Coimbra....by night (muitas fotos)

Para tópicos relacionados com fotografia.
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Parecem feixes de laser. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

daniel322 Escreveu:mas saber de fotografia não tem necessariamente a ver com saber trabalhar com uma máquina :wink:
Então não foi isso que eu disse carago? Que curso escolheste já agora?
Estou na Oficina da Imagem numa errr.. formação e a ponderar onde tirar fotografia. Ponderar, ponderar e mais ponderar porque curso e equipamento dávame para trocar de carro :roll:. Secalhar antes disso ainda tiro laboratório a preto e branco.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

daniel322 Escreveu:
usaralho Escreveu:devia-se aprender fotografia com uma máquina o mais antiga possivel porque hoje em dia é frequente a expressão "ainda tenho que aprender a trabalhar com a máquina" em vez de "ainda percebo pouco de fotografia".
O que é que uma coisa tem a ver com outra? :p
Esqueci-me de responder a isto. Penso que tem a ver porque com máquinas antigas, adeus oh modos automáticos :lol: ou no caso de menos antigas não se dispara à toa porque os rolos não são tão baratos quanto isso. Além disso existe a ansiedade incomparável de ver os resultados. Todos esses factores e mais alguns levam a uma consciencilização para a fotografia, right?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

jattamasso
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registado: quarta-feira, 16 janeiro 2008 21:37

Mensagem por jattamasso »

Eu acho um erro colossal tentar aprender fotografia com uma máquina antiga e/ou de rolo. A curva de aprendizagem é muito maior, pois não tens acesso imediato aos resultados da foto. Com uma máquina digital, vês logo o resultado, e começas a apanhar as manias da máquina, a afinar o olho para os enquadramentos e a corrigires as exposições. Além disso, as máquinas antigas são algo limitadas ao nível da velocidade do obturador, pelo que a fotografia nocturna fica um pouco comprometida. Também, se quiseres mudar a sensibilidade do rolo a meio de um, estás bem tramado, pois tens de usar o rolo até ao fim. Numa digital é só mudar o ISO e já está.
Acho também um erro começar por uma digital compacta daquelas point and shot, sem quaisquer funções, não dão para nada e é deitar dinheiro para a rua. O melhor é começar sempre por uma bridge ( Fuji, Panasonic) já com todos os modos manuais e o mais importante, com abertura f/2.8, pois para mim o zoom não é muito importante (eu tiro os meus melhores bonecos com uma lente de 50mm f/1.8 que não tem zoom algum). Com uma máquina assim já poder tirar bonecos brutais, de fazer inveja a muitos fotógrafos profissionais, e incondicionais do rolo…. Eu não me importo nada de tirar 10 fotos para aproveitar uma só, divirto-me (e aprendo) sempre no processo, e isso é que conta.
Já vi muitas fotos tiradas com rolo, e à excepção da película Kodacrome, tudo o resto fica a milhas do Digital…..só os meus dois centavos.
Altitude is my best friend

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Para mim é um erro colossal aprender com máquinas digitais porque isso não é mais que tentativa e erro sem pensar antes no que se está a fazer (na maior parte dos casos). É exactamente esse "já está" que anda a apodrecer a nossa sociedade. Aliás, já tive conhecimentos de pessoas com DSLR que apenas usam o modo automático :roll:
Quanto ao digital ser melhor que o analógico (em termos de qualidade) havemos de lá chegar um dia.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

jattamasso
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registado: quarta-feira, 16 janeiro 2008 21:37

Mensagem por jattamasso »

O método tentativa/erro é um método muito válido de aprendizagem. É assumido que se aprende com os erros cometidos, para não se voltarem a cometer. Muita evolução (quer no trabalho, quer os afectos, quer no lazer) foi e é feita assim.

Quanto ao “já está”, muito sucintamente, prefiro o pragmatismo das acções, ao “parar para pensar ”, atitude que nos custou um atraso de trinta anos, mas isso não é para aqui chamado.

O facto de se ter uma DSLR, não é sinónimo de possuíres uma boa técnica de fotografar. Além disso, cada um compra a máquina que quer ou que pode. Não é preciso ter-se uma licença especial para se comprar uma DSLR, não percebo qual o problema aqui… E mais, eu conheço muito boa gente que, antes do Digital, nunca saía do modo automático nas Reflex analógicas, tal era o medo de estragar rolo e dinheiro. Só agora com o Digital é que vão começando mexer sem medo nas aberturas, e velocidades. Qual é o problema de eu comprar um Ferrari e andar sempre em primeira velocidade, se isso me dá prazer? Não te esqueças que tudo isto é um divertimento, e isso é que conta.


