Pinto da Costa processa Estado

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Pinto da Costa processa Estado

Mensagem por carlacs »

Pinto da Costa vai estar hoje no Tribunal de Gondomar. Desta vez, no papel de queixoso, devido a uma acção contra o Estado, por alegada prisão ilegal.



Pinto da Costa reclama uma indemnização de 50 mil euros e o julgamento cível começa pelas 9h30 de hoje. No banco das testemunhas estará Ramalho Eanes, ex-Presidente República e amigo pessoal do presidente da SAD portista – ainda recentemente foi o seu padrinho de casamento – que deverá depor sobre os danos morais infligidos ao arguido aquando da sua detenção. Ao que tudo indica, aquele será inquirido por videoconferência, a partir de um tribunal de Lisboa.

A argumentação de Pinto da Costa – para alegar que a sua prisão foi ilegal – é que se apresentou voluntariamente à justiça. Diz o presidente da SAD portista que a sua detenção, ainda que por apenas duas horas e já no interior do tribunal, foi vexatória e desnecessária. Pinto da Costa argumenta ainda que o Ministério Público não podia ter cumprido o mandado de detenção, porque não havia qualquer risco de fugir.

A acção movida por Pinto da Costa baseia-se num princípio já consagrado pelo actual Código de Processo Penal (CPP). Entrou em vigor no passado dia 15 de Setembro e determinou que as autoridades só poderiam apresentar ao juiz, sob detenção, os suspeitos sobre os quais recaísse o perigo de fuga.

O facto de tal não estar consagrado no anterior CPP deverá ser a argumentação do Ministério Público para tentar que a acção seja rejeitada. Além disso, Pinto da Costa não estava em casa no dia da detenção e só se apresentou após a inquirição dos restantes arguidos que tinham sido detidos pelos mesmos motivos. Essa situação será usada pelo procurador para legitimar a acção do Ministério Público e da Polícia Judiciária.

Ainda segundo o CM apurou, o julgamento será presidido por António Carneiro da Silva, vogal de um órgão da Liga de Clubes e o mesmo juiz que também presidirá o julgamento do ‘Apito Dourado’ que em Fevereiro começa no mesmo tribunal.

Refira-se, ainda, que Pinto da Costa também arrolou como testemunha o procurador Carlos Teixeira e a juíza Ana Cláudia Nogueira – o primeiro legitimou a sua detenção e a segunda libertou-o, por não poder interrogá-lo naquela tarde.

Recorde-se, também, que a detenção de Pinto da Costa para primeiro interrogatório foi idêntica a todas as outras detenções no âmbito do mesmo processo. No caso de Valentim Loureiro a situação até foi mais grave, já que ficou dois dias detido até ser interrogado.

MORGADO INVESTIGOU AVISO PRÉVIO

Maria José Morgado investigou a possibilidade de Pinto da Costa ter sido previamente informado da operação policial, ausentando-se estrategicamente de casa no dia 3 de Dezembro de 2004 em que ia ser detido. A denúncia foi feita por Carolina Salgado no livro ‘Eu, Carolina’, que relata os anos passados ao lado do presidente azul-e-branco. O processo acabou por ser arquivado por falta de provas. No despacho, que o CM consultou, são muitos os reparos feitos à forma como a notícia da detenção foi gerida, não deixando dúvidas de que Pinto da Costa havia sido efectivamente avisado. No entanto, os investigadores não conseguiram apurar quem informou o líder dos azuis-e-brancos, o que acabou por inviabilizar a acção judicial.

Ainda segundo o CM apurou, o facto de não ser detido aquando dos outros arguidos permitiu antecipadamente a Pinto da Costa saber quais as acusações que sobre ele recaiam. Quando se apresentou à justiça, já conhecia muitas das provas recolhidas pelos investigadores, depois dos co-arguidos, como o empresário António Araújo, já terem sido interrogados. Na altura, Pinto da Costa foi indiciado por corrupção e falsificação de documentos.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... &id=268376

Cada dia que passa fico surpresa de este senhor ainda não estar a ver o sol aos quadradinhos, e, cumulo dos cumulos, ainda processa o Estado porque considera que a detenção dele em 2004 foi humilhante? lol

(é certo que o país andou em festa durante algumas horas, mas foi sol de pouca dura, não conseguem mesmo "apanhar" o senhor..)

Mas e a máfia que ele dirige no mundo do futebol?? disso não sente ele vergonha..será que não é uma humilhação para o país ele continuar impune? Enfim mais dinheirinho dos contribuintes empregue nas causas nobres...bem 50 mil €, até é de espantar não pedir mais...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Ver o sol aos quadradinhos, porquê? Porque tu queres? Ou porque a imprensa quer? Ou porque os invejosos querem?

Isto, embora parecendo, ainda não é a república das bananas.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Inveja? não percebi.. (se estás a falar a nivel de futebol, no meu caso nem tenho clube..)

Quanto ao senhor, acho que só não vê quem não quer ver.. vamos la ver se ele leva o dinheiro.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

andamos nós a pagar impostos para pagar indeminizações a um corrupto que pensa que é mais que os outros e que não pode ser preso :!:

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

carlacs Escreveu:Inveja? não percebi.. (se estás a falar a nivel de futebol, no meu caso nem tenho clube..)
Claro que estou a falar a nível e futebol. E a carapuça não se destinava a ti.
carlacs Escreveu: Quanto ao senhor, acho que só não vê quem não quer ver.. vamos la ver se ele leva o dinheiro.
A propaganda da imprensa anti-Porto, tenta atingir os seus objectivos nos mais incautos.
E agora deixo-te um texto, que não teve muito eco na imprensa. É daquelas que não interessa aos tais invejosos e cabeçudos.
Um inspector da Polícia Judiciária reconheceu hoje em tribunal, no julgamento cível que opõe Pinto da Costa ao Estado, que "não é comum" a detenção de um cidadão que se apresenta em tribunal para depor, mesmo na condição de arguido. "Não é comum. Na minha vida profissional não conheço outro caso", disse no Tribunal de Gondomar o inspector Casimiro Simões, que esteve envolvido nas investigações que deram origem à detenção do presidente do FC Porto, em 3 de Dezembro de 2004. O inspector respondia a uma pergunta do juiz Carneiro da Silva que, também ele, deixou escapar "que nunca vira"
um cidadão ser detido em pleno tribunal, ainda que na condição de arguido.

Na sessão da tarde do julgamento do processo cível, em que Pinto da Costa pede ao Estado 50 mil euros de indemnização por alegada detenção ilegal em Dezembro de 2004, foi também ouvido o procurador Carlos Teixeira, que assinou a ordem de detenção. Carlos Teixeira disse que se Pinto da Costa tivesse comparecido em tribunal às 11h30, e não cinco horas depois como aconteceu, tê-lo-ia detido igualmente. "Ouvia-o primeiro, depois procedia à sua detenção para primeiro interrogatório judicial [pela juíza de instrução Ana Cláudia Nogueira]", disse. Carlos Teixeira invocou o perigo de continuidade da actividade criminosa, de que Pinto da Costa estava indiciado, e garantiu que o tratamento foi similar ao de outros arguidos em circunstâncias similares. As testemunhas arroladas pela defesa, que foram ouvidas à tarde, convergiram na tese de que o que passou para a opinião pública foi a detenção de Pinto da Costa e não o facto de ter sido constituído arguido. O director comercial Alípio Fernandes disse mesmo que, ao ser constituído arguido, Pinto da Costa até obtinha garantias de defesa
que de outro modo não conseguiria. Já a detenção, disse o director-geral do FC Porto, Antero Monteiro, "achincalhou" a imagem de Pinto da Costa e do clube, sobretudo entre figuras ligadas ao benfica. Entre outras figuras que passaram, na tarde de hoje, pelo tribunal de Gondomar para depor a favor de Pinto da Costa contaram-se o médico Fernando Póvoas e o antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso. O ex-autarca socialista, que evocou o facto de também já ter sido arguido por acusação similar - sem ter sido detido - considerou que Pinto da Costa foi "vítima de uma violência". O antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, que prestara depoimento por escrito, considerou ser "pouco razoável" a detenção de Pinto da Costa, no momento em que se apresentou voluntariamente em tribunal. Pinto da Costa pede uma
indemnização de 50 mil euros, por alegada detenção ilegal, para
interrogatório, ocorrida no âmbito do processo Apito Dourado, em 3 de
Dezembro de 2004.

O Jogo (04-12-2007)

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Miguel_Silva Escreveu:andamos nós a pagar impostos para pagar indeminizações a um corrupto que pensa que é mais que os outros e que não pode ser preso :!:
Dava-te um jeitão, não dava??
Então nesta época caía mesmo bem! Assim não se falava noutra coisa e a desgraçada época que o teu clube está a fazer, passava de mansinho! Ui que jeitão que dava!
Mas os factos são que, em plena época de apitos douradinhos, o F.C.P. é bi-campeão, a caminho do tri. E na Europa é o que se vê.
Graças aos rais parta do corrupto. É melhor acreditar nisto, não é? LOL

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

O mal é mesmo este, as pessoas só olham para o futebol como se de grande interesse e importância vital se tratasse.
Penso que é mais grave para os portistas (ou pelo menos deveria ser) o facto deste sr ser avisado antes meia horinha que o iam deter (o que exemplifica até onde vão os braços deste sr) do que perderem um jogo, o campeanato ou lá o que seja.
Tudo bem pagar uma indeminização a este sr que acaba por sair do bolso de cada um, o que interessa é que ele esteja cá fora para o FCP ganhar! Isto é o pais que temos!
De certeza que não é uma republica das bananas?

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Essa da meia horinha, são fontes fidedignas ou é o diz que disse?

O PdC é tramado. Tem cá um poder que Deus me livre.
Ah e tal... é culpa do Pdc.
Ah e o outro e tal... a culpa é do Pdc.
Ah isto aquilo e aqueloutro.... ui foi o Pdc.

E já agora.... foi avisado antes e mesmo assim não fugiu para bem longe??? Com taaaaanta acusação?? É mesmo tótó.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Chong Li Escreveu:E já agora.... foi avisado antes e mesmo assim não fugiu para bem longe??? Com taaaaanta acusação?? É mesmo tótó.
o inspector da PJ Nuno Pinto, que participou na busca à casa de Pinto da Costa, a 2 de Dezembro de 2004, referiu ter ficado convencido que o líder do FCP tinha sido avisado do mandado de busca, pelo que não o encontrou em casa. Aliás, o motorista do presidente portista, que lhe abriu a porta às sete da manhã, teve «a reacção de quem já estaria à espera»
fonte: portugaldiario

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Ficou convencido e..... ?
O Sr. inspector ficou convencido, logo passa a ser verdade?!

Mas, então reafirmo: foi avisado e não fugiu? Ainda por cima se foi lá apresentar?! Olha a outra pisgou-se logo para o Brasil.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Tanto quanto o CM apurou junto de fonte conhecedora do processo, a juíza tem centenas de folhas de transcrição de escutas, em muitas das quais aparece o nome do presidente do FC Porto, e daí é que aparece o processo.

Sabe-se também que o presidente do FC Porto aparece, nessas transcrições, como alguém capaz de influenciar as classificações dos árbitros. Uma das partes interessantes é também que, em nome de Pinto da Costa, há alusões a que os jogos do Benfica e do Sporting pudessem ser influenciados no sentido de estes clubes poderem ser prejudicados. Em causa estão, se se tomar em conta o conjunto dos arguidos, mais do que um jogo e outras situações comprometedoras. Um deles seria o Nacional-Benfica da época passada, por exemplo.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... &id=142088 (noticia de 2004, quando começou o processo)

Chong Li, se o Pinto da Costa é assim tão inocente porque é que o nome dele aparece tantas vezes nas escutas? (e isto é o que veio a público.., deve haver muita coisa sobre o processo que o público não sabe)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Chong Li Escreveu:O Sr. inspector ficou convencido, logo passa a ser verdade?!
não passa a ser verdade mas tb não é necessariamente mentira.. aliás, quantas mais vezes ele fugisse, mais suspeito iria parecer..

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

carlacs Escreveu: Chong Li, se o Pinto da Costa é assim tão inocente porque é que o nome dele aparece tantas vezes nas escutas? (e isto é o que veio a público.., deve haver muita coisa sobre o processo que o público não sabe)
Bom, o CM dizer que aparece muitas vezes o nome do PdC não me diz nada nem deverá dizer nada a um juiz. Isso não faz dele um corrupto. O CM não é propriamente um daqueles pasquins que se possa considerar credível. Foram feitas milhares de escutas que foram simplesmente um abuso da privacidade. Não foi só ao PdC, ao Valentim também.
Já que falas em escutas, também o Filipe Vieira e o Veiga foram apanhados em escutas e muito mais indiciadoras e ninguém lhes levantou um processo ou sequer fazem manchetes com isso. Porque será? Só falam no PdC, porquê?

Relativamente ao Apito Dourado, o PdC está acusado de 2 crimes dos muitos que lá aparecem. Um por suposto aliciamento a um árbitro do Porto-Estrela da Amadora do ano de 2004, em que o FCP foi Campeão Europeu (ahahah até dá vontade de rir) e outro do Nacional-benfica, em que é um empresário que fala ao Rui Alves (presidente do Nacional) sobre o PdC.

Tudo o resto é folclore para enganar o povão.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

daniel322 Escreveu: não passa a ser verdade mas tb não é necessariamente mentira..
Logo é inocente até provarem o contrário. E não é com manchetes em jornais e sucessivas intoxicações do povão que conseguem que ele vá preso.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Chong Li Escreveu:Logo é inocente até provarem o contrário.
ninguém disse o contrário.. e para ser sincero, acho que isto nem nunca vai dar em nada..