A riqueza nao-material da vida academica de Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

sou Escreveu:
daniel322 Escreveu: de Coimbra, sim.. Nas outras cidades também se pratica a praxe, mas copiada ou adaptada de Coimbra. Há dúvidas nisso?..
claro que se copia... pura e simplesmente porque foi em coimbra que surgiu a primeira Universidade (fora idas e vindas de Lisboa) acho extremamente de mau tom andarmos por aí a dizer que a praxe é nossa (é narcisico e egocêntrico)
mas quem é que disse que a praxe é nossa ???? nunca ouvi tal coisa e já cá ando há uns anos nesta cidade..

além do mais, se a praxe foi criada em Coimbra, não vejo qq problema que isso seja referido, nem vejo qualquer narcisismo ou egocentrismo. ou faz-te comichão ouvir isso?

vê lá tu que até já li num artigo de um historiador local que, apesar da UC ser apenas a 10a universidade mais antiga da europa, foi cá que surgiu a praxe pela primeira vez como ritual de iniciação académica na Europa
sou Escreveu:para além do que, o que mais vejo por aí e nos tempos que correm é ser Coimbra a imitar a praxe dos outros locais.
isso já são más linguas.. da tua parte. do que eu vi não é bem assim ;)

sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

ora quem é que disse não disse já que foi um sr veterano bem conceituado até? ia eu sei que foi cá que começou e não há mal nenhum em termos orgulho nisso porém outra coisa completamente diferente é restringirmos o que as outras univs têm a rituais praxisticos ou o que seja. e sim cada vez mais a praxe de Coimbra perde aquilo que a identifica e se restringe ao gozo do caloiro. ainda há diferenças e ainda bem mas será que vão continuar a haver por muito mais tempo?
é que gente com capa à manta de retalhos aumenta de ano para ano, vestir o traje também parece que cada vez custa mais, ou é porque os saltos aleijam ou porque está calor ou porque blá blá blá, caloiros à deriva sem qualquer apoio da madrinha/padrinjo uuuii e o desconhecimento geral acerca da praxe, da academia, sua história, defeitos e feitios também.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Daniel, num dia de aulas (normal) és capaz de ver mais pessoas trajadas do que em coimbra e de forma mais correcta. No entanto é verdade que no Porto peca-se por os doutores nao irem todos trajados, mas isso tb depende de casa para casa, algumas ainda consideram isso importante e só o caloiro nao vai trajado. Depois na queima eu entendo que as pessoas nao trajem no porto, la de noite é obrigatorio ter a capa traçada e garanto que nao dá jeito nenhum...
Claro que qlq cidade tem coisas boas e más, no entanto penso que coimbra perdeu muita coisa que nao deveria de ter perdido, tal como a "arte" de bem trajar, o lado em que se deve traçar e usar a capa e o respeito à praxe. Tive a oportunidade de ser praxada duas vezes por duas academias diferentes e posso dizer que Coimbra era o local onde eu esperava encontrar mais e foi aquele em que encontrei menos...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

diz-me lá onde é que Coimbra perdeu a arte de bem trajar.. por causa de meia duzia de parvos numa academia com mais de 20 mil alunos?

Leia, pelo que sei já estudaste no Porto, mas eu tb conheço. Já lá estive, conheço quem lá esteja agora.. e não é bem assim. Em certos dias pode haver mais alunos alunos trajados no Porto que em Coimbra mas se fores verificar ao longo do ano em Coimbra anda-se trajado o ano lectivo inteiro.. e no Porto?

A minha opinião é que as pessoas pintam um quadro mais negro do que realmente é a realidade e insiste-se sempre no mesmo: Coimbra já não é o que era, perdeu as tradições, perdeu a arte de trajar, blah blah blah.. isso a mim, por vezes, parece-me dor de cotovelo..