Não duvido quando dizes que o analógico é superior ao digital, mas, do que vi, só a película Kodacrome supera os resultados do digital.
Altitude is my best friend

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Só uso automático de quando em quando, porque é preciso adaptar ao momento... foto nocturna, com movimento, com paisagem, com muita luz... eu uso uma máquina pequena porque é a que tenho e são dessas que eu posso comprar. E gosto das pequenas porque são mais fáceis de transportar e de usar para um amador como eu, que uso a máquina nos meus tempos-livres.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

jattamasso Escreveu:O método tentativa/erro é um método muito válido de aprendizagem. É assumido que se aprende com os erros cometidos, para não se voltarem a cometer. Muita evolução (quer no trabalho, quer os afectos, quer no lazer) foi e é feita assim.

Quanto ao “já está”, muito sucintamente, prefiro o pragmatismo das acções, ao “parar para pensar ”, atitude que nos custou um atraso de trinta anos, mas isso não é para aqui chamado.

O facto de se ter uma DSLR, não é sinónimo de possuíres uma boa técnica de fotografar. Além disso, cada um compra a máquina que quer ou que pode. Não é preciso ter-se uma licença especial para se comprar uma DSLR, não percebo qual o problema aqui… E mais, eu conheço muito boa gente que, antes do Digital, nunca saía do modo automático nas Reflex analógicas, tal era o medo de estragar rolo e dinheiro. Só agora com o Digital é que vão começando mexer sem medo nas aberturas, e velocidades. Qual é o problema de eu comprar um Ferrari e andar sempre em primeira velocidade, se isso me dá prazer? Não te esqueças que tudo isto é um divertimento, e isso é que conta.


Não duvido quando dizes que o analógico é superior ao digital, mas, do que vi, só a película Kodacrome supera os resultados do digital.
Eheh temos pontos de vista diferentes sobre fotografia, nunca vamos chegar a acordo, ainda bem :P . Só quero acrescentar mais uma coisinha: dizes e muito bem que se aprende com os erros. Mas talvez não tenha passao bem a ideia, o digital permite que não se aprenda com os erros, simplesmente vai-se tentando até acertar e para a próxima tenta-se outra vez, percebes a ideia? É claro que estou a generalizar. Quanto ao filme penso que não será preciso chegar ao Kodachrome. Se pegarmos num Ilford, por exemplo um FP4Plus em conjunto com um bom apliador não existe muito equipamento digital que tenha a mesma magia. Talvez isso já entre um pouco no gosto pessoal e no que se sente a olhar para uma fotografia. Um professor de fotografia disse-me no sábado que muita gente não quer ouvir falar de laboratório mas, na opinião dele, quem vai para um curso com esse tipo de pensamento, mais valia estar quieto. Por alguma coisa a National Geographic não aceitava digital até à pouco tempo. O problema não é nenhum, estamos apenas a discutir, cada um sabe de si e do que fazer com o seu dinheiro.
É obvio que não posso negar as grandes vantagens do digital. Falaste no iso e lembro-me que este verão estava com uma analógica ao por do sol e vi uma cena fantástica que não podia perder. Infelizmente tinha um iso200 na máquina o que resultou em muito grão, com o digital isso não aconteceria :)
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

jattamasso Escreveu:Daniel, vou copiar a tua foto da fonte. Aquiloo é na Sá da Bandeira não é?
Já agora que máquina tens?
ok, na boa ;) essa foi tirada com uma canon 400d

a foto da telepizza tá mt fixe, pena é não teres usado um tempo de exposição maior..

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

usaralho Escreveu:Para mim é um erro colossal aprender com máquinas digitais porque isso não é mais que tentativa e erro sem pensar antes no que se está a fazer
isso é o mesmo que dizer que para aprender a dactilografar é melhor uma máquina de escrever que um pc :p

mas ok, percebi o teu ponto de vista :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

usaralho Escreveu:Que curso escolheste já agora?
Estou na Oficina da Imagem numa errr.. formação e a ponderar onde tirar fotografia. Ponderar, ponderar e mais ponderar porque curso e equipamento dávame para trocar de carro :roll:. Secalhar antes disso ainda tiro laboratório a preto e branco.
desculpa, só li isto agora.. não foi nada de espcecial, foi um curso de iniciação em Aveiro, numa instituição tipo a Univ. do Tempo Livre ali na cerca de são bernardo.
Por falar nisso, fui-me lá informar e está previsto iniciarem inscrições a partir de Agosto para um curso de fotografia mas não existem ainda pessoas suficientes. Alguém daqui estaria interessado? :)

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu sei que estão abertas umas inscrições para um curso de fotografia. No Diário de Coimbra de hoje vinha lá uma informação acerca disso.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

..Coimbra..

http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... ramica.jpg

O meu agradecimento à administração do Centro Comercial Fórum Coimbra pela sua gentileza

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Linda,mas poe mais pequeno.
Ninguem quer andar com o rato pra lá e pra cá.
Love hurts

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Está porreira, mas está ali um corte um bocado manhoso :wink:

Responder