Durante uma visita à Worten Outlet, reparei numas câmeras de vídeo a €129. Embora a opção de vídeo da minha máquina fotográfica tenha servido para as necessidades de filmar que tive até ao momento, o preço pareceu-me suficientemente baixo para parecer interessante (mesmo sendo provavelmente câmeras de geração anterior - zoom óptimo 20x e digital 800x, as actuais já vêm com 34x/1200x, pelo que tenho visto).
Como não percebo grande coisa de câmeras de vídeo, fica aqui uma questão possivelmente estúpida... todas estas câmeras (miniDV) permitem passar informação para o PC?
Uma pesquisa no google diz que é possível fazê-lo por firewire ou USB em algumas câmeras, mas que se perde qualidade na transferência. Esta diminuição é susbtancial ou mal se nota? Também não me interessa comprar uma câmera que, ao passar para o PC, acabe por ficar com qualidade pior que a minha actual Z612.
As cassetes podem ser reutilizadas sem limite? Ou seja, compro uma, gravo as coisas nela, passo para o PC, apago... e está pronta a usar? Ou acontece como nas VHS, que ao fim de algum tempo começava a notar-se perda de qualidade?
Finalmente, quem comprou uma... dá jeito? O facto de ser baseada em cassete e não em disco ou cartão parece-me algo redutor em termos de flexibilidade... mas como nunca usei uma, não faço ideia.
Câmera de vídeo
-
- Administrador
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Eu tenho uma mini DV e nunca notei que houvesse perda de qualidade ao passar para o PC. Ao contrário do formato hi8, o mini DV tem qualidade digital, pelo que, a existir perda de qualidade, é minima.
Relativamente à questão das cassetes, tal como qualquer registo magnético, ao final de várias regravações, começa-se a sentir algum ruído na imagem, mas uma limpeza regular às cabeças de gravação, acabam por atrasar esse processo de deterioração das k7's.
E todas as camaras dão para passar para o PC, pelo menos via USB.
Quanto à flexibilidade... bem, as cassetes são pequenas (mais ou menos do tamanho das antigas K7's dos ditafones. Claro que uma câmara baseada em cartão, tem melhor portabilidade, por serem mais pequenas, mas as mini DV também não são trambolhos como eram as VHS.
Se realmente te interessas por video ou estás disposto a fazer umas brincadeiras, esse preço é imbatível. A minha custou 700 euros há 4 ou 5 anos...
Relativamente à questão das cassetes, tal como qualquer registo magnético, ao final de várias regravações, começa-se a sentir algum ruído na imagem, mas uma limpeza regular às cabeças de gravação, acabam por atrasar esse processo de deterioração das k7's.
E todas as camaras dão para passar para o PC, pelo menos via USB.
Quanto à flexibilidade... bem, as cassetes são pequenas (mais ou menos do tamanho das antigas K7's dos ditafones. Claro que uma câmara baseada em cartão, tem melhor portabilidade, por serem mais pequenas, mas as mini DV também não são trambolhos como eram as VHS.
Se realmente te interessas por video ou estás disposto a fazer umas brincadeiras, esse preço é imbatível. A minha custou 700 euros há 4 ou 5 anos...
-
- Administrador
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
-
- Lendário
-
- Administrador
Já estive a ver melhor os modelos disponíveis.
- Sony HC35e: €129
- Sony HC46e: €169
- Canon MD110: €169
- JVC D720: €199
A JVC deverá ser para eliminar, porque a diferença de preço começa a ser exagerada. A HC46e, pelo que li no google, tem algumas críticas negativas. A dúvida está entre a Sony mais barata ou a Canon... alguém tem uma destas ou pode comentar se valem a diferença de preço? Embora seja barato, também não queria gastar dinheiro em algo demasiado fraco para ser útil.
Outra coisa importante: a Canon anuncia que tem uma entrada para microfone, para "gravar som de alta qualidade". Isto significa que não tem microfone incluído? Ou tem e o que existe é a possibilidade de ligar outro? É que não me vejo a andar com um microfone atrás...
- Sony HC35e: €129
- Sony HC46e: €169
- Canon MD110: €169
- JVC D720: €199
A JVC deverá ser para eliminar, porque a diferença de preço começa a ser exagerada. A HC46e, pelo que li no google, tem algumas críticas negativas. A dúvida está entre a Sony mais barata ou a Canon... alguém tem uma destas ou pode comentar se valem a diferença de preço? Embora seja barato, também não queria gastar dinheiro em algo demasiado fraco para ser útil.
Outra coisa importante: a Canon anuncia que tem uma entrada para microfone, para "gravar som de alta qualidade". Isto significa que não tem microfone incluído? Ou tem e o que existe é a possibilidade de ligar outro? É que não me vejo a andar com um microfone atrás...
-
- Administrador
Estive a ver umas reviews e estou a ficar com algumas dúvidas quanto ao formato. Há três questões chatas: a transferência tem de ser por firewire (não tenho, logo tenho de comprar um adaptador), é em tempo real (uma hora de vídeo demora uma hora a transferir) e ocupa imenso espaço (uma hora ocupa cerca de 12 gb). Confirmam isto tudo? Se for assim, são umas desvantagens algo aborrecidas...
Li também que a bateria que vem com a Sony é fraquíssima e só aguenta uns 45 minutos de vídeo, o que me parece pouco. Pode ser mais uma contrariedade...
Li também que a bateria que vem com a Sony é fraquíssima e só aguenta uns 45 minutos de vídeo, o que me parece pouco. Pode ser mais uma contrariedade...
-
- Novato
- Registado: segunda-feira, 09 julho 2007 9:57
link
vejam esse link..
pra mim ia pra sony 46E, se calhar até vou mesmo comprar...
depois de ler as especificacoes todas parace-me bem melhor que a 35E, em todos os pontos menos no focus, até a bateria é mais potente.
deem mais feedback.
cumprimentos
ricardo Silva
vejam esse link..
pra mim ia pra sony 46E, se calhar até vou mesmo comprar...
depois de ler as especificacoes todas parace-me bem melhor que a 35E, em todos os pontos menos no focus, até a bateria é mais potente.
deem mais feedback.
cumprimentos
ricardo Silva
-
- Administrador
O link compara a 53e e não a 35e. Não sei quais são as diferenças, mas não é a mesma câmera.
Para a 35e encontro imensa informação, todas a recomendá-la como sendo uma óptima câmera para quem está a iniciar-se - embora seja mesmo só para iniciados. A 46e já removi da lista, por causa do zoom (muito abaixo das outras) e por algumas críticas mais negativas. A Canon é uma incógnita... praticamente não encontro críticas.
Para a 35e encontro imensa informação, todas a recomendá-la como sendo uma óptima câmera para quem está a iniciar-se - embora seja mesmo só para iniciados. A 46e já removi da lista, por causa do zoom (muito abaixo das outras) e por algumas críticas mais negativas. A Canon é uma incógnita... praticamente não encontro críticas.
-
- Novato
- Registado: segunda-feira, 09 julho 2007 9:57
-
- Administrador
-
- Administrador
-
- Lendário
-
- Lendário
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Este tópico começa assim:Miguel_Silva Escreveu:Onde comprastePedro Escreveu:E acabei por optar por uma JVC D-740 (€169). Ainda está a carregar a bateria, pelo que não experimentei... mas assim que tiver mais alguma experiência, deixo alguns comentários.
Eles têm lá bastantes, entre os €119 e €199.
Pedro Escreveu:Durante uma visita à Worten Outlet, reparei numas câmeras de vídeo a €129. [...]