Troleicarros - nas ruas de Coimbra á 60 anos!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Troleicarros ligam Solum à Universidade já a partir de Março

Se tudo correr como previsto, já a partir do próximo mês de Março será possível viajar de troleicarro entre a Solum e a Universidade de Coimbra, passando pela zona de Santo António dos Olivais. Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) viram aprovado pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a candidatura para financiamento da nova linha e a primeira “tranche” do dinheiro já chegou aos cofres da Câmara Municipal de Coimbra.
O investimento global da instalação da nova linha de troleicarros é de pouco mais de 397.700 euros (mais IVA), tendo o IMTT confirmado um financiamento a 90% e já enviado para a autarquia de Coimbra os primeiros 180 mil euros que permitirão aos SMTUC avançar com a instalação do equipamento para o arranque do novo circuito. Aliás, os trabalhos para a instalação da nova linha, que ligará a zona do Estádio Cidade de Coimbra à Praça da República, através da Rua Miguel Torga, já começaram há cerca de mês e meio, confirmou ao Diário de Coimbra Manuel Oliveira.
O administrador delegado dos SMTUC mostrou-se confiante que dentro de dois meses já será possível viajar na nova carreira, sendo a situação mais complicada a chamada curva de Santa Teresa (junto ao Convento das Carmelitas), ao cimo da Rua Miguel Torga para a Avenida Dias da Silva, que terá de ser sujeita a uma intervenção para permitir a circulação dos troleicarros, explicou. «Nada que atrase o processo», confirmou Manuel Oliveira, adiantando que pela primeira vez haverá uma linha que ligará a Solum à Universidade, passando pelos Olivais.
Para já, será disponibilizado apenas um troleicarro para fazer o circuito, mas o responsável acredita que a situação poderá mudar «se a procura aumentar». Aliás, Manuel Oliveira confirma que as zonas por onde passa a nova linha são das que têm maior procura na cidade, o que significa que poderá, no futuro, aumentar o número de viaturas ao serviço da ligação entre a Solum e a Praça da República.
O responsável adiantou que a confirmação do financiamento, por parte do IMTT, já tinha sido dada em Junho do ano passado, mas só há poucos dias é que o acordo com a autarquia, assinado por Carlos Encarnação e por António Crisóstomo Teixeira, presidente do Conselho Directivo do instituto, foi publicado em Diário da República. No documento (onde fica definido o modo de pagamento do apoio) é sublinhada a preocupação da Câmara de Coimbra em expandir o serviço de troleicarros da cidade para zonas actualmente servidas por autocarros.

In Diario de Coimbra
Universidade - S. Antonio dos Olivais - Solum.

:wink:

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

É uma óptima notícia
Espero bem que o projecto vá em frente... e que haja muita adesão por parte das pessoas.
E que a cidade se encha com tróleis novos!! Antes não havia ideias nem vontades, agora há vontades mas não há dinheiro ;)

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ainda este mes vai entrar em funcionamento a nova linha de troleiacarros dos SMTUC.
TRANSPORTES - Nova linha nasce para ligar Solum à Universidade
SMTUC alargam rede de tróleis

Expansão da rede de tróleis, com abertura de um novo troço na Solum, desperta a cidade para as vantagens deste transporte ecológico.

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão a finalizar a instalação da nova linha de troleicarros entre a Solum e a Universidade, passando pelos Olivais e Praça da República.
A Câmara Municipal rejeitou, dia 10, o trajecto do metro ligeiro proposto pela Metro Mondego para a Solum, tendo o presidente do executivo municipal, Carlos Encarnação, exigido do Governo um compromisso escrito para a imediata electrificação do troço urbano do projecto, que abrange o Ramal da Lousã.
Manuel Oliveira, administrador-delegado dos SMTUC, prevê que o novo percurso de trólei, um investimento de 400 mil euros, comparticipado pelo Estado em 90 por cento, seja inaugurado até fim de Março.
A conclusão das obras depende de uma autorização do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para fazer escavações no centro histórico, permitindo a substituição de três postes da rede de tracção.
A ambientalista Maria de Lurdes Cravo elogia a aposta no alargamento da rede de tróleis, que deve traduzir um “sinal claro” de que Coimbra opta por “um meio de transporte inteligente e ecológico”.
“É um desafio que se coloca novamente à sociedade e aos governantes”, disse à agência Lusa a presidente da assembleia-geral da organização ambientalista Quercus, ex-líder do Conselho da Cidade de Coimbra.

Em defesa do ambiente

Ao realçar a “necessidade inequívoca de combate às alterações climáticas”, optando por energias não poluentes, em detrimento dos combustíveis fósseis, lembrou que os tróleis são veículos eléctricos que têm rodas com pneus e são, por isso, praticamente silenciosos.
Manuel Oliveira disse à Lusa que Coimbra é a única cidade da Península Ibérica a dispor ainda deste meio de transporte.
António Arnaut, criador do Serviço Nacional de Saúde, é utente assíduo dos transportes colectivos numa cidade que se reclama “capital da saúde”.
Entre a residência, na margem esquerda do rio Mondego, e o escritório, na Baixa, o advogado utiliza os autocarros a diesel dos SMTUC.
Mas, quando precisa de ir à Casa-Museu Miguel Torga, apanha o trólei dedicado ao autor de “Os Bichos”, que o leva à rua Dias da Silva.
Faz depois, a pé, o resto do percurso até à vivenda que pertenceu à família de Torga.
Uma “razão cívica e ambiental”, além da comodidade, fazem do socialista António Arnaut, de 72 anos, um passageiro habitual dos transportes públicos.
“Tenho muitas saudades dos tróleis, que foram inaugurados na minha juventude”, declarou à Lusa, confessando ter ainda “pena que tivessem acabado os eléctricos” na cidade.

16 troleicarros em circulação
Em Coimbra, segundo Manuel Oliveira, circulam actualmente 16 troleicarros, um número que já foi maior no passado.
A primeira linha da rede foi inaugurada há 60 anos, em 1947, correspondendo ao itinerário entre a rua António Granjo, junto à estação ferroviária de Coimbra A, e o Alto de Santa Clara.
“Os SMTUC deveriam privilegiar os transportes públicos eléctricos”, defendeu António Arnaut.
E parece ser esta a aposta da empresa. Manuel Oliveira faz contas e garante que existe também um ganho económico.
Cem quilómetros realizados numa viatura a diesel custam em média 44 euros.
Já com o trólei, os SMTUC despendem apenas 40,10 euros pelo mesmo percurso.
Cada carro destes pode custar entre 385 mil e 600 mil euros, prevendo os SMTUC importar mais alguns, ao ritmo de um por ano.
Segundo o responsável, a assistência técnica aos veículos e à rede de tracção aérea é assegurada por trabalhadores especializados dos SMTUC.
Também o município da Amadora “vai investir nos troleicarros até fins de 2009”, adiantou Manuel Oliveira.
Esta opção integra o “conceito de mobilidade sustentável” do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que apoia a expansão da rede em Coimbra.
Em 1947, quando foi inaugurada a primeira linha de tróleis, João Ferreira Araújo era chefe das redes de distribuição e manutenção dos Serviços Municipalizados de Coimbra.
Embora não simpatize com o actual modelo das viaturas eléctricas da cidade – “tróleis sim, mas não estes” –, Ferreira Araújo defende que, “dentro da cidade, os transportes devem ser mais económicos e rápidos”.
Afirma que os tróleis podem atingir a velocidade de 80 quilómetros por hora.
Vereador do PSD nos anos 80, o engenheiro entende que a rede deve ser alargada e servir também áreas suburbanas.
(*) – Agência Lusa
As beiras


Já á varios dias que tenho reparado que têm andado a instalar a electrificaçao para esta nova linha na solum.
Qual será o numero desta linha??

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Aviso - Criação da Linha n.º 60

Finalmente!
Linha 60 :arrow: S. José - Universidade (via olivais)

:wink:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Apoiadíssimo! :)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

andam a expandir bem a rede ultimamente :)

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Mensagem por Lopes »

daniel322 Escreveu:andam a expandir bem a rede ultimamente :)
Mas não podem expandir muito mais.... os troleis são poucos!
Vamos estar com atenção e verificar se, com mais esta linha não vai afectar as outras já existentes! :wink:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Lopes Escreveu: Mas não podem expandir muito mais.... os troleis são poucos!
Nao sao poucos.
Actualmente os Smtuc têm:
15 troleicarros standard
1 troleicarro articulado

A servir 3 linhas.

