Em princípio, iremos fazer o upgrade do fórum para uma conta comercial (acaba-se o patrocínio e começamos a pagar). Só ainda não sei se iremos continuar neste host provider ou se iremos passar para outro que ofereça condições monetárias mais vantajosas.
Isto implica que a equipa de administração terá de passar a ter de pagar pelo espaço do fórum. Embora fosse possível efectuá-lo com google ads, acho que não são anúncios que sirvam ao espírito do fórum, que é sobre Coimbra. Logo, tenho andado a considerar outra hipótese: estabelecer um plano próprio de publicidade.
Este plano consiste em vender espaço no fórum para publicidade, que consiste num banner de 468x60 a ser colocado no canto superior direito, ao qual iremos atribuir um tamanho máximo algures entre 10 e 20 kb. Os anúncios que serão disponibilizados terão de ter a ver com Coimbra, sendo oferecidos preços simbólicos e dada prioridade a anúncios referentes a eventos ou associações culturais ou desportivas.
Seriam atribuídos quatro "slots" por semana. Cada vez que alguém viesse ao fórum, um dos anúncios seria aleatoriamente escolhido e carregado. Em termos de preços, para os anúncios "especiais" mencionados acima, estamos a considerar algo como 1 ou 2 euros por semana/slot (obviamente, podem comprar mais do que uma semana ou slot, se quiserem). Para anúncios comerciais, ainda estamos a considerar preços (ou mesmo se serão aceites). Em princípio, com isto já poderemos pagar o domínio e o alojamento, sem grandes problemas (se este plano falhar, tenho de passar eu a patrocinar o fórum
Que é que acham? Não temos grandes alternativas, mas esta parece-me a mais razoável.