Nós por cá

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Mas haver consciência é um princípio já. Como há aqui muitos cidadãos, o primeiro passo é haver uma consciência do que acontece.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

De que adianta consciência se não existe acção?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Acção sem consciência também é algo muito vago...

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Pois o problema é mesmo esse.
Adoramos dizer o que vai mal,queixar,apontar culpas,etc.
Em muitos casos sei que de facto, não depende de nós. Em outros casos, podemos perfeitamente ir à luta.
Como disse anteriormente, organizem-se, façam projectos, espalhem pela câmara, casa da cultura, whatever...
Porque acredito sinceramente que ter consciência é o mesmo que comprar um carro e não saber como usa-lo.
Automaticamente sabemos usar um carro...Não podemos ter logo as ideias, mas escrevendo elas podem nascer.
Há sítios que podem ajudar, grupos que podem ser criados.
Porque acho sinceramente que não vai adiantar nada estarmos a queixar do que é que falta. Porque não atirar o barro à parede a ver se cola?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Por exemplo, dando a conhecer aos outros o que se passa também é agir... pode não ser pegar no balde de massa ou tinta, mas é tornar as pessoas conscientes dos problemas, tal como se passa com o Movimento pela Cultura.
Posso dar o exemplo do meu bairro em que, não havendo investimento social por parte da Edilidade, a população se tem juntado para ajudar a tornar as ideias reais. E atrás disso há uma tomada de consciência e a união dos que residem, aliadas à identidade e pertença.
Este thread é uma consciencialização e espero que mais casos sejam dados a conhecer, como acontece no telejornal da SIC onde baseei a minha ideia.

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Eu não disse que achava que errado, de certo modo chega a ser interessante. O que acontece é mais falar falar pensar e pensar e depois ninguém faz rigorosamente nada.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

a limpeza de monumentos tem de ser feita por pessoas especializadas, e com autorização tanto do proprietário como do ippar..

não é só pegar num balde de tinta e ir passear prá alta :p mas a ideia até que é boa..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Pode é haver uma lei local que obrigue os donos a caiar / pintar as paredes exteriores de x em x anos, mas só daquela ou daquelas cores que têm actualmente...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não podes criar uma lei desse tipo assim a partir do nada.. além de que cada caso é um caso, há determinados edifícios que não necessitam de reparação tão cedo. Depende da exposição solar, do beiral, do tipo de isolamento térmico (caso exista), do tipo de revestimento, etc ;)

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Não estou a dizer do nada Daniel.
O que pretendo dizer é que é preciso sair das palavras e partir para acção.
óbvio que para uma grande parte das coisas é preciso pessoal especializado,mas eu creio que todos têm a capacidade de aprender e todos podem ser voluntários e ajudar no que sabem.
Se pedissem "voluntários" para a queima das fitas, oferecendo finos à pala, ia tudo...
Agora como disse é fácil falar e reclamar de tudo, mas tomar atitudes é ver...
Não falo em ninguém em especifico, mas se formos com a ideia "ah isto não vai resultar, não adianta nada", então também não adianta estudar, não adiantaria sequer sair de casa.
Se desejam a mudança, a consciência serve para pouco. Pode iniciar, mas não vai adiante.
Há vários organismos, há a câmara, há pessoas... sei lá o que existe... muitos podem até pensar de igual forma e neste caso aplica-se o tal "a união faz a força"

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Fiz um tópico para meter fotos dos podres da cidade e concelho, não para falar de consciência ou acto... é pena que um tópico que poderia ser interessante se tenha perdido...

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Eu continuo a achar o tópico interessante Lino.
Acho que isso foi desnecessário.
Só dei o meu parecer relativamente a esses "podres".
Acho que tem tudo a ver.
Agora se é só para mostrar fotos e não comentar, então nem valeria a pena ter tópicos.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não acho que esteja perdido.. basta colocares novas fotos para a discussão mudar de tema :wink:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Comentou-se, mas a discussão perdeu-se...
Mais fotos... quero também que os outros ponham aqueles que vão encontrando...
Reparei há dias que a pedra em volta da fonte do Jardim da Sereia, no Jogo da Péla, está degradada e que há pedaços escultóricos partidos... além disso há aquela água toda no chão, acho que se poderia fazer algo mais por aquilo, além do Campo de Santa Cruz e da suposta Casa de Chá naquele casinhoto degradado...
E quando é que se resolve a situação da Rua do Gato? Aquele aparato não é muito interessante:
Imagem