No Smoke zone

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade

Concordam com a proibição de fumar em locais públicos?

Sim
99
84%
Não
19
16%

Total de votos: 118

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

eu ando a pé e de autocarro.

grossxl90
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 14:18

Mensagem por grossxl90 »

Fuzzy Escreveu: Só vai a cafes onde se fuma quem quer
Sim, porque costuma sempre haver 2 ou 3 cafés em cada rua onde não se fume, não é? No meu caso, escolher um café sem fumo, só mesmo ficando na rua... No verão é óptimo, mas convenhamos que no inverno é um bocadinho chato, não? Já para não falar das discotecas, que são um inferno com todo o cheiro a tabaco!

Insisto também no que disse o duffy, sobre os empregados dos cafés e restaurantes (não os proprietários, que podem escolher sem que isso afecte muito a sua carteira, mas o Zé que passa ali a noite toda a transportar cervejas, a limpar o balcão ou a varrer o chão e que faz disso a sua vida para alimentar os filhos...), que andam a (tentar) ganhar a vida, mas que andavam era a lixá-la por completo.
Fuzzy Escreveu: e quanto aos problemas, os que disse aqui sao muito mais graves que o fumo do tabaco, estes problemas por mim referidos causam muito mais problemas a saude das pessoas que o fumo do tabaco, e desses ninguem fala. O fumo libertado pelos escapes dos automoveis é extremamente grave para a saude. Como ja disseram aqui posso fumar na rua, e os carros andam na rua ( mau exemplo), a diferença é que são milhares de automoveis nas ruas a libertar gases para a atmosfera, causadores de doenças gravissimas ( vejam o exemplo da fernao de magalhaes, onde foi realizado um estudo do ar, e os niveis de poluiçao eram altissimos, mas a culpa é do tabaco!!!), para não falar na destruiçao que isso causa ao planeta. Apenas digo se é para proibir que o façam entao para tudo o que é mau, e sendo assim os automoveis tem de ser proibidos, falo de todos aqueles que nao sejam ecologicos.
No comments quanto à parte de proibir os automóveis... Quanto às emissões de carbono, é verdade que a conferência mundial em Bali foi apenas show off, mas pelo menos a Comissão Europeia anda a apertar com os condutores e hoje em dia os carros poluem metade do que poluiam há 5 anos atrás e desde ontem que o imposto único de circulação já taxa os veículos em função da libertação de CO2.
Fuzzy Escreveu:Ainda hoje fui ao Mcdonalds da praça da republica onde tinha um espaço para fumadores e hoje esse espaço desapareceu, então a isto chama-se o que?
Chama-se tomar uma opção sensata e que pretende agradar às pessoas, ou como diria um gestor, satisfazer o cliente, que na sua maioria concorda com a proibição de fumar em locais públicos fechados.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Fuzzy Escreveu:Se querem fumar, fumem na rua ou em casa, muito bem dito, então se estão tao preocupados com a saude, andem a pé e não destruam a saude dos outros nem o planeta onde vivem.....
Se estás tão preocupado com o planeta, quanto é que costumar doar para entidades "verdes"? O teu carro é hibrido? Consomes apenas produtos biológicos? Provavelmente a resposta a estas perguntas é não, então também não temos que gramar com o teu fumo.

silviamafalda
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 17 dezembro 2007 16:01

Mensagem por silviamafalda »

Eu tenho um bar e desde ontem tive que optar por não fumadores. Eu sou fumadora e fui fumar para a rua, mas no entanto tive muitas queixas e clientes mais "casmurros" que não aceitaram. Notei um decréscimo de pessoas que antes demoravam mais tempo para beber café e fumar um cigarro e hoje beberam café e saíram.
Sinceramente não concordo com esta lei a nível dos bares e discotecas porque sempre houve fumo e sempre fumadores e não fumadores coexistiram de forma pacífica, mas esta lei foi um salto de 8 para 80 e neste momento os fumadores estão a ser discriminados tendo que fumar na rua e afins...
Para resolver a situação no meu bar tenho que fazer um investimento muito grande para evitar perder clientes e não existe nenhuma comparticipação do estado, mesmo toda a gente sabendo que o tabaco respresenta uma fatia de receitas muito grande para o estado! Até aproveitaram para aumentar o tabaco e tudo...

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Eu continuo a achar que isto só é polémico agora...

É um passo na evolução da sociedade!

Antigamente comiam com as mãos e toda a gente achava natural, agora quando falamos disso pensamos "que nogentos que eles eram".

Daqui a umas gerações vai-se falar do tempo em que se comia e fumava no mesmo espaço e também vão pensar ""que nogentos que eles eram".

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

silviamafalda Escreveu:Sinceramente não concordo com esta lei a nível dos bares e discotecas porque sempre houve fumo e sempre fumadores e não fumadores coexistiram de forma pacífica, mas esta lei foi um salto de 8 para 80 e neste momento os fumadores estão a ser discriminados tendo que fumar na rua e afins...
E porquê? Porque os não fumadores sempre tiveram que se calar se se queriam divertir e levar com a "porcaria" do fumo dos outros.

Tu podes ser fumadora, mas os teus empregados também tem direito à sua saúde.

Os fumadores inicialmente vão deixar de sair porque não lhes apetece ficar sem o vicio de fumar, mas bem se habituando e voltando a ter vontade de sair não vai ser o facto de não poderem fumar que os vai incomodar.

E acho que a medida tem todo o sentido em bares e discotecas. Tal como acho que era o que mais faltava haver uma comparticipação para os locais instalarem a ventilação exigida..

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Comparticipação??? Eu pagar para meterem máquinas de dissipação do fumo?!? Já agora!!!

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

silviamafalda Escreveu:Eu tenho um bar e desde ontem tive que optar por não fumadores. Eu sou fumadora e fui fumar para a rua, mas no entanto tive muitas queixas e clientes mais "casmurros" que não aceitaram.

Não aceitaram?! E então? Continuaram a fumar dentro do bar?

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E já que não querem saber dos empregados, pensem ao menos na qualidade dos produtos - nomeadamente do café em si. Há vários cafés por este mundo fora onde é expressamente proibido fumar por causa do café e dos bolos (pasteis, pão, whatever).

Claro que a fase de transição custa. As pessoas não estão habituadas e mudar custa. Mas é tudo uma questão de tempo.

silviamafalda
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 17 dezembro 2007 16:01

Mensagem por silviamafalda »

O bar tem 2 empregados que são sócios gerentes e ambos fumadores....
Antes todos viviam com os fumos uns dos outos e já havia muitos locais para não fumadores. Se apanhavas com o fumo de alguém é porque ias para sítios onde é normal que se fume (bares, discotecas...). Concordo com a proibiçao nos restaurantes uma vez que há manuseamento de comida agora acho que se chegou a um extremo. Ou será que concordas também com a proibição de se fumar em centros comerciais?! Sim, porque no Fórum Coimbra também é proibido e acho que antes nem sequer se notava o fumo....

Quanto a dizer que o estado devia comparticipar estava no gozo, mas não te esquecas que se quiseres deixar de fumar o estado também não comparticipa...

Pensa nisso!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu por acaso concordo que não se fume em centros comerciais!

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Também concordo :) Claro que se notava! Então eu estou naquele cafézinho que está ao pé da fnac sentada a comer o meu pastel e o vizinho do lado decide começar a fumar. Isso incomoda. E não teria qualquer logica naquele espaço não poder fumar mas logo ao lado já poder.

Sim, porque de facto eu como sou não fumadora e não gosto que me intoxiquem tenho de deixar de ir a bares ou discotecas porque lá reina o não fumador... Isto tem alguma lógica?

O não fumador não tem, nem nunca teve alternativa nenhuma! E também era excluido caso quisesse zelar pela sua saúde.

Quanto ao estado não comparticipar quando as pessoas querem deixar de fumar, concordo que não o faça, isto sabendo o € que existe e nas comparticipações que são feitas. Acho que seria muito mais logico comparticipar medicamentos que bastante pessoas são obrigadas a comprar devido a terem uma doença crónica e que ficam com pouquissimo dinheiro por mes para viver. Ou então o caso dos idosos que mts vezes não tomam a medicação adequada porque simplesmente não têm dinheiro para comprar coisas tão caras.

EDIT1: e quem tem € para fuma, também o tem para deixar de fumar. Basta que junte o dinheiro que antes gastava com os seus maços.

Edit 2: muitos locais para não fumadores?? Devo ter andado uns tantos tempos cegueta porque não me apercebi que eram assim tantos.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu vejo esta lei de forma simples:
- um não fumador incomoda e prejudica a saúde a um fumador? Não.
- um fumador incomoda e prejudica a saúde a um não fumador? Sim.

Logo, tem toda a lógica proibir fumar em locais fechados. O que não tinha lógica era os fumadores serem beneficiados, como eram até agora. E até acho a lei permissiva demais, a proibição não devia ter a tal excepção das máquinas de extracção de ar (se estiver alguém a fumar ao meu lado, de nada vai servir toda a extracção de ar do mundo). Tal como já mencionei anteriormente, a minha opinião nesta questão pode resumir-se numa palavra: finalmente!

Quanto à questão dos fumadores estarem a saír mais cedo dos cafés, penso tratar-se apenas de teimosia inicial em acatar esta lei e querem tentar marcar uma posição qualquer (pelo menos até apanharem com a primeira multa - duvido que tanto o fumador como o dono do estabelecimento voltem a repetir a situação). Daqui a uns tempos voltam ao normal. Os bares e cafés só vão ter a ganhar com isto, pois os não fumadores são em maior número que os fumadores.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

A lei deveria ser como a espanhola, mas só o facto de ir a um bar ou café como fui ontem e não ter alguém a poluir o ar como aconteceu quando fui há uns tempos ao Académico e saí a tresandar a tabaco é um alívio! Aleluia!

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

No Napolitano continua-se a fumar por ter ventilação ligada e sai-se de lá sem cheiro a tabaco e no total tem os 100m2, mas só a sala não :!: