TC- Turismo de Coimbra EM

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

TC- Turismo de Coimbra EM

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Empresa Municipal de Turismo é criada hoje

Imagem

A empresa “TC- Turismo de Coimbra EM” pode ser hoje aprovada pelo executivo camarário. Se assim for, a autarquia quer dinamizar e consolidar a cidade enquanto destino turístico.

Na base da formação da empresa “TC- Turismo de Coimbra EM” está o objectivo de transformar a cidade num destino turístico para todo o ano. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Horácio Pina Prata, vice–presidente da câmara municipal, revelou que, segundo o estudo que vai ser hoje apresentado durante a sessão camarária, “o turismo de Coimbra tem um potencial elevado de crescimento”.
Uma prova disso foi o facto de, durante este período de férias pascais, a cidade ter atingido “um dos melhores indicadores de atractividade turística”, adiantou. E o autarca sempre fez questão de lembrar que “o turismo é um dos segmentos mais importantes a nível da região”.
Se for hoje aprovada a constituição da empresa - que se enquadra essencialmente em quatro vectores: cultura, património, centralidade e conhecimento -, o processo segue depois para a Assembleia Municipal (que se realiza em Abril) onde deve ser sujeita a votação.
“Depois da formalização da escritura da constituição da “TC- Turismo de Coimbra EM”, o grande objectivo passa pela divulgação da marca na 43.ª Organização Mundial de Turismo”, que decorre em Maio, precisamente em Coimbra.
Pina Prata realçou que o modelo escolhido não se confunde com o modelo de intervenção nacional em termos de promoção turística perante o exterior.
Uma das vantagens da criação da empresa municipal de turismo pode passar pelo incentivo da comunicação com entidades exteriores e criar um quadro de intervenção claro para o concelho.
Mas acima de tudo, a grande meta da “TC- Turismo de Coimbra EM” é “dinamizar, animar e consolidar a cidade enquanto destino turístico”, rematou o autarca.

in As Beiras
Será que daqui vai sair alguma coisa interessante ou será apenas mais um tacho?

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41

Mensagem por JeTBoy »

Esperemos para ver.
Pode ser que se trate de algo semelhante à empresa municipal Figueira Grande Turismo (FGT), que na Fig da Foz até tem sido responsável pela organização / divulgação de diversos eventos interessantes e contribuido de forma positiva para a divulgação da mesma nos cartazes turísticos e culturais.
Até pode ser uma forma de contribuição para dinamizar Coimbra enquanto destino turístico, tudo depende de uma boa e capaz gestão.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Não se diz tacho. Diz-se Job for the boys.
Mas como tudo na vida, temos que esperar para ver resultados.
Muito sinceramente, acho que esta cidade precisa é de vários impulsos culturais e não de explorar mais a vertente turística. Se os responsáveis se preocupassem mais em apoiar iniciativas como acontece em Vilar de Mouros, Lisboa, Zambujeira do Mar, etc., não precisavam gastar nem mais um cêntimo em estratégias para convencer, tanto o português como o estrangeiro, a visitar este nosso cantinho.
Aposto que se nas várias capitais europeias acabassem com as raízes culturais que as caracterizam, perdiam 2/3 dos turistas que as visitam.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

eu cá gosto da foto k vem na noticia :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Torta como está deve ter sido tirada quando lá esteve o bungee jumping... :?

rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

Aposta do turismo passa por mais animação

Um programa de animação diversificado é o que pretende implementar, na cidade, a Empresa Municipal Turismo de Coimbra (TC), cujo Plano de Actividades é, hoje, sujeito a votação na reunião do Executivo. "Este ano foi particularmente bom, em termos de turismo, para Coimbra. Mas os visitantes, nos aspectos menos positivos da cidade, referem que seria interessante haver mais animação", disse, ao JN, o presidente da TC, Luís Alcoforado.

Prevista está, pois, a aposta em "actividades culturais ligadas a Coimbra", nomeadamente mediante a divulgação da canção e da guitarra coimbrãs. Em agenda poderão vir a estar concertos de artistas nacionais e internacionais. Um dos objectivos, de acordo com o responsável, é que "a canção de Coimbra 'convide' outros géneros musicais de cariz internacional", que podem ir desde o flamenco aos blues e ainda passar pelo rock. Todavia, o presidente da TC ressalva "Coimbra já tem dois festivais de música rock: a Queima das Fitas e a recepção ao caloiro. A apostar no rock, teremos de encontrar qualquer coisa diferente".

A meta, resume Luís Alcoforado, é "conseguir, ao longo do ano, um conjunto diversificado de animação e a ocupação dos espaços da cidade".

Mas, tudo isto, sem esquecer outros estilos musicais e outras artes, de que é exemplo o teatro clássico.

Levar Coimbra lá fora

A divulgação da cidade é, também, uma preocupação da empresa, que quer estar presente em grandes eventos internacionais de turismo, referiu Luís Alcoforado. "Há um conjunto de feiras importantes para cativar públicos prioritários", concretizou. Sobretudo nas regiões autónomas espanholas mais próximas de Portugal. Badajoz e Vigo, por exemplo, são destinos apetecíveis.

