República ou Monarquia??

O geral das generalidades... para discutir tudo!

Portugal deve ser regido por uma Monarquia ou República?

Monarquia
8
35%
República
15
65%

Total de votos: 23

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

República ou Monarquia??

Mensagem por Lino »

Na vossa opinião, 100 anos após o Regicídio de D. Carlos e do Príncipe Luís Filipe no Terreiro do Paço, Portugal deve continuar republicano ou deveria ser uma monarquia?

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

ui...

queres pano para mangas!

essa discussão vai ser bem longa ou bem curta... eu é que não tenho tempo para andar para aqui a escrever.

só digo isto, eu acho que os paises devem ter alguem neutro no poder que consiga representar o povo e conservar todas as tradições, costumes e patrimonio do país, mesmo que o país se encontre dividido em várias nações. Alguem que seja algo como um monumento vivo e não se arrede das suas responsabilidades para com o país com medo de não voltar a ser re-eleito.

Depois há a questão de a républica portuguesa estar associada ao regicídio, alegando a falta de democracia e a falta de "cojones" com os "bretões" ( e não canhões com tá no hino) e ir logo de seguida para La Lys sacrificar 20 mil homens a favor dos ingleses, quando à custa dessa mesma républica portugal viveu mais de 10 anos de anarquismo e miséria.

(...)

hoje ou amanha há uma cena no salao nobre da cmc para discutir essas coisas, se não tiverem nada para fazer e acharem as vossas opiniões chegam ao céu (em vez da dos burros), força B)

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Imagem

Monarquia, claramente.. B)

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

tantos vtos e tão poucas respostas... não querem ver as vossas opiniões fundamentadas ou são apenas pelo tipico tacho ?

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

republica, mal ou bem podemos votar em quem queremos e não estamos sujeitos a uma hierarquia familiar :!:

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Miguel_Silva Escreveu:republica, mal ou bem podemos votar em quem queremos e não estamos sujeitos a uma hierarquia familiar :!:
Ah tu gostas da republica das bananas que este país tem, ao menos com monarquia ao menos havia regras para todos e não havia excepções como a lei do tabaco e afins, quem não cumprisse era punido como fazem lá fora :!:

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Realeza Escreveu:
Miguel_Silva Escreveu:republica, mal ou bem podemos votar em quem queremos e não estamos sujeitos a uma hierarquia familiar :!:
, ao menos com monarquia ao menos havia regras para todos
e língua portuguesa não se aprende :?:

lord_b
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 09 janeiro 2008 11:22

Mensagem por lord_b »

eu votei monarquia... devido às falhas que o nosso governo tem tido a tomar!!
Portugal necessita de alguém com garra e firma na palavra!! para bem dos portugueses!! Senão daqui a uns anos já não deverá existir a terra chamada Portugal!!

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Bem, tendo em conta as ultimas respostas, senti necessidade de afirmar que o meu post era a brincar..lol

Monarquia :wall:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sou Republicano pois acredito que o povo deva votar naqueles que governam o seu país.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Para já há que distinguir monarquia absoluta de monarquia representativa. E não sou a favor de nenhuma a não ser que me elejam rainha :lol:

Acontece que muita gente se queixa da republica, mas nem imagina o que poderá ser a monarquia. é que, tal como o nome indica - res (coisa)+publica - dá o poder ao povo, somos todos nós que exercemos o poder, ainda que indirectamente.
Numa monarquia não há nada disso, o poder é do rei e ponto final.

Sou totalmente a favor da republica. E, embora existam algumas falhas no nosso sistema, acho que estamos melhor do que com o D. Duarte a mandar.
Só apoio a monarquia se eu for rainha :D

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Carol Escreveu:Para já há que distinguir monarquia absoluta de monarquia representativa. E não sou a favor de nenhuma a não ser que me elejam rainha :lol:

Acontece que muita gente se queixa da republica, mas nem imagina o que poderá ser a monarquia. é que, tal como o nome indica - res (coisa)+publica - dá o poder ao povo, somos todos nós que exercemos o poder, ainda que indirectamente.

Sou totalmente a favor da republica. E, embora existam algumas falhas no nosso sistema, acho que estamos melhor do que com o D. Duarte a mandar.
Apoiada :D (Na parte de ser de acordo com a republica, não de seres tu a rainha :P )

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

Lino Escreveu:Sou Republicano pois acredito que o povo deva votar naqueles que governam o seu país.

mas numa monarquia democrática (ver paises em monarquia no resto da UE) tu fazes isso...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
Lino Escreveu:Sou Republicano pois acredito que o povo deva votar naqueles que governam o seu país.

mas numa monarquia democrática (ver paises em monarquia no resto da UE) tu fazes isso...
Monarquia democratica?:? É mais chamada de monarquia contitucional!!
Uma monarquia constitucional ou monarquia parlamentarista é um tipo de regime político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que uma constituição (série de leis fundamentais) limita os poderes do monarca.
...
Uma monarquia parlamentarista é um regime institucional em que a chefia de Estado é exercida por um monarca; a chefia de Governo por um primeiro-ministro ou o presidente do Conselho de Ministros, a ele cabendo o verdadeiro encargo do Poder Executivo e a direção das políticas interna e externa do país, além da administração civil e militar, de acordo com as leis e a Constituição nacionais; e na qual existe, também, um Poder moderador chefiado pelo Monarca.
Sou a favor a republica. Havia de ser lindo ver o D. Duarte a mandar nisto tudo. :lol:
Mas tambem nao rejeitaria a hipotese da monarquia contitucional sendo o rei apenas um simbolo como acontece em Espanha.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

duffy Escreveu:
Carol Escreveu:Para já há que distinguir monarquia absoluta de monarquia representativa. E não sou a favor de nenhuma a não ser que me elejam rainha :lol:

Apoiada :D (Na parte de ser de acordo com a republica, não de seres tu a rainha :P )
oh, bem me podias apoiar como rainha, eu sou boazinha e sensata :mrgreen: