Queima das fitas cortejo no domingo??

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Btw tu não consegues separar as noites do parque do resto da queima. A queima é, ou devia ser, 1 festa academica, embora seja apenas 1 negocio. A associaçao ajuda a vender aquilo que a maioria das pessoas que la vai quer. Musica, artistas, muita bebida e comida.....

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

E tu acho que é facil de perceber que mesmo que baixassem o volume dentro do queimódromo duvido muito que isso trouxesse satisfaçao e descanso para as pessoas. O que realmente incomoda as pessoas que estão contra isso e a falta de estacionamento, o vandalismo, a porcaria, a destruição e nalgumas mesmo os assaltos.
O que realmente importa às pessoas é o barulho..É o eco que se ouve às 4, 5 e 6h da manhã..

Quanto ao estacionamento... os carros só começam a chegar as 10, 11h da noite.. a essa hora já grande parte dos moradores estacionou...

Quanto ao vandalismo... pelo menos na minha zona, não creio que isso seja problema na altura da Queima..se acontecer, creio que é raro.

Podem haver esses problemas, mas o principal é o barulho. Isso é óbvio.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Nem todas as pessoas são donas do seu comércio. Um empregado de mesa ou de um florista está-se nas tintas se têm mais afluência ou não! Querem é dormir de noite...

Sim, o barulho da Queima e da Latada é exagerado e acho que isso ninguem o pode ou deveria negar.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Acho que a Academia é sobrevalorizada nesta cidade.. Apenas cerca de 10% da população são estudantes da Academia.. é muito quando comparado com outras cidades, mas não é fundamental. A cidade vive na mesma e tem economia própria, acho que não é de bom tom defender a queima nos moldes em que está com barulho no centro da cidade até às 6h da manhã quando não deixam dormir milhares de pessoas que têm de ir trabalhar diariamente e para quem essas festas passam ao lado..

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Isso do barulho é um problema recorrente em Portugal. A maior parte dos "técnicos de som" acha que "mais alto" é sinónimo de "mais qualidade"...

Fuzzy
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

Metam o cortejo ao domingo, mudem o percurso, metam o traje branco, deitem abaixo a universidade para fazer uma nova, enfim alterem tudo. Cambada de ............................................................................. que vem alterar a tradição de Coimbra, e muitos dos que tomam estas medidas nem são de cá. Coimbra vai acabar por perder a mistica devido a uns ................. que alteram coisas importantes.

guida2006
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 02 março 2006 20:37

Mensagem por guida2006 »

Não poderia estar mais de acordo Fuzzy!

Estes tipos que alteraram a Queima das Fitas deviam ser todos "fuzilados"

guida2006
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 02 março 2006 20:37

Mensagem por guida2006 »

Ah... este é o meu último ano como estudante do Instituto Politécnico de Coimbra, mas como forma de protesto não vou participar em nada este ano. :D

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Mensagem por Viva_a_Historia »

Eu vejo as coisas a chegarem a um tal ponto que congratulo-me por me ter licenciado no ultimo ano em que funcionou o antigo sistema de 4 anos no minimo e com cadeiras anuais. Nesse tempo uma pessoa ainda usufruia da tradicao academica.

Hoje o que eu vejo e' os trabalhadores estudantes sem hipoteses de acabarem a licenciatura porque e' dificil andarem a fazer todas as cadeiras semestrais e porque nas faculdades onde havia epoca de Setembro e Dezembro isso deixou de existir, as cadeiras a tornarem-se de avaliacao continua (como no ensino secundario) e a infantilizar-se os alunos, os estudantes a poderem usufruir cada vez menos das suas festas, enfim... toda uma forma de se viver que se esta' a perder.

