Renovação do campo de Santa Cruz

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Renovação do campo de Santa Cruz

Mensagem por Pedro »

Uma cruz que se arrasta

O Campo de Santa Cruz continua a aguardar "luz verde" do Governo para ver concluída a 2.ª fase das obras de remodelação. Enquanto o processo não avança, o espaço enche-se de ervas e lixo.
Um dos recintos desportivos mais emblemáticos da cidade de Coimbra continua a aguardar o relvado sintético e outros equipamentos que permitam a realização da prática desportiva. O Campo de Santa Cruz, instalado junto ao Jardim da Sereia, conta já com a 1.ª parte do projecto de requalificação terminada. No terreno, foram já concluídas, numa fase inicial, as obras mais "pesadas", constituídas por balneários, acessos e outras infra-estruturas complementares em betão que irão servir os utilizadores. Enquanto aguarda pela 2.ª fase da intervenção, que irá permitir a conclusão e operacionalidade do espaço desportivo, o recinto apresenta um aspecto "de abandono", que se vem arrastando com o tempo. As ervas que ocupam o antigo campo, somam já um tamanho considerável, para além da ferrugem nos equipamentos e da acumulação de terra e de cimento. Uma imagem nada abonatória para o espaço e para aquela zona da cidade. Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, Paulo Fernandes, presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, entidade responsável pelo recinto e pelas obras em curso, explicou que foi pedido um financiamento ao governo, pelo que, "a bola está do lado do Estado". Adiantando que "o pedido final foi enviado e está em fase de estudo pelo Estado. Agora, estamos a aguardar resposta. No dia seguinte, a termos uma resposta positiva, será lançado o concurso e posteriormente as obras serão concluídas", referiu Paulo Fernandes.
A face mais visível da 2.ª etapa das obras, será a construção de um campo com piso sintético para a prática de diversas modalidades, bem como a aquisição de outros equipamentos desportivos.

Fonte: As Beiras
Gastaram dinheiro a renová-lo durante a primeira etapa das obras... mas, a este ritmo, quando chegar o dinheiro da segunda etapa, já uma boa parte do trabalho efectuado até agora terá de ir para o lixo devido ao abandono do campo. :? Não deviam ponderar estes aspectos desde o início das obras?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Realmente, tem bancadas e muros e para quando o campo?? As camadas jovens da Briosa precisam dele e outros desportos e eventos, como o Torneio Medieval que lá houve há uns anos...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Não tarda estão a construir lá uns prédios.... sempre dá mais dinheiro...

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Mas nem sempre é mais rapido.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Falta dinheiro para concluir obras do Campo de Santa Cruz

Os atrasos na conclusão definitiva das obras do Campo de Santa Cruz devem-se à falta de dinheiro. A Associação Académica de Coimbra apresentou uma candidatura a verbas estatais, mas, até agora, a resposta ainda não chegou

Quando, em 2001, fechou portas para sofrer obras profundas de remodelação, todos perspectivavam que, dentro de alguns meses, o Campo de Santa Cruz se apresentaria de “cara nova”, permitindo à cidade ter uma infra-estrutura desportiva, capaz de se tornar na solução para alguns dos problemas sentidos pelos atletas.

Após a conclusão da primeira parte dos trabalhos, que custou cerca de um milhão de euros, as obras praticamente pararam, razão pela qual, hoje em dia, quem se atreve a espreitar para o Campo de Santa Cruz tem motivos suficientes para se assustar. As ervas cresceram até a uma altura indisfarçável e os entulhos acumulam-se sem regras.

Por isso, todas as obras da primeira fase, que sofreram inúmeros atrasos, acabam por passar despercebidas. O recinto está irreconhecível, mas, para já, não pelos melhores motivos. Refira-se que a gestão do Campo de Santa Cruz, cedido pela Câmara de Coimbra, foi entregue pela Universidade à Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Contactado pelo Diário de Coimbra, Paulo Fernandes, presidente da Direcção-Geral da AAC, referiu que «já submetemos uma candidatura ao Estado para podermos financiar as obras da segunda fase». «Estamos a aguardar que seja aprovada e a verba canalizada para, finalmente, concluirmos a obra», acrescentou.

“Valor avultado”

Questionado sobre o valor exacto necessário para a conclusão da segunda fase, o presidente da Direcção-Geral da AAC optou por revelar tratar-se de «um valor avultado e uma verba substancial». A falta de financiamento justifica os atrasos, que, nos últimos anos, se têm sucedido, motivando dúvidas sobre a data de conclusão total da obra.

Apesar de Paulo Fernandes não ter divulgado o montante exacto para a conclusão da segunda fase, os arquivos permitiram saber que, tal como admitiu Miguel Duarte, quando ainda era presidente da AAC, «esta fase dos trabalhos está orçada em 400 mil euros». Uma verba necessária para «colocar os pisos sintéticos em falta e fazer alguns acabamentos».

O dirigente associativo manifestou que «por minha vontade e dos elementos da Direcção-Geral, esta obra já estava concluída». «Vamos aguardar, não depende só de nós e existem outros interesses», revelou Paulo Fernandes, que, relembre-se, assumiu a conclusão das obras do Campo de Santa Cruz como um dos objectivos do seu mandato.

«Sem dinheiro não é possível ter a obra pronta», sublinhou o dirigente associativo, revelando que pretende tornar o campo num «espaço desportivo e cultural, que também possa servir a população em geral». Por isso, disse sentir «muito desgosto» por a obra ainda não ter sido concluída, assumindo tudo ir fazer para que tal aconteça «o mais rápido possível».

