TGV em Portugal

O geral das generalidades... para discutir tudo!
lord_b
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 09 janeiro 2008 11:22

TGV em Portugal

Mensagem por lord_b »

Boas caros user's do fórum...
Gostava de saber a vossa opinião sobre a construção de uma nova linha de caminhos de ferro de alta velocidade, nomeadamente o TGV!
Acham que seja mesmo necessário a construção da mesma? É que com isto serão gastos milhões de euros, casas iram ser destruídas, bem como espécies raras e únicas!! A paisagem que será destruída, as "coisas da natureza" que são únicas em certas zonas do país!!
Acham mesmo que é necessário a destruição das coisas que os portugueses constroem juntamente com a natureza?? Por causa do dinheiro??

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

O ambiente é muito importante sem dúvida, mas não é o unico factor a pesar num assunto desses.

É a unica coisa que se fala nas notícias, quando a questão são grandes obras , só se fala do ambiente...E o resto? Não se pode construir uma linha de caminhos de ferro com base nisso, há aspectos técnicos e económicos muito importantes, e quem fala disto não está a ser ganancioso ou só a pensar em dinheiro...
Porque se as decisões forem bem tomadas dos vários pontos de vista que referi (técnicos e económicos) pode ter efeitos positivos noutros campos, nomeadamente até no ambiente!

Mas eu não acho que o TGV seja necessário, não pelas razões que disseste, mas acho que era mais importante mudar as nossas linhas que não são compativeis com o resto da europa. É o que Espanha tem vindo a fazer.
Depois os nossos comboios não passam...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Na minha opiniao o TGV nao é necessário, o nosso pais nao é assim tao grande para que seja preciso ser atravessado por um comboio de alta velocidade, já temos o alfa pendular que serve muito bem para ligar Lisboa ao Porto com reduzidos tempos de viagem em relaçao a outros comboios. Depois se o TGV fizer paragem em Leira, Aveiro e Coimbra como está previsto, muito dificilmente iria conseguir atingir a sua velocidade máxima. Outra questao, sao os preços dos bilhetes que como devem calcular nao vao ser nada baratos.
O dinheiro gasto no TGV deveria ser usado para melhorar as linhas ferroviarias existentes e no apoio aos transportes publicos que bem precisam.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu concordo com o TGV se olharmos para ele como um meio de transporte que nos leve para a Europa. Ou seja, concordo com o TGV apenas nos troços que estão previstos para ligar Portugal e Espanha.

Não me parece que faça muito sentido criar uma linha de alta velocidade para ligar Lisboa ao Porto, por vários motivos:
1. O primeiro prende-se com o facto de já existir um serviço disponibilizado pela CP que me parece ser bastante bom (Alfa Pendular), que faz com que o percurso entre Lisboa e Coimbra seja de cerca de duas horas;
2. Depois parece haver o problema das inúmeras paragens que o TGV terá que efectuar, levando a que nunca consiga atingir a sua velocidade máxima, não se tirando partido, por isso, das suas características;
3. A desculpa que se dá de que a linha do Norte está completamente congestionada e é muito difícil criar um corredor para comboios suplementares pode ser uma tentativa de arranjar um argumento válido para a criação de uma linha de alta velocidade. No entanto, parece ser contraditório que, estando a Linha do Norte a rebentar pelas costuras, a Linha do Oeste esteja votada ao abandono, quando podia ser uma excelente alternativa à Linha do Norte;
4. Será talvez ainda cedo estar a referir a questão dos preços, mas quer-me parecer que o custo de uma viagem (Coimbra - Lisboa, por exemplo) no TGV será bastante superior ao dessa mesma viagem no Alfa Pendular. Neste sentido, a captação de passageiros poderá ser fraca. Mas penso que, pelo menos para já, esta é uma questão meramente especulativa, já que não é fácil saber qual será a adesão a este serviço.

No entanto, também creio que a criação da ligação Lisboa-Porto em TGV se deve a outros motivos. Senão vejamos: Não fará muito sentido que pessoas que venham de Vigo com destino a Lisboa (ou vice-versa) tenham que mudar de comboio no Porto. Deste modo, até fará sentido haver um trajecto TGV entre estas duas cidades. No entanto, continua a colocar-se a questão do Ponto 2 do anterior parágrafo e, por isso, este traçado (Lisboa - Porto) tem que ser bem pensado de maneira a torná-lo viável.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Banjix, concordo plenamente contigo. Nao faz muito sentido a ligaçao Lisboa - Porto por todas essas razoes que disseste, como eu tambem já referi atras, mas se ligaçao TGV fosse só a ligaçao Portugal-Espanha atraves de duas ligaçoes uma a partir do Porto e outra de Lisboa até era capaz de ser viavel.