..d*ss.. tb há esquimós que não fazem um chavelho.. e?.........
(ps: os ucranianos não são brancos?)
Ciganos em Coimbra
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Eu digo... os Portugueses.daniel322 Escreveu:..d*ss.. tb há esquimós que não fazem um chavelho.. e?.........
(ps: os ucranianos não são brancos?)
Só falo assim porque há bons e maus em todo o lado. Há ciganos maus, sim, mas muitos também lutam por uma vida melhor de forma justa.
O problema é quando os outros estragam o ambiente.
-
Fiona
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 05 dezembro 2007 21:51
olá a todos, registei-me hoje como membro desta comunidade e, tendo sido aceite o meu registo, julgo-me no direito de opinar sobre os tópicos lançados..e logo para começar vi que aqui se fala de ciganos. E também vi, como é lógico, uma grande disparidade de opiniões. Todos somos diferentes, logo todos temos direito às nossas opiniões e ideias, sendo todas válidas.
O meu interesse neste tópico prende-se com a minha área de formação e também com a realidade com que vivo todos os dias através do trabalho que faço. Sou socióloga de formação e trabalho diariamente com minorias étnicas.
Devo dizer, por experiência própria, que são pessoas normais como qualquer um de nós, têm os seus hábitos, a sua cultura, o seu modo de vida, os seus principios, os seus valores, os seus defeitos, as suas qualidades....mas não é isso que todos nós temos? A grande questão aqui chama-se minoria, torna as acções mais "visíveis" e mais facilmente alvo de julgamento.
Quantas pessoas pertencentes à "maioria" também não precisam de ser integradas? Quantas não cometem erros? Quantas não assaltam? Quantas não mendigam pelas ruas? Quantas não se apropriam de terrenos alheios? Quantas não "incomodam" a sociedade? Mas dessas não falamos nós.
Gostei de deixar a minha opinião, teria muito a dizer...mas opto por ir dizendo
A diferença é sempre valiosa...
O meu interesse neste tópico prende-se com a minha área de formação e também com a realidade com que vivo todos os dias através do trabalho que faço. Sou socióloga de formação e trabalho diariamente com minorias étnicas.
Devo dizer, por experiência própria, que são pessoas normais como qualquer um de nós, têm os seus hábitos, a sua cultura, o seu modo de vida, os seus principios, os seus valores, os seus defeitos, as suas qualidades....mas não é isso que todos nós temos? A grande questão aqui chama-se minoria, torna as acções mais "visíveis" e mais facilmente alvo de julgamento.
Quantas pessoas pertencentes à "maioria" também não precisam de ser integradas? Quantas não cometem erros? Quantas não assaltam? Quantas não mendigam pelas ruas? Quantas não se apropriam de terrenos alheios? Quantas não "incomodam" a sociedade? Mas dessas não falamos nós.
Gostei de deixar a minha opinião, teria muito a dizer...mas opto por ir dizendo
A diferença é sempre valiosa...
-
Fiona
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 05 dezembro 2007 21:51
-
Atheist
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40
SEGURANÇA
Afinal, não é só no Porto e Lisboa que há falta de segurança.
Hoje, fui com a minha mulher ao Continente, á saída, quando ela colocava o carrinho das compras. no sítio, foi assaltada por duas cidadãs de leste (romenas) que lhe roubaram a carteira. Uma deu cobertura à outra para ela desaparecer.
Depois desta história e duma camada de nervos enorme, houve que anular cartões, apresentar queixa na polícia onde outros cidadãos faziam a mesma coisa. Roubos e mais roubos, na minha cidade, fruto da invasão do esterco da Europa, muito mal vai o meu país.
Razão tem Carlos Encarnação para montar câmaras na baixa da cidade, a insegurança alastra e o governo assobia para o lado, dizendo que o país é seguro...
A nódoa é grande,façamos votos para que não alastre... infelizmente, temos de acrescentar mais uma desgraça ao meu país, falta de segurança. O desemprego, a falta de segurança no emprego, a saúde, a educação e os impostos, tanta desgraça a invadir Portugal.
Além de € 220,00 em notas e mais umas moedas, a minha mulher ficou sem os cartões de crédito e débito e vários documentos.
Cuidado, eles andam aí (os ciganos romenos) e os turcos ainda não chegaram...
Estamos tramados.
Afinal, não é só no Porto e Lisboa que há falta de segurança.
Hoje, fui com a minha mulher ao Continente, á saída, quando ela colocava o carrinho das compras. no sítio, foi assaltada por duas cidadãs de leste (romenas) que lhe roubaram a carteira. Uma deu cobertura à outra para ela desaparecer.
Depois desta história e duma camada de nervos enorme, houve que anular cartões, apresentar queixa na polícia onde outros cidadãos faziam a mesma coisa. Roubos e mais roubos, na minha cidade, fruto da invasão do esterco da Europa, muito mal vai o meu país.
Razão tem Carlos Encarnação para montar câmaras na baixa da cidade, a insegurança alastra e o governo assobia para o lado, dizendo que o país é seguro...
A nódoa é grande,façamos votos para que não alastre... infelizmente, temos de acrescentar mais uma desgraça ao meu país, falta de segurança. O desemprego, a falta de segurança no emprego, a saúde, a educação e os impostos, tanta desgraça a invadir Portugal.
Além de € 220,00 em notas e mais umas moedas, a minha mulher ficou sem os cartões de crédito e débito e vários documentos.
Cuidado, eles andam aí (os ciganos romenos) e os turcos ainda não chegaram...
Estamos tramados.
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
-
Fuzzy
- Experiente

- Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
O que mais me envergonha é dizerem que não há policia para por nas ruas e depois numa porcaria de uma cimeira estarem para lá ao milhares para protegerem uma cambada de palhaços e alguns ditadores. Será que ninguém controla esse lixo. Qualquer dia alguns portugueses juntam-se, fazem justiça popular e depois veem dizer que é racismo. Não há policias suficientes!!! Metam militares nas ruas em vez de estarem nos quarteis a fazer nada.
-
Lino
- Mítico

Ser Romeno não é ser cigano. Olhem o Quaresma é cigano, tal como aquela fadista algarvia que vai à tv.
Meus caros, os erros de uns não fazem o todo. Aconselho estudarem mais sobre os Ciganos e conhecerem a Associação Cigana no Bairro da Rosa ou entrarem em contacto com a Associação de Moradores local, ou a Caritas.
Meus caros, os erros de uns não fazem o todo. Aconselho estudarem mais sobre os Ciganos e conhecerem a Associação Cigana no Bairro da Rosa ou entrarem em contacto com a Associação de Moradores local, ou a Caritas.
-
Viva_a_Historia
- Regular

- Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04
Trabalhava eu há uns meses atrás no Pasta-Caffé no Dolce Vita e quando fazia turnos ao almoço era ver estes ciganos da Roménia (não os confundir com os romenos étnicos) quase todos os dias a andarem pela esplanada da restauração a tentarem vender a Borda D'Água (almanaque agrícola completamente inútil para quem é citadino) e pensos. Os seguranças não faziam nada e volta e meia acabavam por entrar dentro da sala do restaurante para venderem essas mesmas coisas e eu a ter de os ir mandar embora.
Já não bastava os ciganos que temos cá!
Já não bastava os ciganos que temos cá!
-
toze
- Experiente

- Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
-
Atheist
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40
meus caros,
é a apatia a estas situaçoes que vai levar a mau resultado... o que é facto é que por muito bonitos que sejam os projectos de integração, isso nao resulta com esta gente, que pede uma acção mais premente.
alguem que culturalmente é nomada está habituado, a nao ser responsabilizado localmente pelas suas acçoes e, logo, a actuar fora dos parametros societarios.
E, claro, que nao podemos levar a parte pelo todo, mas o mau nome dos ciganos foram os proprios que o cultivaram...
é a apatia a estas situaçoes que vai levar a mau resultado... o que é facto é que por muito bonitos que sejam os projectos de integração, isso nao resulta com esta gente, que pede uma acção mais premente.
alguem que culturalmente é nomada está habituado, a nao ser responsabilizado localmente pelas suas acçoes e, logo, a actuar fora dos parametros societarios.
E, claro, que nao podemos levar a parte pelo todo, mas o mau nome dos ciganos foram os proprios que o cultivaram...
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
Fuzzy
- Experiente

- Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
-
Lino
- Mítico

É o discurso de quem não conhece essa realidade. Se fores ao Bairro da Rosa há uma grande diferença desde há uns anos. Há problemas, mas já esteve muito pior e, de acordo com uma pessoa com que falei para um trabalho, o bairro já é mais unido. Há problemas, mas olhem o que se passa no Porto ou com os gangs do multibanco e assim. Ser cigano não é ser criminoso, porque há muito má gente dos "brancos".Atheist Escreveu:meus caros,