Encontrar solução para o futuro Centro Cultural e de Congressos de Coimbra, a nascer no Convento de S. Francisco, em Santa Clara, é mais uma prioridade para a TC. Até porque, lembra o presidente, "o turismo científico é fundamental" para a cidade.

Outra grande aposta é a criação de um website que "facilite a vida" aos visitantes, ao permitir "optimizar a informação disponível, sobre turismo, em Coimbra", revelou, ainda, Luís Alcoforado. O portal deverá constituir uma espécie de posto de turismo virtual.

Fonte: Jornal de Notícias

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

turismo - EM

Mensagem por Lopes »

Não sou contra a criacção da empresa para divulgar a nossa cidade. Tenho é sérias duvidas da sua gestão!
Deve ser uma empresa parecida com a da Figueira da Foz!
Só serve para dar milhares de euros de prejuizo... pelo que tenho lido.
Contudo vamos dar tempo ao tempo!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Um facto é que o turismo de Coimbra é pobre. Os visitantes ficam 2 dias quando poderiam ficar mais para conhecer melhor a cidade e a região, que tem tanto para ver, podendo ser um local no roteiro do turismo de conhecimento, ao contrário do turismo de massas que domina o país. Criar roteiros temáticos, como alguns privados já fazem, reunir as instituições para melhorar a vida do turista...

Chegar à universidade e ter que correr as capelinhas para saber que os bilhetes se compram na Biblioteca Geral (que raio?) não é fácil para os de cá quanto mais para os de fora. Não há informação dada excepto por um guia aqui e outro ali... nem sequer uns guias electrónicos como há lá fora, tipo uns telefones que dão a informação sobre os locais em diversas línguas...

Depois o preço e horário das visitas... fechar os museus à Segunda-Feira é algo idiota. Uma vez fui com amigos de fora à Quinta das Lágrimas e estava fechada porque é um Museu e estes fecham à 2ª feira, como era o caso. What the...? Claro que visitámos à socapa e quem ganhou fomos nós.

E um site com melhor informação sobre a cidade é necessário. O da CMC não tem muita coisa e depois há alguns sites aleatórios... mas não um verdadeiro portal de Coimbra e sua região, excepto o www.regiaocentro.net que já faz bastante, mas é um privado. Esperemos que o património da UNESCO seja um bom incentivo.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

pedrotuga Escreveu:eu cá gosto da foto k vem na noticia :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
Realmente a foto está muito fixe. É raro aparecerem fotos da cidade nesta prespectiva. Por cima do parque dr. manuel de braga com um sol magnifico.
Desculpem o off-topic

Coimbra precisa de uma reorganizaçao muito grande em termos de turismo.
Ainda á muita coisa para fazer. Sao precisos meios para manter os turistas mais de 2 dias na cidade.

:wink:

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

É assim mesmo!!
Sendo eu estudante de Turismo na Faculdade de Letras, apoio a iniciativa:) Queremos é emprego quando sairmos... pelo menos a minha " colheita" sai já para o ano.
E sim, Coimbra, estava a precisar disto, porque não é somente da Universidade que a cidade vive. Coimbra tem muitos outros aspectos que deviam ser mais aproveitados do que são, serem divulgados e fazer com que mais turistas venham à nossa cidade :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O problema em manter os turistas cá mais de 2 dias vem do próprio poder... uma vez vi no jornal um tipo do Turismo a dizer que Coimbra se vê em 2 dias... ora é com atitudes destas que Coimbra não sai da cepa torta... além disso há que dinamizar o comércio, o que é difícil com os velhos do Restelo do comércio tradicional, e dinamizar a baixa, com mais feiras, mais animação e artes de rua, mais atractivos para aquela zona!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

mas é verdade... Coimbra vê-se em 2 dias..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não... Coimbra não se considera só a cidade... se for bem aproveitado dá para mais que isso... há Coimbra e a região que é desconhecida de muitos: Montemor, Penela, Lousã, Figueira, Conímbriga, a zona vitivinícola da Bairrada, Piódão...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

ah.. mas isso é distrito.. tb concordo que o turismo de Coimbra, Figueira, Estrela, etc deva estar todo unido para uma maior oferta

Mas falando realisticamente, conheces turistas que numa região estejam dispostos a ver todos os monumentos, zonas históricas, cultura, diversão, praia, serra, gastronomia, vitivinicultura, etc?.. olha eu não.. :p normalmente as pessoas têm um objectivo numa viagem..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Mas havendo diversos destinos na região, criam-se roteiros temáticos que podem ser bem explorados. Se um turista quiser ir à Serra tem a Estrela e Lousã à escola, com as ofertas ali existentes. Se quiser religioso tem bastante. Se vier para ver ruínas vai pela rota das ruínas, e o mesmo para o castelo, as praias, o mel, o vinho, etc. Isso também se faria na cidade: enquanto uns querem o roteiro habitual, outros que queiram ver igrejas vão lá, outros vão aos jardins, outros passeiam nas ruas estreitas, etc. :)