motivado por uma piada sobre a licenciatura de José Sócrates, é professor na escola Carolina Michaelis. Ao nosso jornal disse que, apesar de não ser professor do 9.º C, os colegas lhe dizem que é 'a turma mais problemática do 9.º ano'. 'São muito faladores, muito brincalhões, menos atentos e com pior aproveitamento ', revelou o professor.

Fonte: Correio da Manhã
60 casos de indisciplina... :?