Olá! Já conheço o fórum a muito, mas esta é a primeira vez que escrevo. Peço desculpa se criei o tópico num sítio inapropriado... A minha dúvida é a seguinte... : Sou caloiro da UC e gostaria de saber se posso usar a Capa e Batina no seguinte contexto ... : Fui praxado como deve ser, mas não me preocupei muito em arranjar um padrinho, até que depois da Latada disseram-me que precisava de um padrinho se quisesse ter a Capa traçada... Não tendo padrinho antes da Latada por consequência não fui baptizado... Ou seja, poderei usar a Capa e Batina mesmo não sendo baptizado e não tendo padrinho? Poderei praxar para o ano? Peço desculpa novamente se perguntas semelhantes já foram feitas e respondidas, mas não encontrei em lado algum...
Já agora, li todo o Código da Praxe e nada constava que esclarecesse a minha dúvida...
Desde já agradeço!
Ask Jarod!!! Sem padrinho...???? =(
-
scsj6
- Novato

- Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Como as coisas andam até podes ser o coelhinho da páscoa
Ninguem controla isso (é o que penso) por isso não te preocupes. E em relação ao padrinho para traçar a capa, na noite da serenata a minha madrinha estava tão bêbada que não conseguiu chegar à universidade (estava no cartola
) e quem me traçou a capa foram as amigas delas. Só três dias depois é que ela me viu no queimódromo e começou a chorar e só aí é que me traçou a capa.
Ninguem controla isso (é o que penso) por isso não te preocupes. E em relação ao padrinho para traçar a capa, na noite da serenata a minha madrinha estava tão bêbada que não conseguiu chegar à universidade (estava no cartola
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
rigor
- Veterano

- Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44
-
Chanterella
- Novato

- Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03
O padrinho/madrinha dá sempre jeito para ajudar naquilo que precises como esclarecer dúvidas ou na adaptação à cidade e ao ensino superior. Mas embora haja tradições em que o padrinho intervem como na Latada, esta não é uma delas, apesar de (sendo tradição ou não) seja na mesma um momento bonito.
Um padrinho/madrinha deve ser um amigo/a, mais do que outra coisa qualquer.
Mas se não tiveres, não é grave. Não te preocupes
Um padrinho/madrinha deve ser um amigo/a, mais do que outra coisa qualquer.
Mas se não tiveres, não é grave. Não te preocupes
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
DrUnKFiSh
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
-
scsj6
- Novato

- Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15
Pois. Como havia dito li o Código da Praxe e nada consta sobre ser obrigatório traçar a Capa... Assim como muitas coisas que as pessoas dizem (sapato com furos, os emblemas da Capa, etc) não passarem de mitos. Mas gostaria de ter a Capa traçada pelo simbolismo e "tradição", que no meu ver não momentos de muita intensidade, como já vi em Queimas passadas quando era só espectador...{mineirinha} Escreveu:Nem é necessário traçar a capa.
Já foi lido em outro tópico que isso é um mito.
Eu deixei de traçar capas a caloiros e aviso logo no inicio do ano. A não ser que ele mesmo queira.
-
snamer
- Banido
- Registado: quinta-feira, 21 fevereiro 2008 14:39
pa arrnja um padrinho, tipo o melhor q tu podes viver é um pouco de todas estas tradiçoes de coimbra =) este é aquele momento que n voltarás a viver
por isso, e apesar de te terem respondido para nao ligares à tradiçao, arrnja um padrinho que te baptize ainda e para te traçar a capa, pq é graças a pessoa que nao ligam à tradiçao que vemos todo o plano da Queima modificado..enfim.
Cumps
Cumps
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Mas traçar capa não é tradição nenhuma.
Se ele quer tudo bem que arranje um padrinho, ou mesmo que fale com algum amigo dele para o fazer...
Mas aí é que tá... traçar capa não é tradição. Já foi visto em outro tópico sobre esse assunto.
A decisão cabe inteiramente a quem deseja. Se deseja óptimo, caso não deseje, não é por isso que vão dizer que a tradição está a acabar.
Porque traçar a capa foi algo que inventaram e inventaram também que é tradição.
Um mito não significa algo com tradição.
E ninguém está a dizer para não ligar, está tudo a dizer para arranjar um padrinho, se de facto ele o deseja.
Agora dizer que é graças a este tipo de pessoas que se perde o espírito da queima é que não, pois eu sei que não tem nada a ver.
Na minha primeira queima a minha madrinha traçou-me a capa,mas foi porque ela quis. Eu disse-lhe que não era necessário,mas ela quis.
Foi um momento bonito e bem depois da meia-noite, dado que eu trabalhava. Gostei? Claro, mas aquilo não foi tradição nenhuma. Foi dar continuidade a um mito. Só.
Se ele quer tudo bem que arranje um padrinho, ou mesmo que fale com algum amigo dele para o fazer...
Mas aí é que tá... traçar capa não é tradição. Já foi visto em outro tópico sobre esse assunto.
A decisão cabe inteiramente a quem deseja. Se deseja óptimo, caso não deseje, não é por isso que vão dizer que a tradição está a acabar.
Porque traçar a capa foi algo que inventaram e inventaram também que é tradição.
Um mito não significa algo com tradição.
E ninguém está a dizer para não ligar, está tudo a dizer para arranjar um padrinho, se de facto ele o deseja.
Agora dizer que é graças a este tipo de pessoas que se perde o espírito da queima é que não, pois eu sei que não tem nada a ver.
Na minha primeira queima a minha madrinha traçou-me a capa,mas foi porque ela quis. Eu disse-lhe que não era necessário,mas ela quis.
Foi um momento bonito e bem depois da meia-noite, dado que eu trabalhava. Gostei? Claro, mas aquilo não foi tradição nenhuma. Foi dar continuidade a um mito. Só.
-
mistertes
- Novato

- Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55
90% dos estudantes da UC não leu o Código, e esse é o grande mal, deixam-se levar em tradições inventadas e sem lógica nenhuma. Para a maioria, traçar a capa a um caloiro apenas serve para mostrar superioridade, para os outros verem quem é o caloiro e quem é o 'doutor', ser padrinho apenas serve para iniciar os caloiros na noite de Coimbra, pois no que toca a tudo o resto o conhecimento é perto de zero.
Porisso amigo, se queres um padrinho, já vais tarde, pois a sua principal 'função' é ajudar o caloiro na integração na vida académica, e se não arranjaste um no início, de que te serve agora? Axo que a relação caloiro-padrinho deve ser sentida, deve haver cumplicidade. Porisso, arranjar um só para te molhar a cabeça e traçar a capa pouco tem a ver com o seu propósito.
Eu não tive padrinho, não me traçaram a capa na primeira serenata e não tenho emblemas na capa. Mas não uso sapatilhas com capa e batina, não uso óculos de sol á MEN in BLACK e não sou mais um a fazer da PRAXE em Coimbra uma banalidade.
Porisso amigo, se queres um padrinho, já vais tarde, pois a sua principal 'função' é ajudar o caloiro na integração na vida académica, e se não arranjaste um no início, de que te serve agora? Axo que a relação caloiro-padrinho deve ser sentida, deve haver cumplicidade. Porisso, arranjar um só para te molhar a cabeça e traçar a capa pouco tem a ver com o seu propósito.
Eu não tive padrinho, não me traçaram a capa na primeira serenata e não tenho emblemas na capa. Mas não uso sapatilhas com capa e batina, não uso óculos de sol á MEN in BLACK e não sou mais um a fazer da PRAXE em Coimbra uma banalidade.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
*cof* viewtopic.php?t=1845 *cof*daniel322 Escreveu:verdade seja dita, tb não é propriamente fácil obter o Código..mistertes Escreveu:90% dos estudantes da UC não leu o Código, e esse é o grande mal
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25