É mais uma notícia sobre roubos típica do Correio da Manhã, mas a parte a sublinhado chamou-me a atenção. Mostra bem o ridículo a que Portugal chegou em termos de segurança.Lei não permite prisão porque se apresenta à PSP
Está em 12 dos 15 roubos do gang e é o mais perigoso dos seis a atacar no metro de Lisboa. Sentado ao lado das vítimas, encosta-lhes a navalha às pernas. Um homem foi esfaqueado ao tentar resistir.
Filipe Batista tinha ido em Outubro ao juiz por um dos crimes, mas, ao ser libertado com simples apresentações à PSP, voltou a atacar e já não pode ser preso. A investigação das equipas da PSP CP/ Metro permite apontar-lhe um total de 12 roubos, só que, como o assaltante não falha nas idas à esquadra, a nova lei não permite prendê-lo.
O mesmo destino não tiveram os amigos – só um rapaz com menos de 16 anos também continua em liberdade e o seu processo corre no Tribunal de Menores em Sintra.
Entre os outros quatro, todos homens, dois recolheram à cadeia em Outubro – foram apanhados em flagrante num dos assaltos e só Filipe saiu em liberdade. Mas o jovem de 17 anos ajudou a manter o gang activo e atacaram pelo menos mais uma vez, apurou o CM.
A investigação da equipa da CP/Metro da PSP não parou e os restantes foram todos apanhados na quarta e quinta-feira da semana passada. O Ministério Público emitiu os mandados de detenção e, presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, dois dos assaltantes recolheram em prisão preventiva. Só o menor de 16 anos vê o seu processo correr à parte na comarca de Sintra – e Filipe Batista, que é o “mais reincidente e violento de todos” no gang, continua em liberdade com a entrada em vigor do novo Código de Processo Penal.
Já tinha as apresentações à PSP e, como nunca deixou de as cumprir, apesar de ter cometido pelo menos mais um assalto desde o dia em que foi presente ao juiz, a lei já não permite a sua detenção – porque não há perigo de fuga até ao seu julgamento.
Está indiciado em 12 dos 15 assaltos do gang, embora existam “suspeitas de que fizeram 25 no total”. Usavam navalhas e bastões extensíveis. Em duas situações roubaram três pessoas e há duas vítimas que foram agredidas a murro.
Também na última quarta-feira a PSP prendeu no metro de Lisboa um casal de namorados, ele com 23 e ela 24, em flagrante por roubo com ameaça de faca a três raparigas de 13 e 14 anos. O casal atacou na estação do Alto dos Moinhos mas está indiciado por “pelo menos 13 crimes de roubo qualificado” e só desde Janeiro. Roubavam tudo, sobretudo a jovens e já recolheram em prisão preventiva.
Fonte: Correio da Manhã
Desde que se apresente...
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Desde que se apresente...
-
mustiness
- Lendário

- Mensagens: 1638
- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
winger
- Experiente

- Mensagens: 303
- Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
-
carlacs
- Veterano

- Mensagens: 838
- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
O novo código penal é uma comédia... Basicamente há prisões sobrelotadas e então qual é a solução? Diminuir radicalmente os presos preventivos, e deixa-se andar tudo á vontade, enfim..
Mas não se preocupem com a má qualidade das escolas, hospitais, prisões, temos estádios bem bons e com cores super fixes
Mas não se preocupem com a má qualidade das escolas, hospitais, prisões, temos estádios bem bons e com cores super fixes
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40