Nas monarquias votas no poder executivo (governo), não no líder do país, o chefe de estado, que é o símbolo máximo do país e garante da soberania nacional... o Povo, sendo uma democracia deve votar em todos os seus líderes desde os deputados da assembleia de freguesia ao presidente da república que deverá ser a voz do povo junto do governo...DaniFR Escreveu:Monarquia democratica?:? É mais chamada de monarquia contitucional!!dawn_to_dusk_ Escreveu:Lino Escreveu:Sou Republicano pois acredito que o povo deva votar naqueles que governam o seu país.
mas numa monarquia democrática (ver paises em monarquia no resto da UE) tu fazes isso...
Sou a favor a republica. Havia de ser lindo ver o D. Duarte a mandar nisto tudo.Uma monarquia constitucional ou monarquia parlamentarista é um tipo de regime político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que uma constituição (série de leis fundamentais) limita os poderes do monarca.
...
Uma monarquia parlamentarista é um regime institucional em que a chefia de Estado é exercida por um monarca; a chefia de Governo por um primeiro-ministro ou o presidente do Conselho de Ministros, a ele cabendo o verdadeiro encargo do Poder Executivo e a direção das políticas interna e externa do país, além da administração civil e militar, de acordo com as leis e a Constituição nacionais; e na qual existe, também, um Poder moderador chefiado pelo Monarca.![]()
Mas tambem nao rejeitaria a hipotese da monarquia contitucional sendo o rei apenas um simbolo como acontece em Espanha.
República ou Monarquia??
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Realeza
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
yap, mas na práctica nao manda em nada. é um poder moral diga-mos...Realeza Escreveu:Pelo menos em Espanha o Rei dá conselhos e diz ao governo para fazer isto e aquilo e, o governo vai estudar o que o rei propôs e se for benéfico aceitam o pedido do rei.
mas se nao houvesse um rei em espanha, podes ter a certeza que já estavam todos desagregados!
basta ver como falhou o golpe de estado de 1982 com uma simples comunicação do rei de 30 segundos pela TV.
Além disso tudo ele foi o principal culpado de a espanha transitar para democracia. Sendo eu completamente contra-iberismos, e de ele se intitular rei dos algarves, acho que ele um bom exemplo de um rei( entre outros), mas estas conversas não levam a lado nenhum
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
O rei neste momento é um símbolo de unidade, nada mais. Simboliza uma nação. Nós já não temos isso, o D. Duarte não simboliza nada para nós senão uma figura com 3 ou 4 filhos loiros que aparecem nas revistas da moda (sim, eu sei estas coisas, vou ao cabeleireiro!)
Não faz qualquer sentido voltarmos a isso. A república que vivemos tem defeitos, mas deixem lá que as monarquias que por aí andam também têm muitos, para além dos gastos que uma família real implica.
Não tendo uma, não apoio de forma nenhuma que arranjemos uma às três pancadas. Se já tivessemos uma coisa dessas, era um caso a ver.
Não faz qualquer sentido voltarmos a isso. A república que vivemos tem defeitos, mas deixem lá que as monarquias que por aí andam também têm muitos, para além dos gastos que uma família real implica.
Não tendo uma, não apoio de forma nenhuma que arranjemos uma às três pancadas. Se já tivessemos uma coisa dessas, era um caso a ver.
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
mustiness Escreveu:O rei neste momento é um símbolo de unidade, nada mais. Simboliza uma nação. Nós já não temos isso, o D. Duarte não simboliza nada para nós senão uma figura com 3 ou 4 filhos loiros que aparecem nas revistas da moda (sim, eu sei estas coisas, vou ao cabeleireiro!)
epa ter temos mesmo. tens de ver as arvores genealogicas. gastos ... o cavaco silva gasta mais que a rainha de inglaterra... portanto é naquela