Duvida...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Nolasko
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 07 abril 2005 10:16

Duvida...

Mensagem por Nolasko »

Sou de aveiro mais precisamente fermentelos... tenho 21 anos e em setembro vou pra coimbra (kase de certeza a nao ser k haja uma catastrofe) para direito ou pra geografia... eu ja tenho 3 matriculas de outro curso ou seja kando for pra coimbra ja vai ser a 4...

eu kero ser praxado pois vai ser o meu primeiro ano ai... apesar de eu ter os meus grandes amigos k estudei toda a minha vida em coimbra axo k a praxe é um meio de integraçao .. pois eu propio ja praxei e ja tenho experencia disso..

a minha duvida e se depois da praxe como sao contabilizadas as minhas matriculas ... se posso utlizar traje essas ... essas coisas.. como é lidada uma sitaçao como a minha ?

Abraços.

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Depende se vens por transferência ou por entrares num novo curso. Se viieres por transferência és praxado até à Serenata da Latada e depois deixam-te em paz. Se vieres por entrada num novo curso és praxado o ano inteiro.

I guess... :roll:

Nolasko
Estreante
Estreante

Mensagem por Nolasko »

disseram me k era praxado na mm e nem me importo sou a favor da praxe... agora k a unica diferença era k a noite safava me das trupes pk sou quartanista... foi o k me disseram..

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Enquanto fores caloiro corres sempre o risco :D Mas deixa estar que só se fores rapado é que podes chegar a Chefe de Trupe. Eu não fui rapado e tenho pena :wink:

Nolasko
Estreante
Estreante

Mensagem por Nolasko »

isso nao me interresa de ser chefe de trupe ... claro k vou kerer andar em trupes mas ja k nao me podem rapar assim seja nao me importo nada ate agradeço a deus o numero de matriculas k tenho !! lOLolOLO

mas se fosse mm caloiro nao me importava nada de ser rapado fas parte da praxe e do ritual academico...

se calhar nao me safo pois o melhor amigo ta em geografia e se nao me engano ja e quartanista ou quintanista mas ta acabar o curso ..

:roll: :roll:

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

peace^^ Escreveu:Mas deixa estar que só se fores rapado é que podes chegar a Chefe de Trupe.
Isso não vem no Código da Praxe, pá... Bem como muitas supostas regras que todos os estudantes de cá cumprem pensando que fazem parte da tradição académica... Mas isso é outro assunto.

Muito bem-vindo, Nolasko. :P

Lion
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Se todos os caloiros q entram em Coimbra tivessem a tua vontade de ser praxado isto era uma festa :lol: :lol: cá estaremos á tu espera! Boa sorte espero então q consigas mesmo entrar cá. :lol:

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

és caloiro estrangeiro na mesma quer entres por transferencia ou nao. é o que vem no codigo da praxe!
Artigo 21º
Aos caloiros é vedado o uso da pasta da PRAXE ou de qualquer outro modelo que se confunda com esta.
A infracção será punida com a captura da pasta e sanção de unhas a aplicar por trupe, ordinária ou extraordinária, por qualquer doutor na PRAXE ou por veterano mesmo à futrica.
§ único - A pasta apreendida será entregue ao Conselho de Veteranos que decidirá do destino a dar-lhe.
Artigo 22º
Os caloiros não podem assistir à aplicação de sanções a outrém.
A infracção será punida com sanção de unhas que poderá ser aplicada por trupe ou por qualquer doutor de hierarquia igual ou superior a puto, salvo se este tiver sido caloiro no mesmo ano.
§ único - Estando presentes vários doutores de hierarquias diferentes, apenas poderão aplicar a sanção aquele ou aqueles que tiverem a hierarquia superior.
Artigo 23º
É vedado aos caloiros pegarem na pasta da PRAXE, com ou sem insígnias.
À infracção corresponde sanção de unhas a aplicar pelo proprietário da pasta ou por qualquer doutor na PRAXE ou veterano mesmo à futrica, que esteja presente.
§ único - Podem todavia nela pegar, livres de sanção, se entre esta e as mãos interpuserem qualquer peça do seu vestuário ou lenço.

DA CONDIÇÃO DE CALOIRO ESTRANGEIRO

Artigo 24º
São aplicáveis aos caloiros estrangeiros os artigos 21º 22º, 23º .
Artigo 25º
Aos caloiros estrangeiros é vedada a permanência na via pública após a meia-noite (ou zero horas) e até à hora do primeiro toque matutino.
À infracção corresponde sanção de unhas a aplicar por trupe.
Artigo 26º
Quando se verifiquem todas as condições necessárias ao uso de grelo, os que durante o ano lectivo tiverem sido caloiros estrangeiros, poderão usá-lo desde o início da Queima das Fitas até ao dia do Cortejo e nesse dia e dia seguinte, pôr fitas.
Cabendo-lhe o uso de fitas apenas as poderão usar desde o início da Queima das Fitas até ao dia do Cortejo e, nesse dia e dia seguinte, usar cartola e laço da PRAXE.
Código da PRAXE 8
Artigo 27º
Os caloiros estrangeiros a quem convenha usufruir nos anos seguintes das regalias dos que foram caloiros nacionais poderão optar por esta categoria, enquanto caloiros estrangeiros, mediante pedido dirigido ao Conselho de Veteranos, que a concederá por Decreto (cf art. 192º)

Nolasko
Estreante
Estreante

Mensagem por Nolasko »

entao ker disser k so podem me dar nas unhas .... tou fudido gosto pouco da noite eu... ehehehhee eu devo entrar em direito ou geografia.. geografia vai ser a minha 1 opçao e devo entrar na boa se nao entro em direito de certeza absoluta ou historia =)))

mas de certeza k nao vai ser por causa disso k vou deixar de sair ! LOloLO

=PP

obrigado pessoal

Nolasko
Estreante
Estreante

Mensagem por Nolasko »

entao ker disser kando for pra ai tenho 4 matriculas e so vou poder praxar na minha 5 matricula ne???

e kando posso utlizar o traje?

:roll: :roll:

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

pelo que ouço dizer a partir da serenata da latada, se bem que nunca li nada no codigo em relaçao a isso! :s

Nolasko
Estreante
Estreante

Mensagem por Nolasko »

podem parecer estupidas estas minhas duvidas mas de certeza k muita gente nao sabe o seu codigo de praxe... eu tava em bragança mais precisamente mirandela e o codigo de praxe e totalmente diferente ao nivel da praxe =))

é sempre bom tirar mos as duvidas e trocar mos ideias de outras experiencias como eu tive e na qual posso ajudar a desenvolver a instuitiçao na qual vou representar ou seja (acredito k sim) a U.C

8) 8)

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

O q interessa são as matriculas na UC, se vens pa primeira matricula es caloiro cm os outros!Se ja tens outras matriculas em outras instituicoes de ensino superior es caloiro estrangeiro q no fundo vai dar ao mm, so ha a diferenca d q em trupe so levas nas unhas, n es rapado!
Se n kiseres ser praxado fazes 1 requerimento ao conselho de veteranos pa nacionalizar as tuas matriculas anteriores.Se for aceite ja n es caloiro e pods usar pasta da praxe e Capa e Batina!os caloiros, nacionais ou estrangeiros sao praxados ate a serenata da queima das fitas!
mas nd melhor pa t informares do que comprar o Codigo da Praxe!sao so 10€.

Fiquem Bem!

jane_marple
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49

Mensagem por jane_marple »

Al Capone Escreveu:Capa e Batina
Capa e batina pode usar sempre.

Nolasko
Estreante
Estreante

Mensagem por Nolasko »

parecia k tavas a fazer um anuncio do feira nova ! ehehhehe

ja tou esclarecido entao keru ser praxado mas depois keria k as minhas matriculas contan.sem mas depois vesse..

=)