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Na minha opinião anda-se mais trajado no porto que em coimbra, mas existem menos pessoas a trajar.
Quanto à arte de trajar, devemos andar certamente por sitios diferentes, já que basta estar na alta num dia em que esteja mta gente trajada que se vêm muitas muitas infracções... sem falar das tipicas argolas para pendurar o papagaio, da maquilhagem excessiva e das bailarinas ou sapatilhas.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

devemos andar mesmo por sitios bem diferentes.. só vi pessoal trajado e com sapatilhas na queima e toda a gente os "olhava de lado"

Chanterella
Novato
Novato
Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03

Mensagem por Chanterella »

Eu tambem não devo andar em Coimbra porque não tenho ideia nenhuma de as pessoas trajarem assim tão mal (e como nunca estou alcoolizada tenho lucidez o bastante para andar a reparar nessas coisas).

A verdade é que aqui pelo menos há muito sentido auto crítico - como se pode ver neste forum - e isso é sempre bom!

Enrolar as capas quando está calor... não acho assim tão horrivel. É preferível dar uso ao traje mesmo com calor do que deixá-lo no armário. E só Deus sabe o que se transpira: as meias bem apertadinhas, o cabelo a colar-se à testa, a saia subida, a gravata a cortar a respiração, os sapatos que aleijam por todo o lado e ainda mais naquelas ruas de pedras a subir e a descer... E no entanto, é maravilhoso trajar!

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Eu também nao acho mal enrolar a capa... se tudo não passasse disso...

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Os alunos em Coimbra 'trajam-se' bem? lol

Primeiro, na minha opinião, o CÓDIGO devia ser lido por cada aluno, especialmente para terem uma noção mínima do mesmo.

Segundo, em Coimbra não se Traja, em Coimbra veste-se uma roupa 'fixe', que é 'cool' usar de vez em quando, especialmente quando se passa junto a alunos do secundário, para se mostrar que se é aluno universitário, roupa que é MODA nos primeiros dias de aula, na latada e na queima. Não há sentimento nenhum, eu quando 'trajo' sinto-me honrado, tal como quando um jogador veste a camisola da Selecção Nacional. Claro que não me refiro a TODOS os alunos, mas seguramente à sua maioria.

Terceiro, repetindo-me um bocado, usar Capa e Batina é 'fixe', especialmente se tivermos uns óculos de sol todos bacanos, ou se tivermos a capa cheia de Emblemazinhos porreiros, quando dobramos a capa toda direitinha e a pomos ao ombro ou dobrada no braço a mostrar os símbolozinhos da terra, do curso, da tia e da avó. É 'fixe' andar de um lado para o outro, TRAJADO mas sem Capa nem Batina, qual empregado de mesa, de camisa branca e colete. É 'fixe' encontrar uma rapariga e por-lhe a capa sobre os ombros, ou agarrala entre nós e a capa.

Quarto, Trajar em Coimbra é percorrer de noite as ruas da baixa com garrafas de cerveja na mão, sem respeitar as passoas que se levantam ás 6 da manhã, é 'secar' na Serenata Monumental, sem vontade mas por estar lá toda a gente, é ir para o parque e sair de lá a cantar 'My dream is to find a Madeleine alive'. É pegar no telemóvel e meter fotos no hi5 e vídeos no youtube.

E aqui ficava horas a acrescentar coisas. Se me purguntarem, tenho Pena de não ter vivido 'Coimbra' noutro tempo, pelo menos o que respeita à vida académica, tenho Pena da milhares de alunos que não percebem o que fazem. E acredito que Coimbra daqui a uns anos vai ser Coimbra sem Praxe, sem Academia, para essa geração vai ser melhor, pelo não vão viver segundo esta 'ilusão' e este negócio que é a vida académica para a maioria dos alunos.

sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

subscrevo ;)

Chanterella
Novato
Novato
Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03

Mensagem por Chanterella »

Enquanto há Coimbra, há esperança.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Eu diria o contrário. Enquanto há esperança, há Coimbra. :)

ZéPróVinho
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39

Mensagem por ZéPróVinho »

mistertes Escreveu: Quanto á Praxe e Queima das fitas, é na minha opinião nada mais que um negócio, desde o dia da Serenata Monumental, em que a maioria das pessoas, infelizmente ou está bêbada ou axa aquilo uma seca, passando pelo uso de Capa e Batina como artigo de Moda, até aos dias de festa no parque que de académicos têm muito pouco.
igualmente ...

andam para ai confusões nas definições de tertúlias , que hoje em dia não passam de concursos de bebedeira ... as de Direito então foram como um murro no estomago , eu há espera de trocar ideias e discutir politica com a malta e foi só emborcar traçado ... (que raio de padrinho que arranjei) .