E está prevista a aquisiçao de um troleicarro este ano.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Reportagem sobre os Trolleycarros no Portugal em Directo - RTP

Parte 1

Parte 2

Parte 3

:)

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Mini-hídrica na Ponte-Açude vai
produzir energia para troleicarros

Coimbra integra um consórcio internacional na promoção do desenvolvimento sustentável, numa acção que pretende aumentar a taxa de utilização dos transportes públicos
Uma mini-hídrica a instalar na Ponte-Açude, aproveitando um gerador já existente, poderá vir a produzir quatro GWh por ano de energias renováveis para alimentar a rede de troleicarros dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Sabendo-se que os SMTUC gastam, actualmente, 750 mil KWh/ano, haverá um excedente, que servirá também para o carregamento dos mini-autocarros eléctricos e produção de hidrogénio.
Tudo isto com «poucos» investimentos e custos operacionais, garante Luís Santos, responsável pelo Project Modern em Coimbra – Programa Civitas Plus, no seio do qual surge a mini-hídrica, como uma das medidas de um consórcio onde surgem também as cidades de Brescia (Itália), Victória (Espanha) e Craiova (Roménia), a coordenadora do programa.
O programa Civitas destina-
-se a promover políticas de desenvolvimento sustentáveis, nomeadamente através da redução da poluição gerada pelos transportes, a implementação de medidas de poupança de energia, o respeito pelo meio ambiente e a promoção de um estilo de vida menos dependente do automóvel. Tem a duração de quatro anos, prolongando-se até 2012, período em que serão efectuados os estudos para a implantação da mini-hídrica na Ponte-Açude.
No entanto, até ao final do projecto, com o financiamento elegível de dois milhões de euros, metade dos quais co-financiados pela Comissão Europeia e o restante, maioritariamente pelos SMTUC, estima-se que o número de passageiros dos transportes públicos tenha um aumento entre 4 e 5%.

Diario de Coimbra - noticia completa
:clap:

A energia produzida pela mini-hidrica, chega e sobra para o gasto dos troleicarros, dando assim espaço para uma possivel expansão da rede.

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Renovação da frota de tróleis avança em 2009
2008-12-10
C.F.
Coimbra poderá, em 2009, ver o número de troleicarros em circulação aumentar para 18.

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) lançaram, recentemente, um concurso público internacional para aquisição de uma nova unidade, cujo valor rondará os 480 mil euros, confirmou o administrador-executivo da empresa, Manuel de Oliveira.

Este deverá ser o primeiro de outros troleicarros a adquirir, com vista à renovação da frota. "Os nossos tróleis estão em idade bastante avançada", justificou Manuel de Oliveira. São 17 e têm, em média, 24 anos de serviço. Mas a segurança não está em causa. "Não têm limite de vida e a sua manutenção é cuidada", assegurou o responsável, que quer dar mais conforto aos utentes enquanto melhora o ambiente. A meta é ambiciosa, admite: "Vamos procurar apoios para adquirir dois troleicarros por ano".

Os novos tróleis estão equipados com ar condicionado, pisos rebaixados e rampas acessíveis. Incluem, ainda, um motor auxiliar que lhes permite circular algum tempo, de forma autónoma, em caso de falha eléctrica.

"Tenho a ambição grande de que em 2009 teremos o trólei. Iremos fazer tudo para que todos os passos sejam dados com rapidez", afirmou Manuel de Oliveira.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

LOL ninguem se lembra que o preço deles e 4 vezes mais caro que os normais... N sei ao fim de quanto tempo e que estarao pagos, ja pra n falar de manutençao...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

gunky Escreveu:LOL ninguem se lembra que o preço deles e 4 vezes mais caro que os normais... N sei ao fim de quanto tempo e que estarao pagos, ja pra n falar de manutençao...
Se há coisa que eu detesto, uma delas é o cheiro a gasóleo queimado deixado por um camião ou autocarro. Não estou a ver qual é o problema em gastar-se dinheiro em autocarros mais caros (e tenho quase a certeza que não será 4x mais) em tróleis, que não poluem e são mais silenciosos!!! Eu concordo totalmente com a aquisição de tróleis!