A mistica estudantil de Coimbra esta-se mesmo a perder e estamo-nos a tornar cada vez mais apenas mais uma cidade com universidade. E para mais nao vejo os antigos estudantes ou os veteranos da academia a fazerem alguma coisa contra isso.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O presidente da AAC deve ser anti-praxe... as eleições não eram por agora...

winger
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56

Mensagem por winger »

Confesso que enquanto lá andei fiz o meu melhor, pelo menos no que diz respeito a Praxe e outras tradicoes que vi irem morrendo. Aliás cheguei a um ponto em que me sentia mesmo CHATO por andar sempre a lembrar "isto e aquilo" e a explicar o porque das coisas. O ar da malta era sempre: "Quero lá saber. Quero é embebedar-me e usar o traje porque é fixe e ás vezes até dá para o engate" lol. Ja pensei se nao estaremos a ser um bocado Velhos do Restelo mas a verdade é k nao me parece tratar-se de uma adaptacao da tradicao mas sim de uma massificacao das coisas, tornar Coimbra um produto vendável, bem com a Queima das Fitas e festas semelhantes. Do ponto de vista financeiro é capaz de ser atractivo mas para mim a vida é bem mais que isso... Um pouco de equilibrio era capaz de cair bem :)

(Desculpem só ter alguns acentos... british keyboard...)

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

A tradição e singularidade da Queima a morrer em detrimento do lucro. :(

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

bem relativamente ao cortejo e a queima. Laguem ja sabe mais alguma coisa em concreto como e que as coisas vao ficar?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Hoje o que eu vejo e' os trabalhadores estudantes sem hipoteses de acabarem a licenciatura porque e' dificil andarem a fazer todas as cadeiras semestrais e porque nas faculdades onde havia epoca de Setembro e Dezembro isso deixou de existir, as cadeiras a tornarem-se de avaliacao continua (como no ensino secundario) e a infantilizar-se os alunos, os estudantes a poderem usufruir cada vez menos das suas festas, enfim... toda uma forma de se viver que se esta' a perder.
Vou ordenar por pontos para ser mais fácil a tua possível refutação ;)

1 - Ainda existe época especial de Setembro ao alcance dos trabalhadores-estudante, pelo menos da FCTUC, acho que nas outras também, se não existe deviam existir.

2 - Mesmo na avaliação contínua os trabalhadores-estudante têm regalias e facilidades.

3 - Concordo plenamente com avaliação contínua. Está-se a responsabilizar as pessoas. A universidade é em primeiro lugar para estudar e depois para nos divertirmos nos tempos livres e socializar para crescermos como pessoas. É a ante-câmara da vida profissional onde deves começar a ter horários de trabalho semelhantes, não são umas férias prolongadas. Não faz qualquer sentido premiar quem tem a melhor memória a curto prazo, que é o que se faz nas disciplinas apenas com um exame final.

4 - A tradição boémia é muito gira mas incompatível com os tempos que vivemos. Se queres ter um país avançado e com condições tens que formar quadros responsáveis, se queres continuar na tradição boémia nunca mais saimos da mediocridade.

5 - Ando num curso onde mesmo antes de Bolonha já a maioria das cadeiras tinham trabalhos durante o semestre com entregas quase todas as semanas, não foi por isso que deixei de participar nas tradições académicas e no associativismo estudantil.

Relativamente ao tema do tópico, o cortejo ao Domingo torna mais fácil as famílias de fora cá virem sem perder um dia de trabalho... isto é tudo muito giro mas para alguns, perder um dia de trabalho é problemático pois o dinheiro faz falta, especialmente com filhos na Universidade e as bolsas a diminuirem. Acho que todos temos que perceber que para haver uma tradição, é porque alguém a criou, rompendo com o que (não) se fazia anteriormente.

Já dizia Camões: "Todo o Mundo é composto de mudança,/ Tomando sempre novas qualidades."

O barulho... é um problema e concordo que a música na Queima e Latada é demasiado alta... tudo o que faça com que mesmo gritando não se ouça uma pessoa ao nosso lado a falar é problemático, não só devido a perturbar quem viva ao pé mas também para os nossos ouvidos. Mas por outro lado casas novas sem vidros duplos deviam ser proibidas (ate por questões energéticas, que tomam hoje mais que nunca uma maior relevância)... já lançavam uma campanha para substituição dos vidros... sempre vale mais a pena que organizar campeonatos do mundo de futebol ou jogos olímpicos como andam a querer fazer.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Tal como indicado no recém-criado tópico da Queima 2008, confirma-se que o cortejo vai passar para um Domingo.