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

mistertes Escreveu:Os alunos em Coimbra 'trajam-se' bem? lol

Primeiro, na minha opinião, o CÓDIGO devia ser lido por cada aluno, especialmente para terem uma noção mínima do mesmo.

Segundo, em Coimbra não se Traja, em Coimbra veste-se uma roupa 'fixe', que é 'cool' usar de vez em quando, especialmente quando se passa junto a alunos do secundário, para se mostrar que se é aluno universitário, roupa que é MODA nos primeiros dias de aula, na latada e na queima. Não há sentimento nenhum, eu quando 'trajo' sinto-me honrado, tal como quando um jogador veste a camisola da Selecção Nacional. Claro que não me refiro a TODOS os alunos, mas seguramente à sua maioria.

Terceiro, repetindo-me um bocado, usar Capa e Batina é 'fixe', especialmente se tivermos uns óculos de sol todos bacanos, ou se tivermos a capa cheia de Emblemazinhos porreiros, quando dobramos a capa toda direitinha e a pomos ao ombro ou dobrada no braço a mostrar os símbolozinhos da terra, do curso, da tia e da avó. É 'fixe' andar de um lado para o outro, TRAJADO mas sem Capa nem Batina, qual empregado de mesa, de camisa branca e colete. É 'fixe' encontrar uma rapariga e por-lhe a capa sobre os ombros, ou agarrala entre nós e a capa.

Quarto, Trajar em Coimbra é percorrer de noite as ruas da baixa com garrafas de cerveja na mão, sem respeitar as passoas que se levantam ás 6 da manhã, é 'secar' na Serenata Monumental, sem vontade mas por estar lá toda a gente, é ir para o parque e sair de lá a cantar 'My dream is to find a Madeleine alive'. É pegar no telemóvel e meter fotos no hi5 e vídeos no youtube.

E aqui ficava horas a acrescentar coisas. Se me purguntarem, tenho Pena de não ter vivido 'Coimbra' noutro tempo, pelo menos o que respeita à vida académica, tenho Pena da milhares de alunos que não percebem o que fazem. E acredito que Coimbra daqui a uns anos vai ser Coimbra sem Praxe, sem Academia, para essa geração vai ser melhor, pelo não vão viver segundo esta 'ilusão' e este negócio que é a vida académica para a maioria dos alunos.
..é tudo mau em Coimbra.. o que vale é que nas outras cidades toda a gente respeita tudo e só cá é que ninguém respeita nada :roll:

mas numa coisa concordo ctg, tb tenho pena de não ter vivido a Coimbra de outros tempos..

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

..é tudo mau em Coimbra.. o que vale é que nas outras cidades toda a gente respeita tudo e só cá é que ninguém respeita nada
Não digo que é tudo mau em Coimbra, e não comparei com outras cidades, só conheço verdadeiramente a vida Académica de Coimbra e pelo que conheço das outras, Coimbra tem a vida académica mais 'pura', mais verdadeira. (Quer dizer, pelo menos os princípios). Coimbra é a cidade em que a Praxe faz mais sentido, Coimbra é 'O Original' e tudo o resto são 'Cópias', não querendo tirar o valor à PRAXE nas outras cidades.

É porisso que tenho pena da PRAXE não ser levada asserio em Coimbra, respeito quem não se identifica com a PRAXE, mas sou contra quem apenas vive a PRAXE nos tempos de festa, quer dizer, não sou bem contra porque no fundo não são estes alunos que têm a culpa, eles apenas se guiam pelos alunos anteriores.

E tenho pena que uma pessoa não consiga seguir o Código à risca, e se o fizer, ou é gozado ou é ignorado.