Os primeiros anos de glória do emblema estudantil foram vividos no “velhinho” Campo de Santa Cruz. Um espaço desportivo onde (quase) todas as modalidades com tradição se exibiram - sempre com lotação esgotada - e onde deram os primeiros passos. Aliás, foram muitos os nomes grandes do desporto português que subiram ao mítico campo.
O espaço, garantiu Paulo Fernandes, «faz muita falta aos jovens e adultos como local de eleição para a prática desportiva». O campo terá outras valências para além da prática do futebol, com os dois ringues da zona superior a serem reactivados, agora com as condições essenciais para a prática de outras modalidades, contrariando o que sucedia ultimamente.

Fonte: Diário de Coimbra
E continua a espera... :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Como é que os ricaços da urbe não financiam estas obras como acontece noutros locais? :?

rodriguescoimbra
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 30 julho 2007 23:59

alguem ajude o campo de santa cruz!

Mensagem por rodriguescoimbra »

:(

Já fazia algum tempo que não passava ali a pé. Como era hábito meu, um dia desta semana passando lá ao lado, parei a espreitar do portão lá para dentro.
Foi aí que fiquei boquiaberto! Ao contrário do habitual, poucos anos atrás, nem vi futebol nem vi o campo. Vi apenas um monte de mato no centro da cidade!
Se o governo não dá os fundos necessários não existirão outras soluções?
Não poderá este espaço ser temporariamente alugado para outros fins até existir um montante suficiente para avançar com as obras?
Não poderá ser feito um empréstimo para concluir as obras?
Não existirá ninguem no mundo desportivo com dinheiro e vontade de ajudar a nossa cidade a ter este espaço devidamente ocupado?
Alguem ajude o campo de santa cruz!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Há uns tempos tirei fotos. Tem a bancada feita, mas a suposta casa de chá e o campo estão ao abandono...
http://i57.photobucket.com/albums/g221/ ... 010054.jpg

http://i57.photobucket.com/albums/g221/ ... 010056.jpg
:(

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Campo de Santa Cruz abre durante este mês

Relvado já está colocado e a data da inauguração está presa por pequenos detalhes

Sete anos e mais de um milhão e meio de euros depois, o velhinho Campo de Santa Cruz vai reabrir as portas durante este mês, completamente renovado e apto a receber a prática de várias modalidades.
André Oliveira, presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra confirmou ao Diário de Coimbra que a inauguração vai ocorrer em «meados de Outubro», faltando ainda acertar os pormenores da data com a Reitoria. Segundo nos explicou, o objectivo passa por organizar uma inauguração simbólica em que se identifique o ecletismo da AAC bem como do próprio campo, que será utilizado pelas diferentes secções desportivas da AAC, pelo Organismo Autónomo de Futebol e pelo Desporto Universitário. Será ainda possível alugar, à hora, o espaço.
Este histórico campo da cidade de Coimbra – foi ali que a Académica conquistou a Taça de Portugal, em 1938/39 – está fechado desde 2001, altura em que se pensou que as obras de remodelação seriam breves. Questões de financiamento e até ambientais (uma colónia única de sapos parteiros impediu o normal funcionamento das obras) foram atrasando sucessivamente a conclusão da remodelação.
A primeira fase das obras, orçada em perto de um milhão de euros, foi adjudicada em 2003 e concluída em 2005. Envolveu a recuperação dos antigos balneários (transformados em duas salas polivalentes) a construção das bancadas e de um novo edifício com balneários. Esta segunda fase, que agora termina, custou 420 mil euros e contemplou a instalação do relvado sintético no campo principal, da colocação do pavimento sintético no campo número dois e a aquisição do respectivo equipamento. Foi ainda necessário proceder à correcção de um desnível do campo principal.
A sua gestão continuará a ser da Associação Académica de Coimbra, mas agora será feita em parceria com a Reitoria e com os Serviços de Acção Social da UC.
Diario Coimbra
Finalmente!!

Ribeiro
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: segunda-feira, 29 setembro 2008 22:44

Mensagem por Ribeiro »

Alguém deve ter ficado com o dinheiro da 2ª fase!!!
Ah pois, o O.A.F., não vive do ar...
E pensei bem, acabaram-se os envelopes com dinheiro no carro do Presidente!!!
;)

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Por acaso alguém sabe quais as modalidade que voltam para o campo de Santa Cruz. Gostaria de saber se este campo novo também irá acolher o basebol (tenho certas dúvidas).
Obrigado

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

O União penso não ter baseball e a Académica joga no Universitário... pelo que duvido.

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Parece que o beisebol voltará para o campo de Santa Cruz mas só para treinos. Um conselho nao estacionem na zona a hora do treino. :)

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

A inauguração vai ser amanhã! :D
O campo de Santa Cruz vai ser inaugurado amanha, 18, às 15 horas. O campo fechou em 2001, estando sem funcionamento durante sete anos. A obra foi parada e retomada várias vezes


O “novo” Campo de Santa Cruz contou com a recuperação, remodelação de criação de balneários e a construção de bancadas, numa primeira fase das obras. A segunda fase envolveu a instalação de um relvado sintético no campo principal e um pavimento sintético no campo secundário, bem como a aquisição de novos equipamentos.

Na cerimónia de inauguração vai estar presente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias;o reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos; e o presidente da Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra, André Oliveira.

A inauguração vai contar com o lançamento do um livro comemorativo, de Carlos Andrade, “A História do Campo de Santa Cruz”. Para além disto, os presentes vão assistir à actuação de um grupo de fados, do Coro de Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Para além das actuações culturais, haverá também um torneio de futebol inter-núcleos e o jogo do Torneio de Abertura de rugby sub-18, Académica- Agronomia.

A Cabra

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Passei lá hoje e tinham o portão aberto. Espreitei e está com muito bom aspecto!