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

banjix Escreveu:
gunky Escreveu:LOL ninguem se lembra que o preço deles e 4 vezes mais caro que os normais... N sei ao fim de quanto tempo e que estarao pagos, ja pra n falar de manutençao...
Se há coisa que eu detesto, uma delas é o cheiro a gasóleo queimado deixado por um camião ou autocarro. Não estou a ver qual é o problema em gastar-se dinheiro em autocarros mais caros (e tenho quase a certeza que não será 4x mais) em tróleis, que não poluem e são mais silenciosos!!! Eu concordo totalmente com a aquisição de tróleis!
Epa eu tb nao gosto nada do cheiro a gasoleo queimado acredita....

leste o resto do topico por acaso??


(...)Cada troleicarro novo pode custar entre 385 mil e 600 mil euros, prevendo os SMTUC comprar mais alguns, já a partir de 2008(..)
Sabes o preço dum autocarro normal?! Preferes 1 troleicarro a andar pela cidade ou preferes mais percursos de autocarro e/ou carreiras?

Ja agora
Combustíveis: Aumento do preço do gasóleo faz Coimbra apostar nos troleicarros

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão a apostar na reposição de linhas dos troleicarros, movidos a electricidade, devido ao menor custo associado em relação ao gasóleo.

Existem actualmente em Coimbra, três linhas urbanas servidas por 17 troleicarros, a última das quais, que liga a zona da Solum à alta universitária, foi inaugurada a 15 de Maio, dia em que se assinalaram os 100 anos dos SMTUC.

"[Em administrações anteriores] houve um desinvestimento nos troleicarros que estamos agora a repor. Foi uma opção errada, na minha perspectiva", disse o administrador-delegado dos SMTUC, Manuel Oliveira, à Lusa.

O responsável da empresa salientou o "menor custo" que a opção eléctrica acarreta face às viaturas movidas a gasóleo, frisando que os tróleis custam, em média, 43,07 euros por cada 100 quilómetros percorridos.

Por seu lado, uma viatura diesel da frota urbana registava, no final de Março, um custo médio associado de 49,36 euros por cada 100 quilómetros, justificando a opção pelos tróleicarros, já que "a electricidade subiu de preço mas menos do que o gasóleo", afirmou Manuel Oliveira.
aqui http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stori ... ries/10134

Estamos a falar de pouco mais de 6 euros mas a noticia e antiga e os preços ja estão diferentes...mas mesmo assim ainda sao precisos uns bons anos pra cobrir os custos...E o metro vem ai, o que ainda vai levar menos a escolha destes meios de transporte por parte dos passageiros.


Venha mas e o metro e em termos praticos e economicos vale a pena continuar com autocarros a gasoleo ou adapta-los a biodiesel do que estar realmente a continuar a suportar este tipo de transportes... Sei que ai ai muita gente que diz que ja fazem parte da historia da cidade bla, bla, pois, pois,... Olhem pro basofias. Se nao fosse o belo do turista ja tinha arrumado as botas ha muito tempo e mesmo assim ainda se veem em dificuldades de o por a circular. A cidade ta-se completamente a cagar pra ele. Quantas pessoas ja andaram nele ou tiveram interesse em o fazer?!?!
Os troleicarros e quase a mesma coisa. Fazem quase lembrar a ecovia...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

gunky Escreveu:Venha mas e o metro e em termos praticos e economicos vale a pena continuar com autocarros a gasoleo ou adapta-los a biodiesel do que estar realmente a continuar a suportar este tipo de transportes... Sei que ai ai muita gente que diz que ja fazem parte da historia da cidade bla, bla, pois, pois,... Olhem pro basofias. Se nao fosse o belo do turista ja tinha arrumado as botas ha muito tempo e mesmo assim ainda se veem em dificuldades de o por a circular. A cidade ta-se completamente a cagar pra ele. Quantas pessoas ja andaram nele ou tiveram interesse em o fazer?!?!
Os troleicarros e quase a mesma coisa. Fazem quase lembrar a ecovia...
Estamos a falar de troleicarros. Tu sabes o que é um troleicarro?

Olha um:
Imagem

E outro, mais moderno e, provavelmente, mais parecido com os que os SMTUC querem adquirir:
Imagem