Profissões extintas ou em vias de extinção

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
inesmargarida
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 21 janeiro 2008 11:04

Profissões extintas ou em vias de extinção

Mensagem por inesmargarida »

Estou a fazer um trabalho de grupo para ser apresentado no final deste ano lectivo em que o tema é exactamente "profissoes extintas ou em vias de extinção" .
É sem dúvida um tema original e interessante, mas estamos a deparar-nos com certas dificuldades quanto a profissões desaparecidas em Coimbra.
Queriamos basear-nos essencialmente nos testemunhos de pessoas que se recordam de nos seus velhos tempos verem os barqueiros a descerem o mondego para entregar as roupas lavadas aos doutores, ou as varinas a venderem peixe na baixa...
Por favor, a informação que têm para dar pode ser muito valiosa. agradeço qualquer testemunho ou informação que possam dar :wink:

Se quiserem responder para o meu email : nex_magawida@hotmail.com
Última edição por inesmargarida em segunda-feira, 21 janeiro 2008 11:38, editado 1 vez no total.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Talvez alfaiates ou modistas, não sei se ainda se fazem fatos e vestidos "à moda antiga" cá por coimbra.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Não sei, mas talvez seja boa ideia ires a uma feira de artesanato. Encontrarás, certamente, artesãos que te podem dar uma ajuda, uma vez que é sabido que neste tipo de eventos aparecem pessoas com actividades em vias de extinção.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Estou-me a lembrar de engraxadores. Quer dizer, ainda há muitos e cada vez haverá mais. Mas, de sapatos, está definitivamente em vias de extinção.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Amolador de facas e tesouras... lembro-me dele aqui na rua com a sua gaita típica, agora só em mp3... :(
Engraxador de sapatos há aquele da Praça à frente da passadeira, ao lado dos CTT.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

http://i32.servimg.com/u/f32/11/71/79/78/jogado12.jpg

esta!!! até é financiada pelo instituto do emprego! já batemos no fundo do poço!

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

dawn_to_dusk_ Escreveu:http://i32.servimg.com/u/f32/11/71/79/78/jogado12.jpg

esta!!! até é financiada pelo instituto do emprego! já batemos no fundo do poço!
viewtopic.php?t=5786

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

Pedro Escreveu:

viewtopic.php?t=5786
sorry

Miffy
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22

Mensagem por Miffy »

os sapateiros artesãos... já não conheço nenhum a não ser o meu avô... aind faz calçado por medida!! :)

map
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30

Mensagem por map »

há uma coisa que tenho pensado nos últimos tempos.
Por exemplo, tenho uma pessoa conhecida que já exerce a profissão de cabeleireira à mais de 25 anos, e tem um cabeleireiro próprio. Mas, o que acontece, é que ela agora "foi obrigada" a ir fazer o curso de cabeleireira porque senão não pode ter as portas abertas por não ser especializada na área. E o que logo me ocorreu é, e em relação aos futebolistas, como é que podem se intitular de futebolistas profissionais? Têm carteira profissional?

O mais provável é eu não estar a falar correcto a nível de legalidade, mas fica aqui um 'desabafo'... ;)

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Devem ter... se têm contratos com os clubes como os outros desportistas é porque são profissionais da área...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

map Escreveu:

há uma coisa que tenho pensado nos últimos tempos.
Por exemplo, tenho uma pessoa conhecida que já exerce a profissão de cabeleireira à mais de 25 anos, e tem um cabeleireiro próprio. Mas, o que acontece, é que ela agora "foi obrigada" a ir fazer o curso de cabeleireira porque senão não pode ter as portas abertas por não ser especializada na área. E o que logo me ocorreu é, e em relação aos futebolistas, como é que podem se intitular de futebolistas profissionais? Têm carteira profissional?

O mais provável é eu não estar a falar correcto a nível de legalidade, mas fica aqui um 'desabafo'... ;)
é possivél, mas o meu desagrado em relação à imagem é que jogar à bola para tirar o nono ano, mais vale dar logo o diploma e não esbanjar dinheiro à toa.

républixca das bananas B)